A PARÓDIA: UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA CONHECIMENTOS RELACIONADOS À SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Edvaldo César da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Conceição Maria Pereira dos, Sousa, Francisco Nelivaldo de, Tomaz, Eveline Ximenes, Santos, Luiz Carlos Soares, Silva, Junior Vagner Pereira da, Sampaio, Tânia Mara Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2712
Resumo: Esse estudo qualitativo teve por objetivo, analisar como a música, em especial a paródia, pode contribuir como processo educativo para tratar os conteúdos conceituais de Educação Física e Saúde. Ao longo da história da Educação Física Escolar, os conteúdos ligados à prática e realização dos movimentos, ou seja, ao “saber fazer”, (procedimental) sempre tiveram prioridade. As dimensões conceituais “porque fazer” e como relacionar-se nesse “fazer” (atitudinal), foram muitas vezes relegados, reforçando o modelo tradicional de ensino, que ainda privilegia o esporte e a recreação como conteúdos principais das aulas, sem a devida contextualização. A pesquisa-ação foi realizada com estudantes do 1º ano do Ensino Médio, do curso de Mecânica, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Em dois encontros semanais, no período de março a junho de 2010, foram desenvolvidas atividades pedagógicas, através da utilização de paródias musicais, envolvendo os conteúdos conceituais como: benefícios da atividade física, doping no esporte, exercício e hipertensão, exercício e obesidade; exercício e osteoporose, doenças sexualmente transmissíveis, noções de primeiros socorros, tendo em vista o resgate de tais conteúdos. Considerando os depoimentos dos estudantes, concluiu-se que é relevante a utilização da música na aprendizagem, envolvendo o estudante na compreensão de saberes, tornando-o ativo e participativo.
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