FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaranta, André Marsiglia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pires, Giovani De Lorenzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3333
Resumo: A formação de professores vem atravessando grandes mudanças nos últimos anos. O advento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP 01-2002) e para os cursos de Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES 07-2004) provocou um amplo movimento de debate curricular na área. A expansão dos cursos de Formação de Professores a Distância, com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) traz novos elementos para o cenário acadêmico. O presente estudo teve como propósito a observação, através de pesquisa de múltiplos casos, das experiências docentes de quatro acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física na modalidade a distância. Entendendo que nestes casos a relação com o conhecimento ocorre, privilegiadamente, a partir da mediação com as tecnologias digitais, optamos por refletir como se dá a inserção destes acadêmicos nas culturas escolares. O critério de inclusão dos sujeitos foi a ausência de experiências docentes no âmbito da educação física. Levamos em consideração a observação dos subsídios teórico-metodológicos desenvolvidos no curso; a elaboração e avaliação dos planejamentos de ensino no estágio; e como se dá a imersão dos alunos na cultura escolar nesta fase da formação docente. Os instrumentos de coleta foram entrevistas do tipo semi-estruturada e os planos de aula do estágio, juntamente com seus relatos. A discussão dos dados foi organizada a partir de elementos teórico-metodológicos sugeridos pela técnica de análise de conteúdo, com variações a partir da análise temática. Destacamos o papel do estágio como experiência fundamental na formação inicial de professores, no ensino presencial e a distância.
id UCB-5_15575cbe2bd13c6b30fa4781ce3ff43f
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3333
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65Formação de Professores a Distância Formação de Professores de Educação Física Estágio Supervisionado Cultura Escolar.A formação de professores vem atravessando grandes mudanças nos últimos anos. O advento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP 01-2002) e para os cursos de Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES 07-2004) provocou um amplo movimento de debate curricular na área. A expansão dos cursos de Formação de Professores a Distância, com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) traz novos elementos para o cenário acadêmico. O presente estudo teve como propósito a observação, através de pesquisa de múltiplos casos, das experiências docentes de quatro acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física na modalidade a distância. Entendendo que nestes casos a relação com o conhecimento ocorre, privilegiadamente, a partir da mediação com as tecnologias digitais, optamos por refletir como se dá a inserção destes acadêmicos nas culturas escolares. O critério de inclusão dos sujeitos foi a ausência de experiências docentes no âmbito da educação física. Levamos em consideração a observação dos subsídios teórico-metodológicos desenvolvidos no curso; a elaboração e avaliação dos planejamentos de ensino no estágio; e como se dá a imersão dos alunos na cultura escolar nesta fase da formação docente. Os instrumentos de coleta foram entrevistas do tipo semi-estruturada e os planos de aula do estágio, juntamente com seus relatos. A discussão dos dados foi organizada a partir de elementos teórico-metodológicos sugeridos pela técnica de análise de conteúdo, com variações a partir da análise temática. Destacamos o papel do estágio como experiência fundamental na formação inicial de professores, no ensino presencial e a distância.Universidade Católica de Brasília2013-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/333310.18511/rbcm.v21i1.3333Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 21 n. 1 (2013); 51-650103-171610.31501/rbcm.v21i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3333/2485https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3333/8197Quaranta, André MarsigliaPires, Giovani De Lorenziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:40Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3333Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:40Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65
Quaranta, André Marsiglia
Formação de Professores a Distância
Formação de Professores de Educação Física
Estágio Supervisionado
Cultura Escolar.
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65
author Quaranta, André Marsiglia
author_facet Quaranta, André Marsiglia
Pires, Giovani De Lorenzi
author_role author
author2 Pires, Giovani De Lorenzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaranta, André Marsiglia
Pires, Giovani De Lorenzi
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores a Distância
Formação de Professores de Educação Física
Estágio Supervisionado
Cultura Escolar.
topic Formação de Professores a Distância
Formação de Professores de Educação Física
Estágio Supervisionado
Cultura Escolar.
description A formação de professores vem atravessando grandes mudanças nos últimos anos. O advento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP 01-2002) e para os cursos de Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES 07-2004) provocou um amplo movimento de debate curricular na área. A expansão dos cursos de Formação de Professores a Distância, com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) traz novos elementos para o cenário acadêmico. O presente estudo teve como propósito a observação, através de pesquisa de múltiplos casos, das experiências docentes de quatro acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física na modalidade a distância. Entendendo que nestes casos a relação com o conhecimento ocorre, privilegiadamente, a partir da mediação com as tecnologias digitais, optamos por refletir como se dá a inserção destes acadêmicos nas culturas escolares. O critério de inclusão dos sujeitos foi a ausência de experiências docentes no âmbito da educação física. Levamos em consideração a observação dos subsídios teórico-metodológicos desenvolvidos no curso; a elaboração e avaliação dos planejamentos de ensino no estágio; e como se dá a imersão dos alunos na cultura escolar nesta fase da formação docente. Os instrumentos de coleta foram entrevistas do tipo semi-estruturada e os planos de aula do estágio, juntamente com seus relatos. A discussão dos dados foi organizada a partir de elementos teórico-metodológicos sugeridos pela técnica de análise de conteúdo, com variações a partir da análise temática. Destacamos o papel do estágio como experiência fundamental na formação inicial de professores, no ensino presencial e a distância.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3333
10.18511/rbcm.v21i1.3333
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3333
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v21i1.3333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3333/2485
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3333/8197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 21 n. 1 (2013); 51-65
0103-1716
10.31501/rbcm.v21i1
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304118453403648