FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3333 |
Resumo: | A formação de professores vem atravessando grandes mudanças nos últimos anos. O advento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP 01-2002) e para os cursos de Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES 07-2004) provocou um amplo movimento de debate curricular na área. A expansão dos cursos de Formação de Professores a Distância, com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) traz novos elementos para o cenário acadêmico. O presente estudo teve como propósito a observação, através de pesquisa de múltiplos casos, das experiências docentes de quatro acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física na modalidade a distância. Entendendo que nestes casos a relação com o conhecimento ocorre, privilegiadamente, a partir da mediação com as tecnologias digitais, optamos por refletir como se dá a inserção destes acadêmicos nas culturas escolares. O critério de inclusão dos sujeitos foi a ausência de experiências docentes no âmbito da educação física. Levamos em consideração a observação dos subsídios teórico-metodológicos desenvolvidos no curso; a elaboração e avaliação dos planejamentos de ensino no estágio; e como se dá a imersão dos alunos na cultura escolar nesta fase da formação docente. Os instrumentos de coleta foram entrevistas do tipo semi-estruturada e os planos de aula do estágio, juntamente com seus relatos. A discussão dos dados foi organizada a partir de elementos teórico-metodológicos sugeridos pela técnica de análise de conteúdo, com variações a partir da análise temática. Destacamos o papel do estágio como experiência fundamental na formação inicial de professores, no ensino presencial e a distância. |
id |
UCB-5_15575cbe2bd13c6b30fa4781ce3ff43f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3333 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65Formação de Professores a Distância Formação de Professores de Educação Física Estágio Supervisionado Cultura Escolar.A formação de professores vem atravessando grandes mudanças nos últimos anos. O advento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP 01-2002) e para os cursos de Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES 07-2004) provocou um amplo movimento de debate curricular na área. A expansão dos cursos de Formação de Professores a Distância, com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) traz novos elementos para o cenário acadêmico. O presente estudo teve como propósito a observação, através de pesquisa de múltiplos casos, das experiências docentes de quatro acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física na modalidade a distância. Entendendo que nestes casos a relação com o conhecimento ocorre, privilegiadamente, a partir da mediação com as tecnologias digitais, optamos por refletir como se dá a inserção destes acadêmicos nas culturas escolares. O critério de inclusão dos sujeitos foi a ausência de experiências docentes no âmbito da educação física. Levamos em consideração a observação dos subsídios teórico-metodológicos desenvolvidos no curso; a elaboração e avaliação dos planejamentos de ensino no estágio; e como se dá a imersão dos alunos na cultura escolar nesta fase da formação docente. Os instrumentos de coleta foram entrevistas do tipo semi-estruturada e os planos de aula do estágio, juntamente com seus relatos. A discussão dos dados foi organizada a partir de elementos teórico-metodológicos sugeridos pela técnica de análise de conteúdo, com variações a partir da análise temática. Destacamos o papel do estágio como experiência fundamental na formação inicial de professores, no ensino presencial e a distância.Universidade Católica de Brasília2013-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/333310.18511/rbcm.v21i1.3333Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 21 n. 1 (2013); 51-650103-171610.31501/rbcm.v21i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3333/2485https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3333/8197Quaranta, André MarsigliaPires, Giovani De Lorenziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:40Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3333Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:40Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65 |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65 |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65 Quaranta, André Marsiglia Formação de Professores a Distância Formação de Professores de Educação Física Estágio Supervisionado Cultura Escolar. |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65 |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65 |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65 |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65 |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD: INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p51-65 |
author |
Quaranta, André Marsiglia |
author_facet |
Quaranta, André Marsiglia Pires, Giovani De Lorenzi |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Giovani De Lorenzi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quaranta, André Marsiglia Pires, Giovani De Lorenzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores a Distância Formação de Professores de Educação Física Estágio Supervisionado Cultura Escolar. |
topic |
Formação de Professores a Distância Formação de Professores de Educação Física Estágio Supervisionado Cultura Escolar. |
description |
A formação de professores vem atravessando grandes mudanças nos últimos anos. O advento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP 01-2002) e para os cursos de Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES 07-2004) provocou um amplo movimento de debate curricular na área. A expansão dos cursos de Formação de Professores a Distância, com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) traz novos elementos para o cenário acadêmico. O presente estudo teve como propósito a observação, através de pesquisa de múltiplos casos, das experiências docentes de quatro acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física na modalidade a distância. Entendendo que nestes casos a relação com o conhecimento ocorre, privilegiadamente, a partir da mediação com as tecnologias digitais, optamos por refletir como se dá a inserção destes acadêmicos nas culturas escolares. O critério de inclusão dos sujeitos foi a ausência de experiências docentes no âmbito da educação física. Levamos em consideração a observação dos subsídios teórico-metodológicos desenvolvidos no curso; a elaboração e avaliação dos planejamentos de ensino no estágio; e como se dá a imersão dos alunos na cultura escolar nesta fase da formação docente. Os instrumentos de coleta foram entrevistas do tipo semi-estruturada e os planos de aula do estágio, juntamente com seus relatos. A discussão dos dados foi organizada a partir de elementos teórico-metodológicos sugeridos pela técnica de análise de conteúdo, com variações a partir da análise temática. Destacamos o papel do estágio como experiência fundamental na formação inicial de professores, no ensino presencial e a distância. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3333 10.18511/rbcm.v21i1.3333 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3333 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v21i1.3333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3333/2485 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3333/8197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 21 n. 1 (2013); 51-65 0103-1716 10.31501/rbcm.v21i1 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304118453403648 |