ASSOCIAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA E AS PREOCUPAÇÕES DOS ESTUDANTES-ESTAGIÁRIOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Rafael Assalim
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Both, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5344
Resumo: O processo de socialização profissional, normalmente iniciado durante a realização dos Estágios Supervisionados Obrigatórios (ESO), possui o importante papel de mediar os conteúdos adquiridos durante o curso de graduação com a atuação profissional. Apesar de imprescindível para o momento de socialização, os ESO podem estar atrelados à preocupações, incertezas e inseguranças por parte dos estudantes-estagiários. Desta forma os objetivos da investigação foram: identificar as preocupações existentes entre estudantes-estagiários que realizavam ESO no Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina e analisá-las conforme a faixa etária dos sujeitos. Para tanto, realizou-se um estudo Delphi composto por dois momentos de coleta de dados. O primeiro momento buscou identificar as preocupações dos discentes que realizavam o ESO por meio de um questionário aberto, o qual foi analisado pela técnica de analise do conteúdo. O segundo momento buscou confirmar os temas abordados pelos discentes no primeiro momento da coleta de dados através de um instrumento construído, onde as questões apresentavam uma escala likert de concordância. Após a identificação das preocupações e confirmação dos itens avaliou-se o nível de preocupação conforme a faixa etária dos discentes através do teste Kruskal-Wallis (p
id UCB-5_185e9846d367e36fa0f24716d9db6b5e
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5344
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling ASSOCIAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA E AS PREOCUPAÇÕES DOS ESTUDANTES-ESTAGIÁRIOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADOEstágio Supervisionado Obrigatório Teoria das Preocupações Formação Inicial Educação FísicaO processo de socialização profissional, normalmente iniciado durante a realização dos Estágios Supervisionados Obrigatórios (ESO), possui o importante papel de mediar os conteúdos adquiridos durante o curso de graduação com a atuação profissional. Apesar de imprescindível para o momento de socialização, os ESO podem estar atrelados à preocupações, incertezas e inseguranças por parte dos estudantes-estagiários. Desta forma os objetivos da investigação foram: identificar as preocupações existentes entre estudantes-estagiários que realizavam ESO no Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina e analisá-las conforme a faixa etária dos sujeitos. Para tanto, realizou-se um estudo Delphi composto por dois momentos de coleta de dados. O primeiro momento buscou identificar as preocupações dos discentes que realizavam o ESO por meio de um questionário aberto, o qual foi analisado pela técnica de analise do conteúdo. O segundo momento buscou confirmar os temas abordados pelos discentes no primeiro momento da coleta de dados através de um instrumento construído, onde as questões apresentavam uma escala likert de concordância. Após a identificação das preocupações e confirmação dos itens avaliou-se o nível de preocupação conforme a faixa etária dos discentes através do teste Kruskal-Wallis (pUniversidade Católica de Brasília2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfimage/jpegimage/jpegapplication/mswordapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/534410.18511/rbcm.v24i2.5344Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 2 (2016); 45-540103-171610.31501/rbcm.v24i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5344/4392https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5344/8895https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5344/8896https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5344/9378https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5344/9379Vilela, Rafael AssalimBoth, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-30T10:29:53Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5344Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2016-06-30T10:29:53Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA E AS PREOCUPAÇÕES DOS ESTUDANTES-ESTAGIÁRIOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
title ASSOCIAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA E AS PREOCUPAÇÕES DOS ESTUDANTES-ESTAGIÁRIOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
spellingShingle ASSOCIAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA E AS PREOCUPAÇÕES DOS ESTUDANTES-ESTAGIÁRIOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
Vilela, Rafael Assalim
Estágio Supervisionado Obrigatório
Teoria das Preocupações
Formação Inicial
Educação Física
title_short ASSOCIAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA E AS PREOCUPAÇÕES DOS ESTUDANTES-ESTAGIÁRIOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
title_full ASSOCIAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA E AS PREOCUPAÇÕES DOS ESTUDANTES-ESTAGIÁRIOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
title_fullStr ASSOCIAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA E AS PREOCUPAÇÕES DOS ESTUDANTES-ESTAGIÁRIOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
title_full_unstemmed ASSOCIAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA E AS PREOCUPAÇÕES DOS ESTUDANTES-ESTAGIÁRIOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
title_sort ASSOCIAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA E AS PREOCUPAÇÕES DOS ESTUDANTES-ESTAGIÁRIOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
author Vilela, Rafael Assalim
author_facet Vilela, Rafael Assalim
Both, Jorge
author_role author
author2 Both, Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Rafael Assalim
Both, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Supervisionado Obrigatório
Teoria das Preocupações
Formação Inicial
Educação Física
topic Estágio Supervisionado Obrigatório
Teoria das Preocupações
Formação Inicial
Educação Física
description O processo de socialização profissional, normalmente iniciado durante a realização dos Estágios Supervisionados Obrigatórios (ESO), possui o importante papel de mediar os conteúdos adquiridos durante o curso de graduação com a atuação profissional. Apesar de imprescindível para o momento de socialização, os ESO podem estar atrelados à preocupações, incertezas e inseguranças por parte dos estudantes-estagiários. Desta forma os objetivos da investigação foram: identificar as preocupações existentes entre estudantes-estagiários que realizavam ESO no Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina e analisá-las conforme a faixa etária dos sujeitos. Para tanto, realizou-se um estudo Delphi composto por dois momentos de coleta de dados. O primeiro momento buscou identificar as preocupações dos discentes que realizavam o ESO por meio de um questionário aberto, o qual foi analisado pela técnica de analise do conteúdo. O segundo momento buscou confirmar os temas abordados pelos discentes no primeiro momento da coleta de dados através de um instrumento construído, onde as questões apresentavam uma escala likert de concordância. Após a identificação das preocupações e confirmação dos itens avaliou-se o nível de preocupação conforme a faixa etária dos discentes através do teste Kruskal-Wallis (p
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5344
10.18511/rbcm.v24i2.5344
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5344
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v24i2.5344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5344/4392
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5344/8895
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5344/8896
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5344/9378
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5344/9379
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
application/msword
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 2 (2016); 45-54
0103-1716
10.31501/rbcm.v24i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304119789289472