CRIATIVIDADE: A EXCEÇÃO ESSENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruhns, Heloisa Turini
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Marinho, Alcyane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2735
Resumo: Este texto tem como objetivo refletir sobre o processo criativo na atualidade, partindo da detecção da falta de originalidade e criatividade em artigos, resultados de pesquisas e ensaios, publicados recentemente em revistas acadêmicas, especialmente, da área da Educação Física, envolvendo aspectos diversos como cultura, meio ambiente, turismo, e outros. Afinal, O que os pesquisadores nas universidades estão fazendo? Trazendo novas ideias ou repetindo ideias? A constatação de tal ocorrência pode ser verificada tanto na bibliografia utilizada, mostrando ausência de renovação pela utilização de autores já bastante explorados e desatualizados; pela abordagem teórica apontando limitações para uma compreensão mais abrangente da realidade (simplificando ao invés de buscar a complexidade) como também se prendendo no óbvio ou em chavões extensivamente veiculados. Os próprios espaços ditos propícios para a manifestação do ser criativo insistem em podar a liberdade, na tentativa de formatar os estudantes ignorando sua individualidade e necessidade. Faz-se necessário entender que o importante no processo criativo são as exceções, as quais devem ser buscadas insistentemente como alternativas para novas possibilidades. O ato de criar representa uma intensificação da experiência de vida, um experimentar-se no fazer. É uma realidade nova, a qual adquire novas feições pelo fato de nos articularmos perante nós mesmos com o mundo, no qual vivemos em níveis mais complexos de consciência.
id UCB-5_26f4130debe3bb7c3f67f336ba7d5451
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2735
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling CRIATIVIDADE: A EXCEÇÃO ESSENCIALCriatividade Produção Científica EducaçãoEste texto tem como objetivo refletir sobre o processo criativo na atualidade, partindo da detecção da falta de originalidade e criatividade em artigos, resultados de pesquisas e ensaios, publicados recentemente em revistas acadêmicas, especialmente, da área da Educação Física, envolvendo aspectos diversos como cultura, meio ambiente, turismo, e outros. Afinal, O que os pesquisadores nas universidades estão fazendo? Trazendo novas ideias ou repetindo ideias? A constatação de tal ocorrência pode ser verificada tanto na bibliografia utilizada, mostrando ausência de renovação pela utilização de autores já bastante explorados e desatualizados; pela abordagem teórica apontando limitações para uma compreensão mais abrangente da realidade (simplificando ao invés de buscar a complexidade) como também se prendendo no óbvio ou em chavões extensivamente veiculados. Os próprios espaços ditos propícios para a manifestação do ser criativo insistem em podar a liberdade, na tentativa de formatar os estudantes ignorando sua individualidade e necessidade. Faz-se necessário entender que o importante no processo criativo são as exceções, as quais devem ser buscadas insistentemente como alternativas para novas possibilidades. O ato de criar representa uma intensificação da experiência de vida, um experimentar-se no fazer. É uma realidade nova, a qual adquire novas feições pelo fato de nos articularmos perante nós mesmos com o mundo, no qual vivemos em níveis mais complexos de consciência.Universidade Católica de Brasília2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/273510.18511/rbcm.v19i4.2735Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 4 (2011); 97-1070103-171610.31501/rbcm.v19i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2735/2125https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2735/8036https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2735/8037https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2735/8045Bruhns, Heloisa TuriniMarinho, Alcyaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:33Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2735Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:33Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIATIVIDADE: A EXCEÇÃO ESSENCIAL
title CRIATIVIDADE: A EXCEÇÃO ESSENCIAL
spellingShingle CRIATIVIDADE: A EXCEÇÃO ESSENCIAL
Bruhns, Heloisa Turini
Criatividade
Produção Científica
Educação
title_short CRIATIVIDADE: A EXCEÇÃO ESSENCIAL
title_full CRIATIVIDADE: A EXCEÇÃO ESSENCIAL
title_fullStr CRIATIVIDADE: A EXCEÇÃO ESSENCIAL
title_full_unstemmed CRIATIVIDADE: A EXCEÇÃO ESSENCIAL
title_sort CRIATIVIDADE: A EXCEÇÃO ESSENCIAL
author Bruhns, Heloisa Turini
author_facet Bruhns, Heloisa Turini
Marinho, Alcyane
author_role author
author2 Marinho, Alcyane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruhns, Heloisa Turini
Marinho, Alcyane
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Produção Científica
Educação
topic Criatividade
Produção Científica
Educação
description Este texto tem como objetivo refletir sobre o processo criativo na atualidade, partindo da detecção da falta de originalidade e criatividade em artigos, resultados de pesquisas e ensaios, publicados recentemente em revistas acadêmicas, especialmente, da área da Educação Física, envolvendo aspectos diversos como cultura, meio ambiente, turismo, e outros. Afinal, O que os pesquisadores nas universidades estão fazendo? Trazendo novas ideias ou repetindo ideias? A constatação de tal ocorrência pode ser verificada tanto na bibliografia utilizada, mostrando ausência de renovação pela utilização de autores já bastante explorados e desatualizados; pela abordagem teórica apontando limitações para uma compreensão mais abrangente da realidade (simplificando ao invés de buscar a complexidade) como também se prendendo no óbvio ou em chavões extensivamente veiculados. Os próprios espaços ditos propícios para a manifestação do ser criativo insistem em podar a liberdade, na tentativa de formatar os estudantes ignorando sua individualidade e necessidade. Faz-se necessário entender que o importante no processo criativo são as exceções, as quais devem ser buscadas insistentemente como alternativas para novas possibilidades. O ato de criar representa uma intensificação da experiência de vida, um experimentar-se no fazer. É uma realidade nova, a qual adquire novas feições pelo fato de nos articularmos perante nós mesmos com o mundo, no qual vivemos em níveis mais complexos de consciência.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2735
10.18511/rbcm.v19i4.2735
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2735
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v19i4.2735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2735/2125
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2735/8036
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2735/8037
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2735/8045
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 4 (2011); 97-107
0103-1716
10.31501/rbcm.v19i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304118345400320