Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade : revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Daniela Vilarinho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borges, Clarissa Nogueira, Fleith, Denise de Souza, Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30335
http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001342014
Resumo: O objetivo deste estudo foi examinar, por meio de revisão de literatura de artigos empíricos e relatos de experiência, a produção científica sobre a relação entre uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e criatividade no contexto da educação. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, Pepsic e Portal de Periódicos Capes, considerando as publicações no período de 2004 a 2014. Foram selecionados 28 artigos, distribuídos em 23 periódicos estrangeiros, que atenderam aos critérios de inclusão pré-estabelecidos. O ano com maior número de publicações foi 2012 (n = 6). Das pesquisas selecionadas, nenhuma foi realizada no Brasil. Os cenários de investigação foram educação básica, educação superior e formação de professores. Pesquisas com delineamento experimental foram conduzidas apenas no contexto da educação básica. Os estudos revisados examinaram uma diversidade de TICs e, de forma geral, os resultados indicaram uma relação positiva entre tecnologia e desenvolvimento da criatividade no contexto educacional.
id UNB_32e1cbb73bea5c016397d76a7106469c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/30335
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Rezende, Daniela VilarinhoBorges, Clarissa NogueiraFleith, Denise de SouzaJoly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo2017-12-07T05:18:42Z2017-12-07T05:18:42Z2016-12REZENDE, Daniela Vilarinho et al. Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade: revisão da literatura. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, n. 4, p. 877-892, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400877&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001342014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30335http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001342014O objetivo deste estudo foi examinar, por meio de revisão de literatura de artigos empíricos e relatos de experiência, a produção científica sobre a relação entre uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e criatividade no contexto da educação. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, Pepsic e Portal de Periódicos Capes, considerando as publicações no período de 2004 a 2014. Foram selecionados 28 artigos, distribuídos em 23 periódicos estrangeiros, que atenderam aos critérios de inclusão pré-estabelecidos. O ano com maior número de publicações foi 2012 (n = 6). Das pesquisas selecionadas, nenhuma foi realizada no Brasil. Os cenários de investigação foram educação básica, educação superior e formação de professores. Pesquisas com delineamento experimental foram conduzidas apenas no contexto da educação básica. Os estudos revisados examinaram uma diversidade de TICs e, de forma geral, os resultados indicaram uma relação positiva entre tecnologia e desenvolvimento da criatividade no contexto educacional.The purpose of this study was to examine, through a literature review of empirical articles and experience reports, the scientific literature on the relationship between the use of Information and Communication Technologies (ICT) and creativity in the educational context. The search was conducted on the databases SciELO, Pepsic and Portal CAPES, considering the studies published from 2004 to 2014. According to the pre-established inclusion criteria, 28 articles, distributed in 23 foreign journals, were selected. The year with the highest number of publications was 2012 (n = 6). From the selected researches, none was conducted in Brazil. The investigation scenarios were basic education, higher education, and teacher professional training. Experimental design researches were conducted only in the basic education context. The reviewed studies evaluated a diversity of ICT and, in general, the results indicated a positive relationship between technology and creativity development in the educational context.El objetivo de este estudio fue examinar, mediante la revisión de la literatura de artículos empíricos y relatos de experiencia, la producción científica acerca de la relación entre el uso de Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) y la creatividad en el contexto educativo. La búsqueda se realizó en las bases de datos SciELO, Pepsic y Portal de Periódicos CAPES, teniendo en cuenta los estudios publicados en el período de 2004 a 2014. Fueron seleccionados 28 artículos, distribuidos en 23 revistas extranjeras, que cumplieron los criterios de inclusión preestablecidos. El año con el mayor número de publicaciones fue 2012 (n = 6). De los estudios seleccionados, ninguno fue realizado en Brasil. Los escenarios de investigación fueron la educación básica, la educación superior y la formación del profesorado. Investigaciones con diseños experimentales se llevaron a cabo solo en el contexto de la educación básica. Los estudios revisados examinaron una diversidad de TIC y, en general, los resultados indicaron una relación positiva entre la tecnología y el desarrollo de la creatividad en el contexto educativo.Conselho Federal de PsicologiaPsicologia: Ciência e Profissão - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400877&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessRelação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade : revisão da literaturaRelationship between information and communication technologies and creativity : literature reviewRelación entre las tecnologías de la información y comunicación y creatividad : revisión de la literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCriatividadeTecnologiaEducaçãoProdução científicaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_RelacaoTecnologiasInformacao.pdfARTIGO_RelacaoTecnologiasInformacao.pdfapplication/pdf300896http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30335/1/ARTIGO_RelacaoTecnologiasInformacao.pdfe8d6a12d0e5c39e0549d28b0bd28651bMD51open access10482/303352023-05-31 21:47:00.828open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30335Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade : revisão da literatura
dc.title.other.none.fl_str_mv Relationship between information and communication technologies and creativity : literature review
Relación entre las tecnologías de la información y comunicación y creatividad : revisión de la literatura
title Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade : revisão da literatura
spellingShingle Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade : revisão da literatura
Rezende, Daniela Vilarinho
Criatividade
Tecnologia
Educação
Produção científica
title_short Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade : revisão da literatura
title_full Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade : revisão da literatura
title_fullStr Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade : revisão da literatura
title_full_unstemmed Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade : revisão da literatura
title_sort Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade : revisão da literatura
author Rezende, Daniela Vilarinho
author_facet Rezende, Daniela Vilarinho
Borges, Clarissa Nogueira
Fleith, Denise de Souza
Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
author_role author
author2 Borges, Clarissa Nogueira
Fleith, Denise de Souza
Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Daniela Vilarinho
Borges, Clarissa Nogueira
Fleith, Denise de Souza
Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Criatividade
Tecnologia
Educação
Produção científica
topic Criatividade
Tecnologia
Educação
Produção científica
description O objetivo deste estudo foi examinar, por meio de revisão de literatura de artigos empíricos e relatos de experiência, a produção científica sobre a relação entre uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e criatividade no contexto da educação. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, Pepsic e Portal de Periódicos Capes, considerando as publicações no período de 2004 a 2014. Foram selecionados 28 artigos, distribuídos em 23 periódicos estrangeiros, que atenderam aos critérios de inclusão pré-estabelecidos. O ano com maior número de publicações foi 2012 (n = 6). Das pesquisas selecionadas, nenhuma foi realizada no Brasil. Os cenários de investigação foram educação básica, educação superior e formação de professores. Pesquisas com delineamento experimental foram conduzidas apenas no contexto da educação básica. Os estudos revisados examinaram uma diversidade de TICs e, de forma geral, os resultados indicaram uma relação positiva entre tecnologia e desenvolvimento da criatividade no contexto educacional.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:18:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:18:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REZENDE, Daniela Vilarinho et al. Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade: revisão da literatura. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, n. 4, p. 877-892, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400877&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001342014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/30335
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001342014
identifier_str_mv REZENDE, Daniela Vilarinho et al. Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade: revisão da literatura. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, n. 4, p. 877-892, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400877&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001342014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30335
http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001342014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30335/1/ARTIGO_RelacaoTecnologiasInformacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e8d6a12d0e5c39e0549d28b0bd28651b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573626698465280