BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Julia Aparecida Devidé
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: de Sousa, Arilson Fernandes Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406
Resumo: Resumo: Introdução: A atividade física está relacionada com a prevenção de doenças e tem ocorrido em parcelas importantes da sociedade; a escola é o ambiente propício para ações de saúde relacionada a atividade física, o professor pode servir de modelo para os mais jovens e ter a saúde beneficiada através de hábitos saudáveis. O objetivo deste estudo é identificar as barreiras e etapas de mudança do comportamento relacionado à atividade física em professores de escolas públicas do Distrito Federal. Materiais e métodos: Três escolas de ensino fundamental de Santa Maria-DF foram escolhidas por conveniência. Para verificação das barreiras e etapas de mudança de comportamento foi utilizado questionário. Para a análise de dados foram empregados a estatística descritiva, o teste “t” para amostras independentes nas comparações da média de idade por sexo, qui-quadrado para diferenças nas proporções das respostas por sexo. Resultados: A amostra composta por 53 professores com idade média (desvio padrão) 38,9 (8,5) anos de Idade. Etapas de comportamento para atividade física, ocorreram diferenças por sexo (p
id UCB-5_4b749642d22866e43aacf4a231116358
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2406
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICASPalavras-chave atividade física saúde professores.Resumo: Introdução: A atividade física está relacionada com a prevenção de doenças e tem ocorrido em parcelas importantes da sociedade; a escola é o ambiente propício para ações de saúde relacionada a atividade física, o professor pode servir de modelo para os mais jovens e ter a saúde beneficiada através de hábitos saudáveis. O objetivo deste estudo é identificar as barreiras e etapas de mudança do comportamento relacionado à atividade física em professores de escolas públicas do Distrito Federal. Materiais e métodos: Três escolas de ensino fundamental de Santa Maria-DF foram escolhidas por conveniência. Para verificação das barreiras e etapas de mudança de comportamento foi utilizado questionário. Para a análise de dados foram empregados a estatística descritiva, o teste “t” para amostras independentes nas comparações da média de idade por sexo, qui-quadrado para diferenças nas proporções das respostas por sexo. Resultados: A amostra composta por 53 professores com idade média (desvio padrão) 38,9 (8,5) anos de Idade. Etapas de comportamento para atividade física, ocorreram diferenças por sexo (pUniversidade Católica de Brasília2012-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordapplication/pdfapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/240610.18511/rbcm.v20i1.2406Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 20 n. 1 (2012); 65-700103-171610.31501/rbcm.v20i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/2188https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7978https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7979https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7986https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7987https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/8160Nogueira, Julia Aparecida Devidéde Sousa, Arilson Fernandes Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:25Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2406Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:25Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS
title BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS
spellingShingle BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS
Nogueira, Julia Aparecida Devidé
Palavras-chave
atividade física
saúde
professores.
title_short BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS
title_full BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS
title_fullStr BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS
title_full_unstemmed BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS
title_sort BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS
author Nogueira, Julia Aparecida Devidé
author_facet Nogueira, Julia Aparecida Devidé
de Sousa, Arilson Fernandes Mendonça
author_role author
author2 de Sousa, Arilson Fernandes Mendonça
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Julia Aparecida Devidé
de Sousa, Arilson Fernandes Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
atividade física
saúde
professores.
topic Palavras-chave
atividade física
saúde
professores.
description Resumo: Introdução: A atividade física está relacionada com a prevenção de doenças e tem ocorrido em parcelas importantes da sociedade; a escola é o ambiente propício para ações de saúde relacionada a atividade física, o professor pode servir de modelo para os mais jovens e ter a saúde beneficiada através de hábitos saudáveis. O objetivo deste estudo é identificar as barreiras e etapas de mudança do comportamento relacionado à atividade física em professores de escolas públicas do Distrito Federal. Materiais e métodos: Três escolas de ensino fundamental de Santa Maria-DF foram escolhidas por conveniência. Para verificação das barreiras e etapas de mudança de comportamento foi utilizado questionário. Para a análise de dados foram empregados a estatística descritiva, o teste “t” para amostras independentes nas comparações da média de idade por sexo, qui-quadrado para diferenças nas proporções das respostas por sexo. Resultados: A amostra composta por 53 professores com idade média (desvio padrão) 38,9 (8,5) anos de Idade. Etapas de comportamento para atividade física, ocorreram diferenças por sexo (p
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406
10.18511/rbcm.v20i1.2406
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v20i1.2406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/2188
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7978
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7979
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7986
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7987
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/8160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/msword
application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 20 n. 1 (2012); 65-70
0103-1716
10.31501/rbcm.v20i1
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304118313943040