BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406 |
Resumo: | Resumo: Introdução: A atividade física está relacionada com a prevenção de doenças e tem ocorrido em parcelas importantes da sociedade; a escola é o ambiente propício para ações de saúde relacionada a atividade física, o professor pode servir de modelo para os mais jovens e ter a saúde beneficiada através de hábitos saudáveis. O objetivo deste estudo é identificar as barreiras e etapas de mudança do comportamento relacionado à atividade física em professores de escolas públicas do Distrito Federal. Materiais e métodos: Três escolas de ensino fundamental de Santa Maria-DF foram escolhidas por conveniência. Para verificação das barreiras e etapas de mudança de comportamento foi utilizado questionário. Para a análise de dados foram empregados a estatística descritiva, o teste “t” para amostras independentes nas comparações da média de idade por sexo, qui-quadrado para diferenças nas proporções das respostas por sexo. Resultados: A amostra composta por 53 professores com idade média (desvio padrão) 38,9 (8,5) anos de Idade. Etapas de comportamento para atividade física, ocorreram diferenças por sexo (p |
id |
UCB-5_4b749642d22866e43aacf4a231116358 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2406 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICASPalavras-chave atividade física saúde professores.Resumo: Introdução: A atividade física está relacionada com a prevenção de doenças e tem ocorrido em parcelas importantes da sociedade; a escola é o ambiente propício para ações de saúde relacionada a atividade física, o professor pode servir de modelo para os mais jovens e ter a saúde beneficiada através de hábitos saudáveis. O objetivo deste estudo é identificar as barreiras e etapas de mudança do comportamento relacionado à atividade física em professores de escolas públicas do Distrito Federal. Materiais e métodos: Três escolas de ensino fundamental de Santa Maria-DF foram escolhidas por conveniência. Para verificação das barreiras e etapas de mudança de comportamento foi utilizado questionário. Para a análise de dados foram empregados a estatística descritiva, o teste “t” para amostras independentes nas comparações da média de idade por sexo, qui-quadrado para diferenças nas proporções das respostas por sexo. Resultados: A amostra composta por 53 professores com idade média (desvio padrão) 38,9 (8,5) anos de Idade. Etapas de comportamento para atividade física, ocorreram diferenças por sexo (pUniversidade Católica de Brasília2012-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordapplication/pdfapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/240610.18511/rbcm.v20i1.2406Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 20 n. 1 (2012); 65-700103-171610.31501/rbcm.v20i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/2188https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7978https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7979https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7986https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7987https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/8160Nogueira, Julia Aparecida Devidéde Sousa, Arilson Fernandes Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:25Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2406Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:25Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS |
title |
BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS |
spellingShingle |
BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS Nogueira, Julia Aparecida Devidé Palavras-chave atividade física saúde professores. |
title_short |
BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS |
title_full |
BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS |
title_fullStr |
BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS |
title_full_unstemmed |
BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS |
title_sort |
BARREIRAS PERCEBIDAS E ETAPAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS |
author |
Nogueira, Julia Aparecida Devidé |
author_facet |
Nogueira, Julia Aparecida Devidé de Sousa, Arilson Fernandes Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa, Arilson Fernandes Mendonça |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Julia Aparecida Devidé de Sousa, Arilson Fernandes Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave atividade física saúde professores. |
topic |
Palavras-chave atividade física saúde professores. |
description |
Resumo: Introdução: A atividade física está relacionada com a prevenção de doenças e tem ocorrido em parcelas importantes da sociedade; a escola é o ambiente propício para ações de saúde relacionada a atividade física, o professor pode servir de modelo para os mais jovens e ter a saúde beneficiada através de hábitos saudáveis. O objetivo deste estudo é identificar as barreiras e etapas de mudança do comportamento relacionado à atividade física em professores de escolas públicas do Distrito Federal. Materiais e métodos: Três escolas de ensino fundamental de Santa Maria-DF foram escolhidas por conveniência. Para verificação das barreiras e etapas de mudança de comportamento foi utilizado questionário. Para a análise de dados foram empregados a estatística descritiva, o teste “t” para amostras independentes nas comparações da média de idade por sexo, qui-quadrado para diferenças nas proporções das respostas por sexo. Resultados: A amostra composta por 53 professores com idade média (desvio padrão) 38,9 (8,5) anos de Idade. Etapas de comportamento para atividade física, ocorreram diferenças por sexo (p |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406 10.18511/rbcm.v20i1.2406 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v20i1.2406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/2188 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7978 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7979 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7986 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/7987 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2406/8160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/msword application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 20 n. 1 (2012); 65-70 0103-1716 10.31501/rbcm.v20i1 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304118313943040 |