O "ESTADO DA ARTE" DO VOLEIBOL E DO VOLEIBOL NA ESCOLA
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5581 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo analisar o “estado da arte” da produção da área da Educação Física relacionada ao voleibol e ao voleibol na escola. Para a realização do mesmo, optou-se pela utilização de um método misto de pesquisa, que combina a pesquisa qualitativa e quantitativa. A dimensão qualitativa tem referencial na análise de conteúdo e foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica sobre a produção acadêmica da área da Educação Física em relação ao voleibol e ao voleibol na escola, composta por livros e capítulos de livros, além de dissertações, teses e artigos de periódicos publicados nos últimos dez anos, que foram distribuídos em categorias de análise. Os resultados indicam que: 46,25% dos trabalhos analisados pertencem a categoria denominada como biodinâmica; 31,25% equivalem à sociocultural e 22,5% à pedagógica. Na categoria pedagógica do total de 22,5% dos trabalhos sobre voleibol, apenas 12,5% correspondem à Educação Física escolar. Os resultados evidenciam que os trabalhos de voleibol classificados na subárea pedagógica apresentam um baixo percentual em relação às subáreas da biodinâmica e sociocultural e em termos de trabalhos de voleibol relacionados à Educação Física escolar o percentual diminui ainda mais. Além disso, foi possível verificar que parte das obras segue uma perspectiva tradicional para o tratamento da modalidade na escola, privilegiando o ensino dos fundamentos técnicos e táticos por partes, além de alguns conteúdos conceituais como a história de criação do voleibol e surgimento no Brasil, a evolução de suas regras e as regras básicas atuais. Apenas alguns trabalhos mais recentes propõem o ensino da modalidade a partir do jogo ou da compreensão de sua dinâmica, antes da aprendizagem dos fundamentos técnicos e táticos, além de uma diversificação dos conteúdos conceituais e propostas para reflexões sobre valores e atitudes nas aulas. |
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