AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcondes, Stéfani Alfim
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gimenez, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1152
Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar possíveis impactos do contexto cultural da atividade motora no processo de aquisição de uma nova habilidade motora seriada. Participaram do estudo 30 universitários estudantes de Educação Física, divididos em dois grupos: GD (Grupo com Experiências em Dança) e GE (Grupo com Experiências Esportivas). Foram comparados os desempenhos dos grupos na aquisição de uma tarefa seqüencial, típica do contexto da dança. Os dados foram registrados e analisados por meio de um equipamento de seqüenciamento na forma de um tapete, de uma filmadora Digital e um programa de computador elaborado especificamente para estes fins. As medidas corresponderam ao erro absoluto, erro variável, velocidade de execução e número de intervenções (feedback extrínseco) durante a prática. Os resultados apontaram que ambos os grupos aprenderam a nova tarefa motora. Não foram encontradas diferenças significativas na velocidade de execução e número de erros. Entretanto, GD demonstrou depender significativamente menos de feedback durante a prática, o que corrobora parcialmente com a premissa de influência contexto de atividade motora do indivíduo na aquisição de futuras habilidades. Esses achados merecem uma discussão com base em pressupostos de que os movimentos são representados na memória humana durante o processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras.
id UCB-5_65de81f1d61c86e62f586c673182c58e
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1152
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇAO objetivo do presente estudo foi investigar possíveis impactos do contexto cultural da atividade motora no processo de aquisição de uma nova habilidade motora seriada. Participaram do estudo 30 universitários estudantes de Educação Física, divididos em dois grupos: GD (Grupo com Experiências em Dança) e GE (Grupo com Experiências Esportivas). Foram comparados os desempenhos dos grupos na aquisição de uma tarefa seqüencial, típica do contexto da dança. Os dados foram registrados e analisados por meio de um equipamento de seqüenciamento na forma de um tapete, de uma filmadora Digital e um programa de computador elaborado especificamente para estes fins. As medidas corresponderam ao erro absoluto, erro variável, velocidade de execução e número de intervenções (feedback extrínseco) durante a prática. Os resultados apontaram que ambos os grupos aprenderam a nova tarefa motora. Não foram encontradas diferenças significativas na velocidade de execução e número de erros. Entretanto, GD demonstrou depender significativamente menos de feedback durante a prática, o que corrobora parcialmente com a premissa de influência contexto de atividade motora do indivíduo na aquisição de futuras habilidades. Esses achados merecem uma discussão com base em pressupostos de que os movimentos são representados na memória humana durante o processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras.Universidade Católica de Brasília2011-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa de Campoapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/115210.18511/rbcm.v18i3.1152Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 18 n. 3 (2010); 5-110103-171610.31501/rbcm.v18i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1152/1698Marcondes, Stéfani AlfimGimenez, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:03Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1152Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:03Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA
title AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA
spellingShingle AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA
Marcondes, Stéfani Alfim
title_short AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA
title_full AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA
title_fullStr AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA
title_full_unstemmed AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA
title_sort AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA
author Marcondes, Stéfani Alfim
author_facet Marcondes, Stéfani Alfim
Gimenez, Roberto
author_role author
author2 Gimenez, Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcondes, Stéfani Alfim
Gimenez, Roberto
description O objetivo do presente estudo foi investigar possíveis impactos do contexto cultural da atividade motora no processo de aquisição de uma nova habilidade motora seriada. Participaram do estudo 30 universitários estudantes de Educação Física, divididos em dois grupos: GD (Grupo com Experiências em Dança) e GE (Grupo com Experiências Esportivas). Foram comparados os desempenhos dos grupos na aquisição de uma tarefa seqüencial, típica do contexto da dança. Os dados foram registrados e analisados por meio de um equipamento de seqüenciamento na forma de um tapete, de uma filmadora Digital e um programa de computador elaborado especificamente para estes fins. As medidas corresponderam ao erro absoluto, erro variável, velocidade de execução e número de intervenções (feedback extrínseco) durante a prática. Os resultados apontaram que ambos os grupos aprenderam a nova tarefa motora. Não foram encontradas diferenças significativas na velocidade de execução e número de erros. Entretanto, GD demonstrou depender significativamente menos de feedback durante a prática, o que corrobora parcialmente com a premissa de influência contexto de atividade motora do indivíduo na aquisição de futuras habilidades. Esses achados merecem uma discussão com base em pressupostos de que os movimentos são representados na memória humana durante o processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1152
10.18511/rbcm.v18i3.1152
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1152
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v18i3.1152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1152/1698
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 18 n. 3 (2010); 5-11
0103-1716
10.31501/rbcm.v18i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304117858861056