AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1152 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi investigar possíveis impactos do contexto cultural da atividade motora no processo de aquisição de uma nova habilidade motora seriada. Participaram do estudo 30 universitários estudantes de Educação Física, divididos em dois grupos: GD (Grupo com Experiências em Dança) e GE (Grupo com Experiências Esportivas). Foram comparados os desempenhos dos grupos na aquisição de uma tarefa seqüencial, típica do contexto da dança. Os dados foram registrados e analisados por meio de um equipamento de seqüenciamento na forma de um tapete, de uma filmadora Digital e um programa de computador elaborado especificamente para estes fins. As medidas corresponderam ao erro absoluto, erro variável, velocidade de execução e número de intervenções (feedback extrínseco) durante a prática. Os resultados apontaram que ambos os grupos aprenderam a nova tarefa motora. Não foram encontradas diferenças significativas na velocidade de execução e número de erros. Entretanto, GD demonstrou depender significativamente menos de feedback durante a prática, o que corrobora parcialmente com a premissa de influência contexto de atividade motora do indivíduo na aquisição de futuras habilidades. Esses achados merecem uma discussão com base em pressupostos de que os movimentos são representados na memória humana durante o processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras. |
id |
UCB-5_65de81f1d61c86e62f586c673182c58e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1152 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇAO objetivo do presente estudo foi investigar possíveis impactos do contexto cultural da atividade motora no processo de aquisição de uma nova habilidade motora seriada. Participaram do estudo 30 universitários estudantes de Educação Física, divididos em dois grupos: GD (Grupo com Experiências em Dança) e GE (Grupo com Experiências Esportivas). Foram comparados os desempenhos dos grupos na aquisição de uma tarefa seqüencial, típica do contexto da dança. Os dados foram registrados e analisados por meio de um equipamento de seqüenciamento na forma de um tapete, de uma filmadora Digital e um programa de computador elaborado especificamente para estes fins. As medidas corresponderam ao erro absoluto, erro variável, velocidade de execução e número de intervenções (feedback extrínseco) durante a prática. Os resultados apontaram que ambos os grupos aprenderam a nova tarefa motora. Não foram encontradas diferenças significativas na velocidade de execução e número de erros. Entretanto, GD demonstrou depender significativamente menos de feedback durante a prática, o que corrobora parcialmente com a premissa de influência contexto de atividade motora do indivíduo na aquisição de futuras habilidades. Esses achados merecem uma discussão com base em pressupostos de que os movimentos são representados na memória humana durante o processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras.Universidade Católica de Brasília2011-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa de Campoapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/115210.18511/rbcm.v18i3.1152Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 18 n. 3 (2010); 5-110103-171610.31501/rbcm.v18i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1152/1698Marcondes, Stéfani AlfimGimenez, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:03Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1152Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:03Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA |
title |
AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA |
spellingShingle |
AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA Marcondes, Stéfani Alfim |
title_short |
AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA |
title_full |
AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA |
title_fullStr |
AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA |
title_full_unstemmed |
AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA |
title_sort |
AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS SERIADAS: INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÉVIA NO DESEMPENHO DA DANÇA |
author |
Marcondes, Stéfani Alfim |
author_facet |
Marcondes, Stéfani Alfim Gimenez, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Gimenez, Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcondes, Stéfani Alfim Gimenez, Roberto |
description |
O objetivo do presente estudo foi investigar possíveis impactos do contexto cultural da atividade motora no processo de aquisição de uma nova habilidade motora seriada. Participaram do estudo 30 universitários estudantes de Educação Física, divididos em dois grupos: GD (Grupo com Experiências em Dança) e GE (Grupo com Experiências Esportivas). Foram comparados os desempenhos dos grupos na aquisição de uma tarefa seqüencial, típica do contexto da dança. Os dados foram registrados e analisados por meio de um equipamento de seqüenciamento na forma de um tapete, de uma filmadora Digital e um programa de computador elaborado especificamente para estes fins. As medidas corresponderam ao erro absoluto, erro variável, velocidade de execução e número de intervenções (feedback extrínseco) durante a prática. Os resultados apontaram que ambos os grupos aprenderam a nova tarefa motora. Não foram encontradas diferenças significativas na velocidade de execução e número de erros. Entretanto, GD demonstrou depender significativamente menos de feedback durante a prática, o que corrobora parcialmente com a premissa de influência contexto de atividade motora do indivíduo na aquisição de futuras habilidades. Esses achados merecem uma discussão com base em pressupostos de que os movimentos são representados na memória humana durante o processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1152 10.18511/rbcm.v18i3.1152 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1152 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v18i3.1152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1152/1698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 18 n. 3 (2010); 5-11 0103-1716 10.31501/rbcm.v18i3 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304117858861056 |