VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DOS ACADÊMICOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p126-135
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5505 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi discutir as vivências motoras em educação física e esportes de acadêmicos que ingressam no curso de educação física. A amostra foi formada por 35 acadêmicos ingressantes no curso de educação física. Foi aplicado um questionário para avaliação de vivências em esportes coletivos e individuais e a contribuição da educação física para a formação geral. Os resultados apontam vivências motoras diferenciadas nas aulas de educação física de acordo com o gênero. Grande parte dos acadêmicos não teve vivências em diversas modalidades esportivas, especialmente individuais, bem como de conhecimentos em fisiologia; 50% das mulheres não praticaram futebol de campo e mais de 70% dos acadêmicos não vivenciaram danças, lutas e algumas modalidades de atletismo na educação física escolar. Apesar das poucas vivências em algumas modalidades esportivas, os acadêmicos afirmaram que os conteúdos trabalhados na educação física contribuíram para sua formação geral. |
id |
UCB-5_785a37c65abb04991c591cb4ff1ddf42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5505 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DOS ACADÊMICOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p126-135Formação de Recursos Humanos Educação Superior Educação em Saúde Educação FísicaO objetivo deste estudo foi discutir as vivências motoras em educação física e esportes de acadêmicos que ingressam no curso de educação física. A amostra foi formada por 35 acadêmicos ingressantes no curso de educação física. Foi aplicado um questionário para avaliação de vivências em esportes coletivos e individuais e a contribuição da educação física para a formação geral. Os resultados apontam vivências motoras diferenciadas nas aulas de educação física de acordo com o gênero. Grande parte dos acadêmicos não teve vivências em diversas modalidades esportivas, especialmente individuais, bem como de conhecimentos em fisiologia; 50% das mulheres não praticaram futebol de campo e mais de 70% dos acadêmicos não vivenciaram danças, lutas e algumas modalidades de atletismo na educação física escolar. Apesar das poucas vivências em algumas modalidades esportivas, os acadêmicos afirmaram que os conteúdos trabalhados na educação física contribuíram para sua formação geral.Universidade Católica de Brasília2015-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/550510.18511/rbcm.v23i1.5505Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 23 n. 1 (2015); 126-1350103-171610.31501/rbcm.v23i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5505/3703https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5505/8939Pereira, Érico FeldenAndrade, Rubian DiegoTeixeira, Clarissa StefaniDaronco, Luciane Sanchotene EtcheparePaim, Maria Cristina Chimeloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:27Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5505Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:27Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DOS ACADÊMICOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p126-135 |
title |
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DOS ACADÊMICOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p126-135 |
spellingShingle |
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DOS ACADÊMICOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p126-135 Pereira, Érico Felden Formação de Recursos Humanos Educação Superior Educação em Saúde Educação Física |
title_short |
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DOS ACADÊMICOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p126-135 |
title_full |
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DOS ACADÊMICOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p126-135 |
title_fullStr |
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DOS ACADÊMICOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p126-135 |
title_full_unstemmed |
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DOS ACADÊMICOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p126-135 |
title_sort |
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DOS ACADÊMICOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p126-135 |
author |
Pereira, Érico Felden |
author_facet |
Pereira, Érico Felden Andrade, Rubian Diego Teixeira, Clarissa Stefani Daronco, Luciane Sanchotene Etchepare Paim, Maria Cristina Chimelo |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Rubian Diego Teixeira, Clarissa Stefani Daronco, Luciane Sanchotene Etchepare Paim, Maria Cristina Chimelo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Érico Felden Andrade, Rubian Diego Teixeira, Clarissa Stefani Daronco, Luciane Sanchotene Etchepare Paim, Maria Cristina Chimelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Recursos Humanos Educação Superior Educação em Saúde Educação Física |
topic |
Formação de Recursos Humanos Educação Superior Educação em Saúde Educação Física |
description |
O objetivo deste estudo foi discutir as vivências motoras em educação física e esportes de acadêmicos que ingressam no curso de educação física. A amostra foi formada por 35 acadêmicos ingressantes no curso de educação física. Foi aplicado um questionário para avaliação de vivências em esportes coletivos e individuais e a contribuição da educação física para a formação geral. Os resultados apontam vivências motoras diferenciadas nas aulas de educação física de acordo com o gênero. Grande parte dos acadêmicos não teve vivências em diversas modalidades esportivas, especialmente individuais, bem como de conhecimentos em fisiologia; 50% das mulheres não praticaram futebol de campo e mais de 70% dos acadêmicos não vivenciaram danças, lutas e algumas modalidades de atletismo na educação física escolar. Apesar das poucas vivências em algumas modalidades esportivas, os acadêmicos afirmaram que os conteúdos trabalhados na educação física contribuíram para sua formação geral. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5505 10.18511/rbcm.v23i1.5505 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5505 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v23i1.5505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5505/3703 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5505/8939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 23 n. 1 (2015); 126-135 0103-1716 10.31501/rbcm.v23i1 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304119814455296 |