ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
DOI: | 10.18511/rbcm.v22i4.4801 |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4801 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar associações entre rotinas de estudos e desempenho acadêmico em universitários ingressantes no ensino superior em Educação Física (licenciatura e bacharelado). Refere-se a um estudo de acompanhamento no qual foram investigadas questões como as horas de estudos, rotinas de estudos e desempenho acadêmico no início da graduação em Educação Física e ao finalizar o primeiro semestre do curso de graduação. A média de idade dos 55 acadêmicos participantes do estudo foi de 21 anos. Por meio da análise de diferenças dos valores médios entre os grupos com o teste de Kruskal-Wallis, verificou-se redução nas horas semanais de estudo extracurriculares no curso de Bacharelado durante a primeira fase do curso. Os acadêmicos de ambos os cursos aumentaram os hábitos de realizar anotações em sala de aula, mas reduziram as leituras recomendadas pelo professor durante a primeira fase do curso. O índice acadêmico, com média de 7,7(1,0), não diferiu entre os cursos de licenciatura e bacharelado (p=0,242), porém foi verificado que as mulheres apresentaram índice acadêmico superior ao dos homens (p=0,003). A média de horas semanais de estudos, do grupo geral, na primeira avaliação foi de 5,8(6,5) horas e, na segunda avaliação, de 6,1(6,9) horas, sendo esta diferença não significativa (p=0,603). As variáveis de estudos correlacionadas com o desempenho acadêmico foram as horas de estudo (p=0,019), realização de anotações em sala de aula (p |
id |
UCB-5_fa482c2e3ac522f10d6e04f24faf07bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4801 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
spelling |
ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21educação física ensino superior avaliação educacionalO objetivo deste estudo foi investigar associações entre rotinas de estudos e desempenho acadêmico em universitários ingressantes no ensino superior em Educação Física (licenciatura e bacharelado). Refere-se a um estudo de acompanhamento no qual foram investigadas questões como as horas de estudos, rotinas de estudos e desempenho acadêmico no início da graduação em Educação Física e ao finalizar o primeiro semestre do curso de graduação. A média de idade dos 55 acadêmicos participantes do estudo foi de 21 anos. Por meio da análise de diferenças dos valores médios entre os grupos com o teste de Kruskal-Wallis, verificou-se redução nas horas semanais de estudo extracurriculares no curso de Bacharelado durante a primeira fase do curso. Os acadêmicos de ambos os cursos aumentaram os hábitos de realizar anotações em sala de aula, mas reduziram as leituras recomendadas pelo professor durante a primeira fase do curso. O índice acadêmico, com média de 7,7(1,0), não diferiu entre os cursos de licenciatura e bacharelado (p=0,242), porém foi verificado que as mulheres apresentaram índice acadêmico superior ao dos homens (p=0,003). A média de horas semanais de estudos, do grupo geral, na primeira avaliação foi de 5,8(6,5) horas e, na segunda avaliação, de 6,1(6,9) horas, sendo esta diferença não significativa (p=0,603). As variáveis de estudos correlacionadas com o desempenho acadêmico foram as horas de estudo (p=0,019), realização de anotações em sala de aula (pUniversidade Católica de Brasília2014-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/480110.18511/rbcm.v22i4.4801Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 22 n. 4 (2014); 13-210103-171610.31501/rbcm.v22i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4801/3488https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4801/8672Pereira, Érico FeldenMachado, Jana PerroneAndrade, Rubian DiegoPelegrini, Andreiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:11Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4801Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:11Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21 |
title |
ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21 |
spellingShingle |
ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21 ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21 Pereira, Érico Felden educação física ensino superior avaliação educacional Pereira, Érico Felden educação física ensino superior avaliação educacional |
title_short |
ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21 |
title_full |
ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21 |
title_fullStr |
ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21 ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21 |
title_full_unstemmed |
ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21 ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21 |
title_sort |
ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21 |
author |
Pereira, Érico Felden |
author_facet |
Pereira, Érico Felden Pereira, Érico Felden Machado, Jana Perrone Andrade, Rubian Diego Pelegrini, Andreia Machado, Jana Perrone Andrade, Rubian Diego Pelegrini, Andreia |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Jana Perrone Andrade, Rubian Diego Pelegrini, Andreia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Érico Felden Machado, Jana Perrone Andrade, Rubian Diego Pelegrini, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação física ensino superior avaliação educacional |
topic |
educação física ensino superior avaliação educacional |
description |
O objetivo deste estudo foi investigar associações entre rotinas de estudos e desempenho acadêmico em universitários ingressantes no ensino superior em Educação Física (licenciatura e bacharelado). Refere-se a um estudo de acompanhamento no qual foram investigadas questões como as horas de estudos, rotinas de estudos e desempenho acadêmico no início da graduação em Educação Física e ao finalizar o primeiro semestre do curso de graduação. A média de idade dos 55 acadêmicos participantes do estudo foi de 21 anos. Por meio da análise de diferenças dos valores médios entre os grupos com o teste de Kruskal-Wallis, verificou-se redução nas horas semanais de estudo extracurriculares no curso de Bacharelado durante a primeira fase do curso. Os acadêmicos de ambos os cursos aumentaram os hábitos de realizar anotações em sala de aula, mas reduziram as leituras recomendadas pelo professor durante a primeira fase do curso. O índice acadêmico, com média de 7,7(1,0), não diferiu entre os cursos de licenciatura e bacharelado (p=0,242), porém foi verificado que as mulheres apresentaram índice acadêmico superior ao dos homens (p=0,003). A média de horas semanais de estudos, do grupo geral, na primeira avaliação foi de 5,8(6,5) horas e, na segunda avaliação, de 6,1(6,9) horas, sendo esta diferença não significativa (p=0,603). As variáveis de estudos correlacionadas com o desempenho acadêmico foram as horas de estudo (p=0,019), realização de anotações em sala de aula (p |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4801 10.18511/rbcm.v22i4.4801 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4801 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v22i4.4801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4801/3488 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4801/8672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 22 n. 4 (2014); 13-21 0103-1716 10.31501/rbcm.v22i4 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1822182620691169280 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18511/rbcm.v22i4.4801 |