CARGA INTERNA DE TREINAMENTO EM DIFERENTES AULAS PRÉ-FORMATADAS DO SISTEMA LES MILLS® - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n3p82-88

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Fonseca, Alessandra Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Aoki, Marcelo Saldanha, Mortatti, Arnaldo Luís, Krinski, Kleverton, Elsangedy, Hassan Mohamed, Costa, Eduardo Caldas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4551
Resumo: O objetivo do presente estudo foi quantificar a carga interna de treinamento imposta em diferentes aulas pré-formatadas do sistema Les Mills® e comparar a percepção planejada pelo instrutor com a percebida pelas alunas. A amostra foi constituída por 20 mulheres jovens. Foram monitoradas 10 aulas, em duas semanas consecutivas. A carga interna foi determinada pelo método da percepção subjetiva do esforço da sessão PSE-sessão. Não houve diferença de carga interna entre as aulas ministradas nas duas semanas analisadas. Houve diferença em 50% das aulas no tocante à intensidade planejada pelo instrutor e a experimentada pelas alunas. Os resultados sugerem que as aulas analisadas mantêm o mesmo padrão de carga interna quando repetidas em semanas distintas. Entretanto, houve discrepância entre a intensidade planejada pelo instrutor e a experimentada pelas alunas. Estes resultados apontam a importância do monitoramento das cargas de treinamento em aulas pré-formatadas, especialmente no contexto do fitness.
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