CARGA INTERNA DE TREINAMENTO EM DIFERENTES AULAS PRÉ-FORMATADAS DO SISTEMA LES MILLS® - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n3p82-88
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Data de Publicação: | 2014 |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4551 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi quantificar a carga interna de treinamento imposta em diferentes aulas pré-formatadas do sistema Les Mills® e comparar a percepção planejada pelo instrutor com a percebida pelas alunas. A amostra foi constituída por 20 mulheres jovens. Foram monitoradas 10 aulas, em duas semanas consecutivas. A carga interna foi determinada pelo método da percepção subjetiva do esforço da sessão PSE-sessão. Não houve diferença de carga interna entre as aulas ministradas nas duas semanas analisadas. Houve diferença em 50% das aulas no tocante à intensidade planejada pelo instrutor e a experimentada pelas alunas. Os resultados sugerem que as aulas analisadas mantêm o mesmo padrão de carga interna quando repetidas em semanas distintas. Entretanto, houve discrepância entre a intensidade planejada pelo instrutor e a experimentada pelas alunas. Estes resultados apontam a importância do monitoramento das cargas de treinamento em aulas pré-formatadas, especialmente no contexto do fitness. |
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CARGA INTERNA DE TREINAMENTO EM DIFERENTES AULAS PRÉ-FORMATADAS DO SISTEMA LES MILLS® - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n3p82-88Atividade Física Saúde Percepção Subjetiva do Esforço Carga InternaO objetivo do presente estudo foi quantificar a carga interna de treinamento imposta em diferentes aulas pré-formatadas do sistema Les Mills® e comparar a percepção planejada pelo instrutor com a percebida pelas alunas. A amostra foi constituída por 20 mulheres jovens. Foram monitoradas 10 aulas, em duas semanas consecutivas. A carga interna foi determinada pelo método da percepção subjetiva do esforço da sessão PSE-sessão. Não houve diferença de carga interna entre as aulas ministradas nas duas semanas analisadas. Houve diferença em 50% das aulas no tocante à intensidade planejada pelo instrutor e a experimentada pelas alunas. Os resultados sugerem que as aulas analisadas mantêm o mesmo padrão de carga interna quando repetidas em semanas distintas. Entretanto, houve discrepância entre a intensidade planejada pelo instrutor e a experimentada pelas alunas. Estes resultados apontam a importância do monitoramento das cargas de treinamento em aulas pré-formatadas, especialmente no contexto do fitness.Universidade Católica de Brasília2014-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversalapplication/pdfapplication/mswordapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/455110.18511/rbcm.v22i3.4551Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 22 n. 3 (2014); 82-880103-171610.31501/rbcm.v22i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4551/3373https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4551/4551https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4551/4551da Fonseca, Alessandra CostaAoki, Marcelo SaldanhaMortatti, Arnaldo LuísKrinski, KlevertonElsangedy, Hassan MohamedCosta, Eduardo Caldasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:07Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4551Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:07Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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O objetivo do presente estudo foi quantificar a carga interna de treinamento imposta em diferentes aulas pré-formatadas do sistema Les Mills® e comparar a percepção planejada pelo instrutor com a percebida pelas alunas. A amostra foi constituída por 20 mulheres jovens. Foram monitoradas 10 aulas, em duas semanas consecutivas. A carga interna foi determinada pelo método da percepção subjetiva do esforço da sessão PSE-sessão. Não houve diferença de carga interna entre as aulas ministradas nas duas semanas analisadas. Houve diferença em 50% das aulas no tocante à intensidade planejada pelo instrutor e a experimentada pelas alunas. Os resultados sugerem que as aulas analisadas mantêm o mesmo padrão de carga interna quando repetidas em semanas distintas. Entretanto, houve discrepância entre a intensidade planejada pelo instrutor e a experimentada pelas alunas. Estes resultados apontam a importância do monitoramento das cargas de treinamento em aulas pré-formatadas, especialmente no contexto do fitness. |
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