CRIANÇAS COM DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTAL PERCEBEM-SE MENOS COMPETENTES E EVIDENCIAM AUTOCONCEITO FRAGILIZADO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5829 |
Resumo: | A Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD) atinge aproximadamente 10% da população com repercussões indesejadas na vida cotidiana e em parâmetros psicossociais e cognitivos. O objetivo foi caracterizar a prevalência de DCD em crianças alfabetizadas e não alfabetizadas e identificar diferenças em tarefas motoras, nos níveis de percepção de competência e autoconceito. Foram avaliados 385 crianças (4 a 10 anos) com o Movement Assessment Battery for Children, a Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children e o Self-Perception for Children. Os resultados indicam prevalência de 28,6% de DCD e de 18,7% de risco de DCD. Maior prevalência de DCD foi observada em meninas, entre crianças de 9 e 10 anos, e nas crianças alfabetizadas. Crianças com DCD demonstram desempenho inferior que seus pares na destreza manual, nas habilidades com bola e no equilíbrio. Crianças com DCD mais jovens apresentaram desempenho inferior no equilíbrio. Meninos com DCD demonstraram desempenho superior as meninas com DCD nas habilidades com bola . As crianças de desenvolvimento típico (DT) de 7 e 8 anos demonstram destreza manual e equilíbrio superior que seus pares. Meninas de DT demonstraram desempenho superior na destreza manual e meninos nas habilidades com bola. Crianças não alfabetizadas com DCD se percebem menos aceitas socialmente, com menor competência motora e autoconceito que seus pares. Crianças com DCD apresentaram desempenho motor pobre, percebem-se menos competentes e evidenciam autoconceito fragilizado. |
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CRIANÇAS COM DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTAL PERCEBEM-SE MENOS COMPETENTES E EVIDENCIAM AUTOCONCEITO FRAGILIZADODesordem Coordenativa Desenvolvimental Desenvolvimento infantil Autoconceito.A Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD) atinge aproximadamente 10% da população com repercussões indesejadas na vida cotidiana e em parâmetros psicossociais e cognitivos. O objetivo foi caracterizar a prevalência de DCD em crianças alfabetizadas e não alfabetizadas e identificar diferenças em tarefas motoras, nos níveis de percepção de competência e autoconceito. Foram avaliados 385 crianças (4 a 10 anos) com o Movement Assessment Battery for Children, a Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children e o Self-Perception for Children. Os resultados indicam prevalência de 28,6% de DCD e de 18,7% de risco de DCD. Maior prevalência de DCD foi observada em meninas, entre crianças de 9 e 10 anos, e nas crianças alfabetizadas. Crianças com DCD demonstram desempenho inferior que seus pares na destreza manual, nas habilidades com bola e no equilíbrio. Crianças com DCD mais jovens apresentaram desempenho inferior no equilíbrio. Meninos com DCD demonstraram desempenho superior as meninas com DCD nas habilidades com bola . As crianças de desenvolvimento típico (DT) de 7 e 8 anos demonstram destreza manual e equilíbrio superior que seus pares. Meninas de DT demonstraram desempenho superior na destreza manual e meninos nas habilidades com bola. Crianças não alfabetizadas com DCD se percebem menos aceitas socialmente, com menor competência motora e autoconceito que seus pares. Crianças com DCD apresentaram desempenho motor pobre, percebem-se menos competentes e evidenciam autoconceito fragilizado.Universidade Católica de Brasília2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestransversal,application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/582910.18511/rbcm.v24i4.5829Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 4 (2016); 5-150103-171610.31501/rbcm.v24i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5829/4920https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5829/9003https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5829/9004https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5829/9005Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Mônia TainaSantayana de Souza, MarieleValentini, Nadia Cristina2017-02-28T17:19:10Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5829Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2017-02-28T17:19:10Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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