PREVALÊNCIA E PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Kátia Gama de Barros
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MANZOTTI, Giovana Flávia, VASCONCELOS, Karina da Silva, PEREIRA, Francielle de Oliveira, PALÁCIO, Siméia Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3135
Resumo: O presente estudo de natureza transversal foi realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da UNICESUMAR, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e da autorização dos pais ou responsáveis, mediante a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. O mesmo teve como objetivo investigar a prevalência de Desordem Coordenativa Desenvolvimental em crianças de 7 anos de uma escola da rede privada de Maringá-PR e analisar o perfil motor das crianças investigadas. Foram excluídas do estudo crianças que apresentaram além do DCD, outros distúrbios de natureza neuropsiquiátrica, além dos deficientes físicos, visuais e mentais. Após autorização dos pais, foi enviado o checklist “Movement Assessment Battery for Children-2, para identificar desordens da coordenação motora.Posteriormente as crianças que apresentaram casos suspeitos da Desordem Coordenativa Desenvolvimental, foram submetidos a uma avaliação do desempenho motor utilizando a versão 2 do “Movement Assessment Battery for Children” (MABC-2). Em relação aos resultados obtidos, detectou-se uma prevalência de 26,83% da Desordem Coordenativa Desenvolvimental na amostra avaliada e, quanto as habilidades motoras, pode-se observar um pior desempenho no equilíbrio, não sendo observada diferença de desempenho entre meninos e meninas.
id UNICESU -1_a3c4ca1b7e5ec62325893e0b3a81937c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3135
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PREVALÊNCIA E PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTALDesordem coordenativa desenvolvimentalHabilidades motorasPediatriaO presente estudo de natureza transversal foi realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da UNICESUMAR, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e da autorização dos pais ou responsáveis, mediante a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. O mesmo teve como objetivo investigar a prevalência de Desordem Coordenativa Desenvolvimental em crianças de 7 anos de uma escola da rede privada de Maringá-PR e analisar o perfil motor das crianças investigadas. Foram excluídas do estudo crianças que apresentaram além do DCD, outros distúrbios de natureza neuropsiquiátrica, além dos deficientes físicos, visuais e mentais. Após autorização dos pais, foi enviado o checklist “Movement Assessment Battery for Children-2, para identificar desordens da coordenação motora.Posteriormente as crianças que apresentaram casos suspeitos da Desordem Coordenativa Desenvolvimental, foram submetidos a uma avaliação do desempenho motor utilizando a versão 2 do “Movement Assessment Battery for Children” (MABC-2). Em relação aos resultados obtidos, detectou-se uma prevalência de 26,83% da Desordem Coordenativa Desenvolvimental na amostra avaliada e, quanto as habilidades motoras, pode-se observar um pior desempenho no equilíbrio, não sendo observada diferença de desempenho entre meninos e meninas.UniCesumar2019-11-26T20:11:39Z2019-11-26T20:11:39Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3135otherMACHADO, Kátia Gama de BarrosMANZOTTI, Giovana FláviaVASCONCELOS, Karina da SilvaPEREIRA, Francielle de OliveiraPALÁCIO, Siméia Gasparreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:18Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:25.519Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PREVALÊNCIA E PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTAL
title PREVALÊNCIA E PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTAL
spellingShingle PREVALÊNCIA E PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTAL
MACHADO, Kátia Gama de Barros
Desordem coordenativa desenvolvimental
Habilidades motoras
Pediatria
title_short PREVALÊNCIA E PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTAL
title_full PREVALÊNCIA E PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTAL
title_fullStr PREVALÊNCIA E PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTAL
title_full_unstemmed PREVALÊNCIA E PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTAL
title_sort PREVALÊNCIA E PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTAL
author MACHADO, Kátia Gama de Barros
author_facet MACHADO, Kátia Gama de Barros
MANZOTTI, Giovana Flávia
VASCONCELOS, Karina da Silva
PEREIRA, Francielle de Oliveira
PALÁCIO, Siméia Gaspar
author_role author
author2 MANZOTTI, Giovana Flávia
VASCONCELOS, Karina da Silva
PEREIRA, Francielle de Oliveira
PALÁCIO, Siméia Gaspar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, Kátia Gama de Barros
MANZOTTI, Giovana Flávia
VASCONCELOS, Karina da Silva
PEREIRA, Francielle de Oliveira
PALÁCIO, Siméia Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Desordem coordenativa desenvolvimental
Habilidades motoras
Pediatria
topic Desordem coordenativa desenvolvimental
Habilidades motoras
Pediatria
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo de natureza transversal foi realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da UNICESUMAR, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e da autorização dos pais ou responsáveis, mediante a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. O mesmo teve como objetivo investigar a prevalência de Desordem Coordenativa Desenvolvimental em crianças de 7 anos de uma escola da rede privada de Maringá-PR e analisar o perfil motor das crianças investigadas. Foram excluídas do estudo crianças que apresentaram além do DCD, outros distúrbios de natureza neuropsiquiátrica, além dos deficientes físicos, visuais e mentais. Após autorização dos pais, foi enviado o checklist “Movement Assessment Battery for Children-2, para identificar desordens da coordenação motora.Posteriormente as crianças que apresentaram casos suspeitos da Desordem Coordenativa Desenvolvimental, foram submetidos a uma avaliação do desempenho motor utilizando a versão 2 do “Movement Assessment Battery for Children” (MABC-2). Em relação aos resultados obtidos, detectou-se uma prevalência de 26,83% da Desordem Coordenativa Desenvolvimental na amostra avaliada e, quanto as habilidades motoras, pode-se observar um pior desempenho no equilíbrio, não sendo observada diferença de desempenho entre meninos e meninas.
description O presente estudo de natureza transversal foi realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da UNICESUMAR, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e da autorização dos pais ou responsáveis, mediante a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. O mesmo teve como objetivo investigar a prevalência de Desordem Coordenativa Desenvolvimental em crianças de 7 anos de uma escola da rede privada de Maringá-PR e analisar o perfil motor das crianças investigadas. Foram excluídas do estudo crianças que apresentaram além do DCD, outros distúrbios de natureza neuropsiquiátrica, além dos deficientes físicos, visuais e mentais. Após autorização dos pais, foi enviado o checklist “Movement Assessment Battery for Children-2, para identificar desordens da coordenação motora.Posteriormente as crianças que apresentaram casos suspeitos da Desordem Coordenativa Desenvolvimental, foram submetidos a uma avaliação do desempenho motor utilizando a versão 2 do “Movement Assessment Battery for Children” (MABC-2). Em relação aos resultados obtidos, detectou-se uma prevalência de 26,83% da Desordem Coordenativa Desenvolvimental na amostra avaliada e, quanto as habilidades motoras, pode-se observar um pior desempenho no equilíbrio, não sendo observada diferença de desempenho entre meninos e meninas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-26T20:11:39Z
2019-11-26T20:11:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3135
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3135
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948616807022592