INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11805 |
Resumo: | Promover o engajamento de crianças em atividades motoras durante a infância é essencial para a manutenção da atividade física ao longo da vida. Os objetivos deste estudo foram investigar (1) o efeito de uma intervenção motora em meninos e meninas do ensino infantil e fundamental, no nível de engajamento nas aulas de educação física e na competência percebida, (2) o comportamento da professora, (3) o contexto de aula, (4) as relações entre a engajamento das crianças, a competência percebida, o comportamento da professora e o contexto da aula de educação física. Participaram crianças (quatro-cinco e nove-10 anos) de duas turmas de escolas públicas, uma de Ensino Fundamental (EF n=15) e uma de Educação Infantil (EI n=12). Para a avaliação do engajamento foram observadas e gravadas 16 aulas de educação física (EF n=8; EI n=8). As aulas eram implementadas com o clima de motivação para maestria (duas vezes por semana/EF 45 minutos; EI 30 minutos). Os vídeos das aulas foram analisados com o System for Observing Fitness Instruction Time e para a competência percebida foram utilizadas planilhas de autoavaliação respondidas pelas crianças. Efeitos positivos da intervenção foram percebidos nas categorias de engajamento e nas competências percebidas (p?0,05). Associações significativas (p?0,05), de moderadas a forte, foram observadas entre o engajamento das crianças e o contexto da aula e o comportamento da professora. Atividades adequadas ao nível de desenvolvimento da criança, assim como demonstração e feedback precisos dos professores, são necessários para o engajamento das crianças nas aulas de educação física. |
id |
UCB-5_8ba267fe3496c2f87413d33ee8096da3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11805 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULAIntervenção motora Atividade motora Educação física Engajamento Percepção de competênciaPromover o engajamento de crianças em atividades motoras durante a infância é essencial para a manutenção da atividade física ao longo da vida. Os objetivos deste estudo foram investigar (1) o efeito de uma intervenção motora em meninos e meninas do ensino infantil e fundamental, no nível de engajamento nas aulas de educação física e na competência percebida, (2) o comportamento da professora, (3) o contexto de aula, (4) as relações entre a engajamento das crianças, a competência percebida, o comportamento da professora e o contexto da aula de educação física. Participaram crianças (quatro-cinco e nove-10 anos) de duas turmas de escolas públicas, uma de Ensino Fundamental (EF n=15) e uma de Educação Infantil (EI n=12). Para a avaliação do engajamento foram observadas e gravadas 16 aulas de educação física (EF n=8; EI n=8). As aulas eram implementadas com o clima de motivação para maestria (duas vezes por semana/EF 45 minutos; EI 30 minutos). Os vídeos das aulas foram analisados com o System for Observing Fitness Instruction Time e para a competência percebida foram utilizadas planilhas de autoavaliação respondidas pelas crianças. Efeitos positivos da intervenção foram percebidos nas categorias de engajamento e nas competências percebidas (p?0,05). Associações significativas (p?0,05), de moderadas a forte, foram observadas entre o engajamento das crianças e o contexto da aula e o comportamento da professora. Atividades adequadas ao nível de desenvolvimento da criança, assim como demonstração e feedback precisos dos professores, são necessários para o engajamento das crianças nas aulas de educação física.Universidade Católica de Brasília2023-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesQuasi-Experimentalapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1180510.31501/rbcm.v30i3.11805Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 3 (2022)0103-171610.31501/rbcm.v30i03reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11805/11495Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNicolini, Daniela CardosoSantayana de Souza, MarieleZanella, Larissa WagnerValentini, Nadia Cristina2023-05-10T00:18:17Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11805Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2023-05-10T00:18:17Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA |
title |
INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA |
spellingShingle |
INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA Nicolini, Daniela Cardoso Intervenção motora Atividade motora Educação física Engajamento Percepção de competência |
title_short |
INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA |
title_full |
INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA |
title_fullStr |
INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA |
title_full_unstemmed |
INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA |
title_sort |
INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA |
author |
Nicolini, Daniela Cardoso |
author_facet |
Nicolini, Daniela Cardoso Santayana de Souza, Mariele Zanella, Larissa Wagner Valentini, Nadia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Santayana de Souza, Mariele Zanella, Larissa Wagner Valentini, Nadia Cristina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicolini, Daniela Cardoso Santayana de Souza, Mariele Zanella, Larissa Wagner Valentini, Nadia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção motora Atividade motora Educação física Engajamento Percepção de competência |
topic |
Intervenção motora Atividade motora Educação física Engajamento Percepção de competência |
description |
Promover o engajamento de crianças em atividades motoras durante a infância é essencial para a manutenção da atividade física ao longo da vida. Os objetivos deste estudo foram investigar (1) o efeito de uma intervenção motora em meninos e meninas do ensino infantil e fundamental, no nível de engajamento nas aulas de educação física e na competência percebida, (2) o comportamento da professora, (3) o contexto de aula, (4) as relações entre a engajamento das crianças, a competência percebida, o comportamento da professora e o contexto da aula de educação física. Participaram crianças (quatro-cinco e nove-10 anos) de duas turmas de escolas públicas, uma de Ensino Fundamental (EF n=15) e uma de Educação Infantil (EI n=12). Para a avaliação do engajamento foram observadas e gravadas 16 aulas de educação física (EF n=8; EI n=8). As aulas eram implementadas com o clima de motivação para maestria (duas vezes por semana/EF 45 minutos; EI 30 minutos). Os vídeos das aulas foram analisados com o System for Observing Fitness Instruction Time e para a competência percebida foram utilizadas planilhas de autoavaliação respondidas pelas crianças. Efeitos positivos da intervenção foram percebidos nas categorias de engajamento e nas competências percebidas (p?0,05). Associações significativas (p?0,05), de moderadas a forte, foram observadas entre o engajamento das crianças e o contexto da aula e o comportamento da professora. Atividades adequadas ao nível de desenvolvimento da criança, assim como demonstração e feedback precisos dos professores, são necessários para o engajamento das crianças nas aulas de educação física. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Quasi-Experimental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11805 10.31501/rbcm.v30i3.11805 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11805 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v30i3.11805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11805/11495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 3 (2022) 0103-1716 10.31501/rbcm.v30i03 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304122210451456 |