INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolini, Daniela Cardoso
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santayana de Souza, Mariele, Zanella, Larissa Wagner, Valentini, Nadia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11805
Resumo: Promover o engajamento de crianças em atividades motoras durante a infância é essencial para a manutenção da atividade física ao longo da vida. Os objetivos deste estudo foram investigar (1) o efeito de uma intervenção motora em meninos e meninas do ensino infantil e fundamental, no nível de engajamento nas aulas de educação física e na competência percebida, (2) o comportamento da professora, (3) o contexto de aula, (4) as relações entre a engajamento das crianças, a competência percebida, o comportamento da professora e o contexto da aula de educação física. Participaram crianças (quatro-cinco e nove-10 anos) de duas turmas de escolas públicas, uma de Ensino Fundamental (EF n=15) e uma de Educação Infantil (EI n=12). Para a avaliação do engajamento foram observadas e gravadas 16 aulas de educação física (EF n=8; EI n=8). As aulas eram implementadas com o clima de motivação para maestria (duas vezes por semana/EF 45 minutos; EI 30 minutos). Os vídeos das aulas foram analisados com o System for Observing Fitness Instruction Time e para a competência percebida foram utilizadas planilhas de autoavaliação respondidas pelas crianças. Efeitos positivos da intervenção foram percebidos nas categorias de engajamento e nas competências percebidas (p?0,05). Associações significativas (p?0,05), de moderadas a forte, foram observadas entre o engajamento das crianças e o contexto da aula e o comportamento da professora. Atividades adequadas ao nível de desenvolvimento da criança, assim como demonstração e feedback precisos dos professores, são necessários para o engajamento das crianças nas aulas de educação física.
id UCB-5_8ba267fe3496c2f87413d33ee8096da3
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11805
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULAIntervenção motora Atividade motora Educação física Engajamento Percepção de competênciaPromover o engajamento de crianças em atividades motoras durante a infância é essencial para a manutenção da atividade física ao longo da vida. Os objetivos deste estudo foram investigar (1) o efeito de uma intervenção motora em meninos e meninas do ensino infantil e fundamental, no nível de engajamento nas aulas de educação física e na competência percebida, (2) o comportamento da professora, (3) o contexto de aula, (4) as relações entre a engajamento das crianças, a competência percebida, o comportamento da professora e o contexto da aula de educação física. Participaram crianças (quatro-cinco e nove-10 anos) de duas turmas de escolas públicas, uma de Ensino Fundamental (EF n=15) e uma de Educação Infantil (EI n=12). Para a avaliação do engajamento foram observadas e gravadas 16 aulas de educação física (EF n=8; EI n=8). As aulas eram implementadas com o clima de motivação para maestria (duas vezes por semana/EF 45 minutos; EI 30 minutos). Os vídeos das aulas foram analisados com o System for Observing Fitness Instruction Time e para a competência percebida foram utilizadas planilhas de autoavaliação respondidas pelas crianças. Efeitos positivos da intervenção foram percebidos nas categorias de engajamento e nas competências percebidas (p?0,05). Associações significativas (p?0,05), de moderadas a forte, foram observadas entre o engajamento das crianças e o contexto da aula e o comportamento da professora. Atividades adequadas ao nível de desenvolvimento da criança, assim como demonstração e feedback precisos dos professores, são necessários para o engajamento das crianças nas aulas de educação física.Universidade Católica de Brasília2023-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesQuasi-Experimentalapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1180510.31501/rbcm.v30i3.11805Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 3 (2022)0103-171610.31501/rbcm.v30i03reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11805/11495Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNicolini, Daniela CardosoSantayana de Souza, MarieleZanella, Larissa WagnerValentini, Nadia Cristina2023-05-10T00:18:17Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11805Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2023-05-10T00:18:17Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA
title INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA
spellingShingle INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA
Nicolini, Daniela Cardoso
Intervenção motora
Atividade motora
Educação física
Engajamento
Percepção de competência
title_short INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA
title_full INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA
title_fullStr INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA
title_full_unstemmed INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA
title_sort INTERVENÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENGAJAMENTO, COMPETÊNCIA PERCEBIDA, COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E CONTEXTO DA AULA
author Nicolini, Daniela Cardoso
author_facet Nicolini, Daniela Cardoso
Santayana de Souza, Mariele
Zanella, Larissa Wagner
Valentini, Nadia Cristina
author_role author
author2 Santayana de Souza, Mariele
Zanella, Larissa Wagner
Valentini, Nadia Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolini, Daniela Cardoso
Santayana de Souza, Mariele
Zanella, Larissa Wagner
Valentini, Nadia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção motora
Atividade motora
Educação física
Engajamento
Percepção de competência
topic Intervenção motora
Atividade motora
Educação física
Engajamento
Percepção de competência
description Promover o engajamento de crianças em atividades motoras durante a infância é essencial para a manutenção da atividade física ao longo da vida. Os objetivos deste estudo foram investigar (1) o efeito de uma intervenção motora em meninos e meninas do ensino infantil e fundamental, no nível de engajamento nas aulas de educação física e na competência percebida, (2) o comportamento da professora, (3) o contexto de aula, (4) as relações entre a engajamento das crianças, a competência percebida, o comportamento da professora e o contexto da aula de educação física. Participaram crianças (quatro-cinco e nove-10 anos) de duas turmas de escolas públicas, uma de Ensino Fundamental (EF n=15) e uma de Educação Infantil (EI n=12). Para a avaliação do engajamento foram observadas e gravadas 16 aulas de educação física (EF n=8; EI n=8). As aulas eram implementadas com o clima de motivação para maestria (duas vezes por semana/EF 45 minutos; EI 30 minutos). Os vídeos das aulas foram analisados com o System for Observing Fitness Instruction Time e para a competência percebida foram utilizadas planilhas de autoavaliação respondidas pelas crianças. Efeitos positivos da intervenção foram percebidos nas categorias de engajamento e nas competências percebidas (p?0,05). Associações significativas (p?0,05), de moderadas a forte, foram observadas entre o engajamento das crianças e o contexto da aula e o comportamento da professora. Atividades adequadas ao nível de desenvolvimento da criança, assim como demonstração e feedback precisos dos professores, são necessários para o engajamento das crianças nas aulas de educação física.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Quasi-Experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11805
10.31501/rbcm.v30i3.11805
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11805
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v30i3.11805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11805/11495
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 3 (2022)
0103-1716
10.31501/rbcm.v30i03
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304122210451456