OS EFEITOS DO PROCESSO METODOLÓGICO PARA A MAXIMIZAÇÃO DO TEMPO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS INDIVIDUAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1060 |
Resumo: | Esta investigação teve por finalidade testar a possibilidade de alunos entre 10 e 13 anos aprenderem quatro elementos técnico-táticos individuais diferentes quando ensinados em uma mesma unidade didática (UD). Participaram da investigação inicialmente 14 crianças, entre 10 e 13 anos de idade, de uma turma de iniciação ao handebol de uma escola pública de Ijuí – RS, sendo que cinco cumpriram os critérios à análise de desempenho. A coleta de dados foi realizada através de uma avaliação inicial, antes do início das aulas e uma avaliação final, após o término da UD. Para tornar possível a avaliação do comportamento técnico-tático das crianças, foi utilizada a metodologia de análise de desempenho proposta por MÉNDEZ-GIMÉNEZ (1998). Os resultados da investigação evidenciam uma diferença estatisticamente significante (p |
id |
UCB-5_9a42e28d018a2107e2bcdaeb50144326 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1060 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS EFEITOS DO PROCESSO METODOLÓGICO PARA A MAXIMIZAÇÃO DO TEMPO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS INDIVIDUAISEsta investigação teve por finalidade testar a possibilidade de alunos entre 10 e 13 anos aprenderem quatro elementos técnico-táticos individuais diferentes quando ensinados em uma mesma unidade didática (UD). Participaram da investigação inicialmente 14 crianças, entre 10 e 13 anos de idade, de uma turma de iniciação ao handebol de uma escola pública de Ijuí – RS, sendo que cinco cumpriram os critérios à análise de desempenho. A coleta de dados foi realizada através de uma avaliação inicial, antes do início das aulas e uma avaliação final, após o término da UD. Para tornar possível a avaliação do comportamento técnico-tático das crianças, foi utilizada a metodologia de análise de desempenho proposta por MÉNDEZ-GIMÉNEZ (1998). Os resultados da investigação evidenciam uma diferença estatisticamente significante (p Universidade Católica de Brasília2010-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/106010.18511/rbcm.v18i2.1060Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 18 n. 2 (2010); 35-420103-171610.31501/rbcm.v18i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1060/1673Martiny, Luis EugênioGonzález, Fernando Jaimeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:44:59Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1060Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:44:59Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS EFEITOS DO PROCESSO METODOLÓGICO PARA A MAXIMIZAÇÃO DO TEMPO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS INDIVIDUAIS |
title |
OS EFEITOS DO PROCESSO METODOLÓGICO PARA A MAXIMIZAÇÃO DO TEMPO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS INDIVIDUAIS |
spellingShingle |
OS EFEITOS DO PROCESSO METODOLÓGICO PARA A MAXIMIZAÇÃO DO TEMPO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS INDIVIDUAIS Martiny, Luis Eugênio |
title_short |
OS EFEITOS DO PROCESSO METODOLÓGICO PARA A MAXIMIZAÇÃO DO TEMPO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS INDIVIDUAIS |
title_full |
OS EFEITOS DO PROCESSO METODOLÓGICO PARA A MAXIMIZAÇÃO DO TEMPO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS INDIVIDUAIS |
title_fullStr |
OS EFEITOS DO PROCESSO METODOLÓGICO PARA A MAXIMIZAÇÃO DO TEMPO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS INDIVIDUAIS |
title_full_unstemmed |
OS EFEITOS DO PROCESSO METODOLÓGICO PARA A MAXIMIZAÇÃO DO TEMPO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS INDIVIDUAIS |
title_sort |
OS EFEITOS DO PROCESSO METODOLÓGICO PARA A MAXIMIZAÇÃO DO TEMPO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS INDIVIDUAIS |
author |
Martiny, Luis Eugênio |
author_facet |
Martiny, Luis Eugênio González, Fernando Jaime |
author_role |
author |
author2 |
González, Fernando Jaime |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martiny, Luis Eugênio González, Fernando Jaime |
description |
Esta investigação teve por finalidade testar a possibilidade de alunos entre 10 e 13 anos aprenderem quatro elementos técnico-táticos individuais diferentes quando ensinados em uma mesma unidade didática (UD). Participaram da investigação inicialmente 14 crianças, entre 10 e 13 anos de idade, de uma turma de iniciação ao handebol de uma escola pública de Ijuí – RS, sendo que cinco cumpriram os critérios à análise de desempenho. A coleta de dados foi realizada através de uma avaliação inicial, antes do início das aulas e uma avaliação final, após o término da UD. Para tornar possível a avaliação do comportamento técnico-tático das crianças, foi utilizada a metodologia de análise de desempenho proposta por MÉNDEZ-GIMÉNEZ (1998). Os resultados da investigação evidenciam uma diferença estatisticamente significante (p |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1060 10.18511/rbcm.v18i2.1060 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1060 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v18i2.1060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1060/1673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 18 n. 2 (2010); 35-42 0103-1716 10.31501/rbcm.v18i2 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304117509685248 |