EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ventorim, Silvana, Locatelli, Andréa Brandão, Ferreira Neto, Amarílio, Mello, André Da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656
Resumo: O estudo analisa as experiências formativas de licenciandos em Educação Física, empreendidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/EF) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para a intervenção pedagógica na Educação Infantil. Utiliza a Pesquisa Narrativa como pressuposto teórico-metodológico e, como fontes na produção dos dados, as narrativas textuais e orais produzidas por 12 bolsistas de iniciação à docência, inseridos em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Vitória/ES. Os dados analisados sinalizam para uma formação centrada nas práticas pedagógicas, em que as demandas específicas das crianças e das instituições responsáveis pelo seu acolhimento foram mediadas pela pesquisa e pela relação colaborativa entre a universidade e os CMEIs conveniados. As experiências formativas investigadas têm contribuído para consolidar entre os bolsistas de iniciação à docência, uma concepção de infância que compreende as crianças como sujeitos de direitos, produtoras de cultura e agentes ativos em seus processos de socialização ocorridos no cotidiano escolar. Contudo, a abrangência do programa no universo de estudantes de licenciatura em Educação Física da Ufes é pequeno e, portanto, torna-se questionável o impacto dessa formação, que visa a diminuir o distanciamento da relação teoria-prática e de imprimir uma nova concepção de infância que possa balizar as ações pedagógicas desenvolvidas pelos futuros professores que atuarão na Educação Infantil, na constituição de futuras gerações de professores. Outro aspecto a se destacar é que os diferentes níveis de envolvimento e pertencimento dos bolsistas ao Pibid/EF denotam que a autoformação é uma importante variável em seus processos formativos.
id UCB-5_bb682436bbd142ac07401f305f8ffea1
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6656
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBIDO estudo analisa as experiências formativas de licenciandos em Educação Física, empreendidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/EF) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para a intervenção pedagógica na Educação Infantil. Utiliza a Pesquisa Narrativa como pressuposto teórico-metodológico e, como fontes na produção dos dados, as narrativas textuais e orais produzidas por 12 bolsistas de iniciação à docência, inseridos em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Vitória/ES. Os dados analisados sinalizam para uma formação centrada nas práticas pedagógicas, em que as demandas específicas das crianças e das instituições responsáveis pelo seu acolhimento foram mediadas pela pesquisa e pela relação colaborativa entre a universidade e os CMEIs conveniados. As experiências formativas investigadas têm contribuído para consolidar entre os bolsistas de iniciação à docência, uma concepção de infância que compreende as crianças como sujeitos de direitos, produtoras de cultura e agentes ativos em seus processos de socialização ocorridos no cotidiano escolar. Contudo, a abrangência do programa no universo de estudantes de licenciatura em Educação Física da Ufes é pequeno e, portanto, torna-se questionável o impacto dessa formação, que visa a diminuir o distanciamento da relação teoria-prática e de imprimir uma nova concepção de infância que possa balizar as ações pedagógicas desenvolvidas pelos futuros professores que atuarão na Educação Infantil, na constituição de futuras gerações de professores. Outro aspecto a se destacar é que os diferentes níveis de envolvimento e pertencimento dos bolsistas ao Pibid/EF denotam que a autoformação é uma importante variável em seus processos formativos.Universidade Católica de Brasília2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPESQUISA QUALITATIVAapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/665610.18511/rbcm.v24i4.6656Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 4 (2016); 85-990103-171610.31501/rbcm.v24i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/4928https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9341https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9342https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9343https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9344Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Rodrigo Lema Del RioVentorim, SilvanaLocatelli, Andréa BrandãoFerreira Neto, AmarílioMello, André Da Silva2017-02-28T17:19:10Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6656Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2017-02-28T17:19:10Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID
title EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID
spellingShingle EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID
Martins, Rodrigo Lema Del Rio
title_short EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID
title_full EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID
title_fullStr EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID
title_sort EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID
author Martins, Rodrigo Lema Del Rio
author_facet Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Ventorim, Silvana
Locatelli, Andréa Brandão
Ferreira Neto, Amarílio
Mello, André Da Silva
author_role author
author2 Ventorim, Silvana
Locatelli, Andréa Brandão
Ferreira Neto, Amarílio
Mello, André Da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Ventorim, Silvana
Locatelli, Andréa Brandão
Ferreira Neto, Amarílio
Mello, André Da Silva
description O estudo analisa as experiências formativas de licenciandos em Educação Física, empreendidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/EF) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para a intervenção pedagógica na Educação Infantil. Utiliza a Pesquisa Narrativa como pressuposto teórico-metodológico e, como fontes na produção dos dados, as narrativas textuais e orais produzidas por 12 bolsistas de iniciação à docência, inseridos em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Vitória/ES. Os dados analisados sinalizam para uma formação centrada nas práticas pedagógicas, em que as demandas específicas das crianças e das instituições responsáveis pelo seu acolhimento foram mediadas pela pesquisa e pela relação colaborativa entre a universidade e os CMEIs conveniados. As experiências formativas investigadas têm contribuído para consolidar entre os bolsistas de iniciação à docência, uma concepção de infância que compreende as crianças como sujeitos de direitos, produtoras de cultura e agentes ativos em seus processos de socialização ocorridos no cotidiano escolar. Contudo, a abrangência do programa no universo de estudantes de licenciatura em Educação Física da Ufes é pequeno e, portanto, torna-se questionável o impacto dessa formação, que visa a diminuir o distanciamento da relação teoria-prática e de imprimir uma nova concepção de infância que possa balizar as ações pedagógicas desenvolvidas pelos futuros professores que atuarão na Educação Infantil, na constituição de futuras gerações de professores. Outro aspecto a se destacar é que os diferentes níveis de envolvimento e pertencimento dos bolsistas ao Pibid/EF denotam que a autoformação é uma importante variável em seus processos formativos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
PESQUISA QUALITATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656
10.18511/rbcm.v24i4.6656
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v24i4.6656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/4928
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9341
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9342
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9343
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9344
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 4 (2016); 85-99
0103-1716
10.31501/rbcm.v24i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304120348180480