EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656 |
Resumo: | O estudo analisa as experiências formativas de licenciandos em Educação Física, empreendidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/EF) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para a intervenção pedagógica na Educação Infantil. Utiliza a Pesquisa Narrativa como pressuposto teórico-metodológico e, como fontes na produção dos dados, as narrativas textuais e orais produzidas por 12 bolsistas de iniciação à docência, inseridos em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Vitória/ES. Os dados analisados sinalizam para uma formação centrada nas práticas pedagógicas, em que as demandas específicas das crianças e das instituições responsáveis pelo seu acolhimento foram mediadas pela pesquisa e pela relação colaborativa entre a universidade e os CMEIs conveniados. As experiências formativas investigadas têm contribuído para consolidar entre os bolsistas de iniciação à docência, uma concepção de infância que compreende as crianças como sujeitos de direitos, produtoras de cultura e agentes ativos em seus processos de socialização ocorridos no cotidiano escolar. Contudo, a abrangência do programa no universo de estudantes de licenciatura em Educação Física da Ufes é pequeno e, portanto, torna-se questionável o impacto dessa formação, que visa a diminuir o distanciamento da relação teoria-prática e de imprimir uma nova concepção de infância que possa balizar as ações pedagógicas desenvolvidas pelos futuros professores que atuarão na Educação Infantil, na constituição de futuras gerações de professores. Outro aspecto a se destacar é que os diferentes níveis de envolvimento e pertencimento dos bolsistas ao Pibid/EF denotam que a autoformação é uma importante variável em seus processos formativos. |
id |
UCB-5_bb682436bbd142ac07401f305f8ffea1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6656 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBIDO estudo analisa as experiências formativas de licenciandos em Educação Física, empreendidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/EF) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para a intervenção pedagógica na Educação Infantil. Utiliza a Pesquisa Narrativa como pressuposto teórico-metodológico e, como fontes na produção dos dados, as narrativas textuais e orais produzidas por 12 bolsistas de iniciação à docência, inseridos em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Vitória/ES. Os dados analisados sinalizam para uma formação centrada nas práticas pedagógicas, em que as demandas específicas das crianças e das instituições responsáveis pelo seu acolhimento foram mediadas pela pesquisa e pela relação colaborativa entre a universidade e os CMEIs conveniados. As experiências formativas investigadas têm contribuído para consolidar entre os bolsistas de iniciação à docência, uma concepção de infância que compreende as crianças como sujeitos de direitos, produtoras de cultura e agentes ativos em seus processos de socialização ocorridos no cotidiano escolar. Contudo, a abrangência do programa no universo de estudantes de licenciatura em Educação Física da Ufes é pequeno e, portanto, torna-se questionável o impacto dessa formação, que visa a diminuir o distanciamento da relação teoria-prática e de imprimir uma nova concepção de infância que possa balizar as ações pedagógicas desenvolvidas pelos futuros professores que atuarão na Educação Infantil, na constituição de futuras gerações de professores. Outro aspecto a se destacar é que os diferentes níveis de envolvimento e pertencimento dos bolsistas ao Pibid/EF denotam que a autoformação é uma importante variável em seus processos formativos.Universidade Católica de Brasília2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPESQUISA QUALITATIVAapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/665610.18511/rbcm.v24i4.6656Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 4 (2016); 85-990103-171610.31501/rbcm.v24i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/4928https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9341https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9342https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9343https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9344Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Rodrigo Lema Del RioVentorim, SilvanaLocatelli, Andréa BrandãoFerreira Neto, AmarílioMello, André Da Silva2017-02-28T17:19:10Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6656Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2017-02-28T17:19:10Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID |
title |
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID Martins, Rodrigo Lema Del Rio |
title_short |
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID |
title_full |
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID |
title_sort |
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID |
author |
Martins, Rodrigo Lema Del Rio |
author_facet |
Martins, Rodrigo Lema Del Rio Ventorim, Silvana Locatelli, Andréa Brandão Ferreira Neto, Amarílio Mello, André Da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Ventorim, Silvana Locatelli, Andréa Brandão Ferreira Neto, Amarílio Mello, André Da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Rodrigo Lema Del Rio Ventorim, Silvana Locatelli, Andréa Brandão Ferreira Neto, Amarílio Mello, André Da Silva |
description |
O estudo analisa as experiências formativas de licenciandos em Educação Física, empreendidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/EF) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para a intervenção pedagógica na Educação Infantil. Utiliza a Pesquisa Narrativa como pressuposto teórico-metodológico e, como fontes na produção dos dados, as narrativas textuais e orais produzidas por 12 bolsistas de iniciação à docência, inseridos em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Vitória/ES. Os dados analisados sinalizam para uma formação centrada nas práticas pedagógicas, em que as demandas específicas das crianças e das instituições responsáveis pelo seu acolhimento foram mediadas pela pesquisa e pela relação colaborativa entre a universidade e os CMEIs conveniados. As experiências formativas investigadas têm contribuído para consolidar entre os bolsistas de iniciação à docência, uma concepção de infância que compreende as crianças como sujeitos de direitos, produtoras de cultura e agentes ativos em seus processos de socialização ocorridos no cotidiano escolar. Contudo, a abrangência do programa no universo de estudantes de licenciatura em Educação Física da Ufes é pequeno e, portanto, torna-se questionável o impacto dessa formação, que visa a diminuir o distanciamento da relação teoria-prática e de imprimir uma nova concepção de infância que possa balizar as ações pedagógicas desenvolvidas pelos futuros professores que atuarão na Educação Infantil, na constituição de futuras gerações de professores. Outro aspecto a se destacar é que os diferentes níveis de envolvimento e pertencimento dos bolsistas ao Pibid/EF denotam que a autoformação é uma importante variável em seus processos formativos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares PESQUISA QUALITATIVA |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656 10.18511/rbcm.v24i4.6656 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v24i4.6656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/4928 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9341 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9342 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9343 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6656/9344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 4 (2016); 85-99 0103-1716 10.31501/rbcm.v24i4 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304120348180480 |