EFEITO DE DOIS MESES DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ASPECTO MOTOR E PRESSÃO ARTERIAL DE ESCOLARES DE JUAZEIRO-BA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p35-41

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Marcos Vinicius Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pafonsio Andrade Junior, Manoel, Vila Nova de Moraes, José Fernando, Laitano, Orlando, Machado, Alexsandro, Campbell, Carmen Silvia Grubert, Carvalho, Ferdinando Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
DOI: 10.18511/rbcm.v21i3.3154
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3154
Resumo: Os programas de educação física em escolas, em suas diversas variações, é uma parte importante do processo geral de educação e devem ser incentivados para desenvolver e/ou manter bons níveis de atividade física, além de influenciar do desenvolvimento motor dos alunos. Diante disso, o objetivo do estudo foi observar o efeito de dois meses de aula de educação física sobre o aspecto motor de escolares. Fizeram parte do estudo 43 estudantes de uma escola pública de Juazeiro-BA, sendo 18 meninos e 25 meninas. As medidas antropométricas avaliadas foram: massa corporal e estatura, para o cálculo do IMC (Índice de massa corporal). A circunferência de cintura (CC) foi obtida adotando como ponto de corte o percentil 50 da amostra. O percentual de gordura (G) foi determinado pelo somatório das dobras cutâneas tríceps e subescapular. A pressão arterial (PA) foi mensurada pelo método auscultatório. Os testes motores utilizados seguiram os procedimentos de Gaya Silva (2007). Na comparação dos resultados entre os sexos, somente o teste de sentar e alcançar sem banco (SA s/b) não apresentou diferença estatisticamente significativa entre os testes motores nos momentos pré e pós dois meses de aula. Já em relação aos momentos pré e pós dois meses de aula de cada sexo, houve um declínio significativo nos resultados dos testes de agilidade (p
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