SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12928 |
Resumo: | O objetivo foi identificar a frequência com que os temas relacionados à saúde são ministrados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, a partir da percepção dos alunos, bem como, verificar quais temas de aula relacionados à saúde, possuem maior importância na percepção desses alunos. Esta pesquisa utilizou o método survey. Foi utilizado para a coleta das informações, um questionário, elaborado pelos autores, contendo 25 possíveis temas de aula relacionados à saúde. O questionário foi aplicado presencialmente, impresso ou por formulário eletrônico. Participaram 178 alunos da 3º série do Ensino Médio, período diurno, de sete escolas públicas de Irati-PR. Os resultados apontaram, que os temas indicados pelos alunos, com maior frequência, foram: significado de termos e conceitos relacionados à saúde (87,1%), exercício físico e qualidade de vida (85,4%), alimentação e estética corporal (84,3%) e efeitos do alongamento (83,7%). Os temas indicados com menor frequência foram: saúde e seu contexto histórico (30,9%), ginástica laboral (27%), atividade física na gestação (24,7%), academia e o modismo (24,2%). Dentre as temáticas, dez foram consideradas muito ou extremamente importantes para a maioria dos alunos e dois temas indicados como pouco abordados, surgiram como muito importantes ou extremamente importantes na perspectiva dos alunos (suplementos nutricionais e atividade física na gestação). Com base nos resultados e em contraposição à uma visão estritamente biológica da área, consideramos que as aulas de Educação Física no Ensino Médio devem englobar também os determinantes sociais, oportunizando aos alunos uma visão ampliada de saúde, com apresentação e discussão de temas que dialoguem com sua realidade. |
id |
UCB-5_bdd60fefbe94fcb96a7b82126cd7bdda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12928 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PREducação Física Saúde Percepção EstudantesO objetivo foi identificar a frequência com que os temas relacionados à saúde são ministrados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, a partir da percepção dos alunos, bem como, verificar quais temas de aula relacionados à saúde, possuem maior importância na percepção desses alunos. Esta pesquisa utilizou o método survey. Foi utilizado para a coleta das informações, um questionário, elaborado pelos autores, contendo 25 possíveis temas de aula relacionados à saúde. O questionário foi aplicado presencialmente, impresso ou por formulário eletrônico. Participaram 178 alunos da 3º série do Ensino Médio, período diurno, de sete escolas públicas de Irati-PR. Os resultados apontaram, que os temas indicados pelos alunos, com maior frequência, foram: significado de termos e conceitos relacionados à saúde (87,1%), exercício físico e qualidade de vida (85,4%), alimentação e estética corporal (84,3%) e efeitos do alongamento (83,7%). Os temas indicados com menor frequência foram: saúde e seu contexto histórico (30,9%), ginástica laboral (27%), atividade física na gestação (24,7%), academia e o modismo (24,2%). Dentre as temáticas, dez foram consideradas muito ou extremamente importantes para a maioria dos alunos e dois temas indicados como pouco abordados, surgiram como muito importantes ou extremamente importantes na perspectiva dos alunos (suplementos nutricionais e atividade física na gestação). Com base nos resultados e em contraposição à uma visão estritamente biológica da área, consideramos que as aulas de Educação Física no Ensino Médio devem englobar também os determinantes sociais, oportunizando aos alunos uma visão ampliada de saúde, com apresentação e discussão de temas que dialoguem com sua realidade.Universidade Católica de Brasília2023-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal; Descritivaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1292810.31501/rbcm.v30i2.12928Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 2 (2022)0103-171610.31501/rbcm.v30i02reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12928/11429Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuse de Godoy Rocha, CharlesFerreira dos Santos, LarizaBinotto, Maria Angélicada Silva Coutinho, Silvano2023-03-13T20:16:13Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12928Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2023-03-13T20:16:13Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR |
title |
SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR |
spellingShingle |
SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR Guse de Godoy Rocha, Charles Educação Física Saúde Percepção Estudantes |
title_short |
SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR |
title_full |
SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR |
title_fullStr |
SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR |
title_full_unstemmed |
SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR |
title_sort |
SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR |
author |
Guse de Godoy Rocha, Charles |
author_facet |
Guse de Godoy Rocha, Charles Ferreira dos Santos, Lariza Binotto, Maria Angélica da Silva Coutinho, Silvano |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira dos Santos, Lariza Binotto, Maria Angélica da Silva Coutinho, Silvano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guse de Godoy Rocha, Charles Ferreira dos Santos, Lariza Binotto, Maria Angélica da Silva Coutinho, Silvano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Saúde Percepção Estudantes |
topic |
Educação Física Saúde Percepção Estudantes |
description |
O objetivo foi identificar a frequência com que os temas relacionados à saúde são ministrados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, a partir da percepção dos alunos, bem como, verificar quais temas de aula relacionados à saúde, possuem maior importância na percepção desses alunos. Esta pesquisa utilizou o método survey. Foi utilizado para a coleta das informações, um questionário, elaborado pelos autores, contendo 25 possíveis temas de aula relacionados à saúde. O questionário foi aplicado presencialmente, impresso ou por formulário eletrônico. Participaram 178 alunos da 3º série do Ensino Médio, período diurno, de sete escolas públicas de Irati-PR. Os resultados apontaram, que os temas indicados pelos alunos, com maior frequência, foram: significado de termos e conceitos relacionados à saúde (87,1%), exercício físico e qualidade de vida (85,4%), alimentação e estética corporal (84,3%) e efeitos do alongamento (83,7%). Os temas indicados com menor frequência foram: saúde e seu contexto histórico (30,9%), ginástica laboral (27%), atividade física na gestação (24,7%), academia e o modismo (24,2%). Dentre as temáticas, dez foram consideradas muito ou extremamente importantes para a maioria dos alunos e dois temas indicados como pouco abordados, surgiram como muito importantes ou extremamente importantes na perspectiva dos alunos (suplementos nutricionais e atividade física na gestação). Com base nos resultados e em contraposição à uma visão estritamente biológica da área, consideramos que as aulas de Educação Física no Ensino Médio devem englobar também os determinantes sociais, oportunizando aos alunos uma visão ampliada de saúde, com apresentação e discussão de temas que dialoguem com sua realidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Transversal; Descritiva |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12928 10.31501/rbcm.v30i2.12928 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12928 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v30i2.12928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12928/11429 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 2 (2022) 0103-1716 10.31501/rbcm.v30i02 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304122360397824 |