SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guse de Godoy Rocha, Charles
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira dos Santos, Lariza, Binotto, Maria Angélica, da Silva Coutinho, Silvano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12928
Resumo: O objetivo foi identificar a frequência com que os temas relacionados à saúde são ministrados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, a partir da percepção dos alunos, bem como, verificar quais temas de aula relacionados à saúde, possuem maior importância na percepção desses alunos. Esta pesquisa utilizou o método survey. Foi utilizado para a coleta das informações, um questionário, elaborado pelos autores, contendo 25 possíveis temas de aula relacionados à saúde. O questionário foi aplicado presencialmente, impresso ou por formulário eletrônico. Participaram 178 alunos da 3º série do Ensino Médio, período diurno, de sete escolas públicas de Irati-PR. Os resultados apontaram, que os temas indicados pelos alunos, com maior frequência, foram: significado de termos e conceitos relacionados à saúde (87,1%), exercício físico e qualidade de vida (85,4%), alimentação e estética corporal (84,3%) e efeitos do alongamento (83,7%). Os temas indicados com menor frequência foram: saúde e seu contexto histórico (30,9%), ginástica laboral (27%), atividade física na gestação (24,7%), academia e o modismo (24,2%). Dentre as temáticas, dez foram consideradas muito ou extremamente importantes para a maioria dos alunos e dois temas indicados como pouco abordados, surgiram como muito importantes ou extremamente importantes na perspectiva dos alunos (suplementos nutricionais e atividade física na gestação). Com base nos resultados e em contraposição à uma visão estritamente biológica da área, consideramos que as aulas de Educação Física no Ensino Médio devem englobar também os determinantes sociais, oportunizando aos alunos uma visão ampliada de saúde, com apresentação e discussão de temas que dialoguem com sua realidade.
id UCB-5_bdd60fefbe94fcb96a7b82126cd7bdda
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12928
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PREducação Física Saúde Percepção EstudantesO objetivo foi identificar a frequência com que os temas relacionados à saúde são ministrados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, a partir da percepção dos alunos, bem como, verificar quais temas de aula relacionados à saúde, possuem maior importância na percepção desses alunos. Esta pesquisa utilizou o método survey. Foi utilizado para a coleta das informações, um questionário, elaborado pelos autores, contendo 25 possíveis temas de aula relacionados à saúde. O questionário foi aplicado presencialmente, impresso ou por formulário eletrônico. Participaram 178 alunos da 3º série do Ensino Médio, período diurno, de sete escolas públicas de Irati-PR. Os resultados apontaram, que os temas indicados pelos alunos, com maior frequência, foram: significado de termos e conceitos relacionados à saúde (87,1%), exercício físico e qualidade de vida (85,4%), alimentação e estética corporal (84,3%) e efeitos do alongamento (83,7%). Os temas indicados com menor frequência foram: saúde e seu contexto histórico (30,9%), ginástica laboral (27%), atividade física na gestação (24,7%), academia e o modismo (24,2%). Dentre as temáticas, dez foram consideradas muito ou extremamente importantes para a maioria dos alunos e dois temas indicados como pouco abordados, surgiram como muito importantes ou extremamente importantes na perspectiva dos alunos (suplementos nutricionais e atividade física na gestação). Com base nos resultados e em contraposição à uma visão estritamente biológica da área, consideramos que as aulas de Educação Física no Ensino Médio devem englobar também os determinantes sociais, oportunizando aos alunos uma visão ampliada de saúde, com apresentação e discussão de temas que dialoguem com sua realidade.Universidade Católica de Brasília2023-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal; Descritivaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1292810.31501/rbcm.v30i2.12928Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 2 (2022)0103-171610.31501/rbcm.v30i02reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12928/11429Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuse de Godoy Rocha, CharlesFerreira dos Santos, LarizaBinotto, Maria Angélicada Silva Coutinho, Silvano2023-03-13T20:16:13Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12928Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2023-03-13T20:16:13Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR
title SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR
spellingShingle SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR
Guse de Godoy Rocha, Charles
Educação Física
Saúde
Percepção
Estudantes
title_short SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR
title_full SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR
title_fullStr SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR
title_full_unstemmed SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR
title_sort SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IRATI-PR
author Guse de Godoy Rocha, Charles
author_facet Guse de Godoy Rocha, Charles
Ferreira dos Santos, Lariza
Binotto, Maria Angélica
da Silva Coutinho, Silvano
author_role author
author2 Ferreira dos Santos, Lariza
Binotto, Maria Angélica
da Silva Coutinho, Silvano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guse de Godoy Rocha, Charles
Ferreira dos Santos, Lariza
Binotto, Maria Angélica
da Silva Coutinho, Silvano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Saúde
Percepção
Estudantes
topic Educação Física
Saúde
Percepção
Estudantes
description O objetivo foi identificar a frequência com que os temas relacionados à saúde são ministrados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, a partir da percepção dos alunos, bem como, verificar quais temas de aula relacionados à saúde, possuem maior importância na percepção desses alunos. Esta pesquisa utilizou o método survey. Foi utilizado para a coleta das informações, um questionário, elaborado pelos autores, contendo 25 possíveis temas de aula relacionados à saúde. O questionário foi aplicado presencialmente, impresso ou por formulário eletrônico. Participaram 178 alunos da 3º série do Ensino Médio, período diurno, de sete escolas públicas de Irati-PR. Os resultados apontaram, que os temas indicados pelos alunos, com maior frequência, foram: significado de termos e conceitos relacionados à saúde (87,1%), exercício físico e qualidade de vida (85,4%), alimentação e estética corporal (84,3%) e efeitos do alongamento (83,7%). Os temas indicados com menor frequência foram: saúde e seu contexto histórico (30,9%), ginástica laboral (27%), atividade física na gestação (24,7%), academia e o modismo (24,2%). Dentre as temáticas, dez foram consideradas muito ou extremamente importantes para a maioria dos alunos e dois temas indicados como pouco abordados, surgiram como muito importantes ou extremamente importantes na perspectiva dos alunos (suplementos nutricionais e atividade física na gestação). Com base nos resultados e em contraposição à uma visão estritamente biológica da área, consideramos que as aulas de Educação Física no Ensino Médio devem englobar também os determinantes sociais, oportunizando aos alunos uma visão ampliada de saúde, com apresentação e discussão de temas que dialoguem com sua realidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Transversal; Descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12928
10.31501/rbcm.v30i2.12928
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12928
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v30i2.12928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12928/11429
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 2 (2022)
0103-1716
10.31501/rbcm.v30i02
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304122360397824