SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi Filho, Silvio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes da Silva, Cinthia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124
Resumo: Falta de conteúdos diversificados, desinteresse por parte dos alunos e falta de intervenção pedagógica nas atividades desenvolvidas, são fatores que promovem o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física escolar, gerados por uma tradição pedagógica que tem como base valores como a competição e o individualismo. Paralelo a isso, os super-heróis são um sucesso cultural (principalmente para o público infanto-juvenil) viabilizados pelos meios de comunicação de massa, sendo associados a produtos e atividades que fazem parte do contexto do lazer. Portanto, considerando a forte presença cultural supracitada dos super-heróis no cotidiano das crianças e jovens do Brasil, os mesmos foram trabalhados nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental numa proposta pedagógica pautada nos valores da educação para o lazer e da Educação Física plural, em busca de viabilizar aos alunos a construção e produção de novos conhecimentos a respeito das práticas corporais e conteúdos do lazer. Sendo assim, o objetivo de tal pesquisa foi a elaboração, realização e análise de uma proposta pedagógica de inclusão do tema dos super-heróis nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental, no sentido da educação para o lazer. Os procedimentos metodológicos utilizados foram compostos por pesquisa de campo em que realizamos a análise qualitativa para uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. No total foram 08 aulas de Educação Física. O registro da pesquisa de campo foi realizado a partir do diário de campo para fazer as anotações sobre o processo pedagógico. Utilizou-se também as técnicas de observação participante e questionários. Concluímos que por meio da proposta pedagógica que houve conhecimentos construídos pelos alunos sobre a cultura corporal, sobre os conteúdos do lazer (em especial o manual) e sobre valores éticos e morais inspirados nos super-heróis como altruísmo e cooperação.
id UCB-5_cdac1c2cb8df42d341ad0037b2b90265
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9124
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação FísicaEducação Física Educação Ensino Fundamental Atividades de Lazer Super-Heróis.Falta de conteúdos diversificados, desinteresse por parte dos alunos e falta de intervenção pedagógica nas atividades desenvolvidas, são fatores que promovem o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física escolar, gerados por uma tradição pedagógica que tem como base valores como a competição e o individualismo. Paralelo a isso, os super-heróis são um sucesso cultural (principalmente para o público infanto-juvenil) viabilizados pelos meios de comunicação de massa, sendo associados a produtos e atividades que fazem parte do contexto do lazer. Portanto, considerando a forte presença cultural supracitada dos super-heróis no cotidiano das crianças e jovens do Brasil, os mesmos foram trabalhados nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental numa proposta pedagógica pautada nos valores da educação para o lazer e da Educação Física plural, em busca de viabilizar aos alunos a construção e produção de novos conhecimentos a respeito das práticas corporais e conteúdos do lazer. Sendo assim, o objetivo de tal pesquisa foi a elaboração, realização e análise de uma proposta pedagógica de inclusão do tema dos super-heróis nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental, no sentido da educação para o lazer. Os procedimentos metodológicos utilizados foram compostos por pesquisa de campo em que realizamos a análise qualitativa para uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. No total foram 08 aulas de Educação Física. O registro da pesquisa de campo foi realizado a partir do diário de campo para fazer as anotações sobre o processo pedagógico. Utilizou-se também as técnicas de observação participante e questionários. Concluímos que por meio da proposta pedagógica que houve conhecimentos construídos pelos alunos sobre a cultura corporal, sobre os conteúdos do lazer (em especial o manual) e sobre valores éticos e morais inspirados nos super-heróis como altruísmo e cooperação.Universidade Católica de Brasília2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa-Participanteapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/912410.31501/rbcm.v27i2.9124Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 2 (2019); 188-2080103-171610.31501/rbcm.v27i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/6213https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/9995https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/9996https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/9997Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi Filho, SilvioLopes da Silva, Cinthia2020-04-07T17:21:23Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9124Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-07T17:21:23Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física
title SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física
spellingShingle SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física
Rossi Filho, Silvio
Educação Física
Educação
Ensino Fundamental
Atividades de Lazer
Super-Heróis.
title_short SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física
title_full SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física
title_fullStr SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física
title_full_unstemmed SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física
title_sort SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física
author Rossi Filho, Silvio
author_facet Rossi Filho, Silvio
Lopes da Silva, Cinthia
author_role author
author2 Lopes da Silva, Cinthia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi Filho, Silvio
Lopes da Silva, Cinthia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Educação
Ensino Fundamental
Atividades de Lazer
Super-Heróis.
topic Educação Física
Educação
Ensino Fundamental
Atividades de Lazer
Super-Heróis.
description Falta de conteúdos diversificados, desinteresse por parte dos alunos e falta de intervenção pedagógica nas atividades desenvolvidas, são fatores que promovem o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física escolar, gerados por uma tradição pedagógica que tem como base valores como a competição e o individualismo. Paralelo a isso, os super-heróis são um sucesso cultural (principalmente para o público infanto-juvenil) viabilizados pelos meios de comunicação de massa, sendo associados a produtos e atividades que fazem parte do contexto do lazer. Portanto, considerando a forte presença cultural supracitada dos super-heróis no cotidiano das crianças e jovens do Brasil, os mesmos foram trabalhados nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental numa proposta pedagógica pautada nos valores da educação para o lazer e da Educação Física plural, em busca de viabilizar aos alunos a construção e produção de novos conhecimentos a respeito das práticas corporais e conteúdos do lazer. Sendo assim, o objetivo de tal pesquisa foi a elaboração, realização e análise de uma proposta pedagógica de inclusão do tema dos super-heróis nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental, no sentido da educação para o lazer. Os procedimentos metodológicos utilizados foram compostos por pesquisa de campo em que realizamos a análise qualitativa para uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. No total foram 08 aulas de Educação Física. O registro da pesquisa de campo foi realizado a partir do diário de campo para fazer as anotações sobre o processo pedagógico. Utilizou-se também as técnicas de observação participante e questionários. Concluímos que por meio da proposta pedagógica que houve conhecimentos construídos pelos alunos sobre a cultura corporal, sobre os conteúdos do lazer (em especial o manual) e sobre valores éticos e morais inspirados nos super-heróis como altruísmo e cooperação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa-Participante
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124
10.31501/rbcm.v27i2.9124
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v27i2.9124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/6213
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/9995
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/9996
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/9997
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 2 (2019); 188-208
0103-1716
10.31501/rbcm.v27i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304121228984320