SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124 |
Resumo: | Falta de conteúdos diversificados, desinteresse por parte dos alunos e falta de intervenção pedagógica nas atividades desenvolvidas, são fatores que promovem o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física escolar, gerados por uma tradição pedagógica que tem como base valores como a competição e o individualismo. Paralelo a isso, os super-heróis são um sucesso cultural (principalmente para o público infanto-juvenil) viabilizados pelos meios de comunicação de massa, sendo associados a produtos e atividades que fazem parte do contexto do lazer. Portanto, considerando a forte presença cultural supracitada dos super-heróis no cotidiano das crianças e jovens do Brasil, os mesmos foram trabalhados nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental numa proposta pedagógica pautada nos valores da educação para o lazer e da Educação Física plural, em busca de viabilizar aos alunos a construção e produção de novos conhecimentos a respeito das práticas corporais e conteúdos do lazer. Sendo assim, o objetivo de tal pesquisa foi a elaboração, realização e análise de uma proposta pedagógica de inclusão do tema dos super-heróis nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental, no sentido da educação para o lazer. Os procedimentos metodológicos utilizados foram compostos por pesquisa de campo em que realizamos a análise qualitativa para uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. No total foram 08 aulas de Educação Física. O registro da pesquisa de campo foi realizado a partir do diário de campo para fazer as anotações sobre o processo pedagógico. Utilizou-se também as técnicas de observação participante e questionários. Concluímos que por meio da proposta pedagógica que houve conhecimentos construídos pelos alunos sobre a cultura corporal, sobre os conteúdos do lazer (em especial o manual) e sobre valores éticos e morais inspirados nos super-heróis como altruísmo e cooperação. |
id |
UCB-5_cdac1c2cb8df42d341ad0037b2b90265 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9124 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação FísicaEducação Física Educação Ensino Fundamental Atividades de Lazer Super-Heróis.Falta de conteúdos diversificados, desinteresse por parte dos alunos e falta de intervenção pedagógica nas atividades desenvolvidas, são fatores que promovem o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física escolar, gerados por uma tradição pedagógica que tem como base valores como a competição e o individualismo. Paralelo a isso, os super-heróis são um sucesso cultural (principalmente para o público infanto-juvenil) viabilizados pelos meios de comunicação de massa, sendo associados a produtos e atividades que fazem parte do contexto do lazer. Portanto, considerando a forte presença cultural supracitada dos super-heróis no cotidiano das crianças e jovens do Brasil, os mesmos foram trabalhados nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental numa proposta pedagógica pautada nos valores da educação para o lazer e da Educação Física plural, em busca de viabilizar aos alunos a construção e produção de novos conhecimentos a respeito das práticas corporais e conteúdos do lazer. Sendo assim, o objetivo de tal pesquisa foi a elaboração, realização e análise de uma proposta pedagógica de inclusão do tema dos super-heróis nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental, no sentido da educação para o lazer. Os procedimentos metodológicos utilizados foram compostos por pesquisa de campo em que realizamos a análise qualitativa para uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. No total foram 08 aulas de Educação Física. O registro da pesquisa de campo foi realizado a partir do diário de campo para fazer as anotações sobre o processo pedagógico. Utilizou-se também as técnicas de observação participante e questionários. Concluímos que por meio da proposta pedagógica que houve conhecimentos construídos pelos alunos sobre a cultura corporal, sobre os conteúdos do lazer (em especial o manual) e sobre valores éticos e morais inspirados nos super-heróis como altruísmo e cooperação.Universidade Católica de Brasília2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa-Participanteapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/912410.31501/rbcm.v27i2.9124Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 2 (2019); 188-2080103-171610.31501/rbcm.v27i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/6213https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/9995https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/9996https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/9997Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi Filho, SilvioLopes da Silva, Cinthia2020-04-07T17:21:23Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9124Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-07T17:21:23Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física |
title |
SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física |
spellingShingle |
SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física Rossi Filho, Silvio Educação Física Educação Ensino Fundamental Atividades de Lazer Super-Heróis. |
title_short |
SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física |
title_full |
SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física |
title_fullStr |
SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física |
title_full_unstemmed |
SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física |
title_sort |
SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: descrição de uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física |
author |
Rossi Filho, Silvio |
author_facet |
Rossi Filho, Silvio Lopes da Silva, Cinthia |
author_role |
author |
author2 |
Lopes da Silva, Cinthia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi Filho, Silvio Lopes da Silva, Cinthia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Educação Ensino Fundamental Atividades de Lazer Super-Heróis. |
topic |
Educação Física Educação Ensino Fundamental Atividades de Lazer Super-Heróis. |
description |
Falta de conteúdos diversificados, desinteresse por parte dos alunos e falta de intervenção pedagógica nas atividades desenvolvidas, são fatores que promovem o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física escolar, gerados por uma tradição pedagógica que tem como base valores como a competição e o individualismo. Paralelo a isso, os super-heróis são um sucesso cultural (principalmente para o público infanto-juvenil) viabilizados pelos meios de comunicação de massa, sendo associados a produtos e atividades que fazem parte do contexto do lazer. Portanto, considerando a forte presença cultural supracitada dos super-heróis no cotidiano das crianças e jovens do Brasil, os mesmos foram trabalhados nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental numa proposta pedagógica pautada nos valores da educação para o lazer e da Educação Física plural, em busca de viabilizar aos alunos a construção e produção de novos conhecimentos a respeito das práticas corporais e conteúdos do lazer. Sendo assim, o objetivo de tal pesquisa foi a elaboração, realização e análise de uma proposta pedagógica de inclusão do tema dos super-heróis nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental, no sentido da educação para o lazer. Os procedimentos metodológicos utilizados foram compostos por pesquisa de campo em que realizamos a análise qualitativa para uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. No total foram 08 aulas de Educação Física. O registro da pesquisa de campo foi realizado a partir do diário de campo para fazer as anotações sobre o processo pedagógico. Utilizou-se também as técnicas de observação participante e questionários. Concluímos que por meio da proposta pedagógica que houve conhecimentos construídos pelos alunos sobre a cultura corporal, sobre os conteúdos do lazer (em especial o manual) e sobre valores éticos e morais inspirados nos super-heróis como altruísmo e cooperação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa-Participante |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124 10.31501/rbcm.v27i2.9124 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v27i2.9124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/6213 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/9995 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/9996 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9124/9997 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 2 (2019); 188-208 0103-1716 10.31501/rbcm.v27i2 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304121228984320 |