TRATAMENTO E ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO EM PERIÓDICOS NACIONAIS: O ESTADO DA ARTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparotto, Guilherme da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Navarro, Rodrigo Tramutolo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6305
Resumo: Este estudo se propôs levantar todos os trabalhos sobre o ensino de Educação Física em escolas técnicas, publicados em periódicos da área, desde a publicação dos PCNs e discutir as ações pedagógicas expostas. Para tal, foram realizadas buscas nas bases Scielo, Periódicos Capes, Google Acadêmico, além de em todos os periódicos de estrato A e B no Qualis Capes, que possuem a Educação Física escolar em seu escopo. Somente sete artigos abordaram a temática desde a publicação dos PCNs. Estes artigos foram categorizados em “legitimidade da disciplina na comunidade acadêmica”, “a história da Educação Física na escola técnica” e “ações pedagógicas de professores de Educação Física no ensino técnico”. A falta de estudos publicados em periódicos da área, em que se discute a Educação Física no ensino técnico, expõe um cenário que necessita ser explorado, na perspectiva de preencher não somente esta lacuna científica, como fomentar a prática dos docentes que atuam neste nível de ensino.
id UCB-5_f8b0c1eef91689cc2f9b0dc7021aeee4
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6305
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling TRATAMENTO E ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO EM PERIÓDICOS NACIONAIS: O ESTADO DA ARTEEducação Física Ensino médio Ensino profissionalizanteEste estudo se propôs levantar todos os trabalhos sobre o ensino de Educação Física em escolas técnicas, publicados em periódicos da área, desde a publicação dos PCNs e discutir as ações pedagógicas expostas. Para tal, foram realizadas buscas nas bases Scielo, Periódicos Capes, Google Acadêmico, além de em todos os periódicos de estrato A e B no Qualis Capes, que possuem a Educação Física escolar em seu escopo. Somente sete artigos abordaram a temática desde a publicação dos PCNs. Estes artigos foram categorizados em “legitimidade da disciplina na comunidade acadêmica”, “a história da Educação Física na escola técnica” e “ações pedagógicas de professores de Educação Física no ensino técnico”. A falta de estudos publicados em periódicos da área, em que se discute a Educação Física no ensino técnico, expõe um cenário que necessita ser explorado, na perspectiva de preencher não somente esta lacuna científica, como fomentar a prática dos docentes que atuam neste nível de ensino.Universidade Católica de Brasília2017-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão bibliográficaapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/630510.31501/rbcm.v25i2.6305Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 2 (2017); 154-1650103-171610.31501/rbcm.v25i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6305/5216https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6305/9173Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGasparotto, Guilherme da SilvaNavarro, Rodrigo Tramutolo2021-10-22T10:44:04Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6305Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-10-22T10:44:04Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv TRATAMENTO E ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO EM PERIÓDICOS NACIONAIS: O ESTADO DA ARTE
title TRATAMENTO E ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO EM PERIÓDICOS NACIONAIS: O ESTADO DA ARTE
spellingShingle TRATAMENTO E ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO EM PERIÓDICOS NACIONAIS: O ESTADO DA ARTE
Gasparotto, Guilherme da Silva
Educação Física
Ensino médio
Ensino profissionalizante
title_short TRATAMENTO E ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO EM PERIÓDICOS NACIONAIS: O ESTADO DA ARTE
title_full TRATAMENTO E ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO EM PERIÓDICOS NACIONAIS: O ESTADO DA ARTE
title_fullStr TRATAMENTO E ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO EM PERIÓDICOS NACIONAIS: O ESTADO DA ARTE
title_full_unstemmed TRATAMENTO E ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO EM PERIÓDICOS NACIONAIS: O ESTADO DA ARTE
title_sort TRATAMENTO E ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO EM PERIÓDICOS NACIONAIS: O ESTADO DA ARTE
author Gasparotto, Guilherme da Silva
author_facet Gasparotto, Guilherme da Silva
Navarro, Rodrigo Tramutolo
author_role author
author2 Navarro, Rodrigo Tramutolo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparotto, Guilherme da Silva
Navarro, Rodrigo Tramutolo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ensino médio
Ensino profissionalizante
topic Educação Física
Ensino médio
Ensino profissionalizante
description Este estudo se propôs levantar todos os trabalhos sobre o ensino de Educação Física em escolas técnicas, publicados em periódicos da área, desde a publicação dos PCNs e discutir as ações pedagógicas expostas. Para tal, foram realizadas buscas nas bases Scielo, Periódicos Capes, Google Acadêmico, além de em todos os periódicos de estrato A e B no Qualis Capes, que possuem a Educação Física escolar em seu escopo. Somente sete artigos abordaram a temática desde a publicação dos PCNs. Estes artigos foram categorizados em “legitimidade da disciplina na comunidade acadêmica”, “a história da Educação Física na escola técnica” e “ações pedagógicas de professores de Educação Física no ensino técnico”. A falta de estudos publicados em periódicos da área, em que se discute a Educação Física no ensino técnico, expõe um cenário que necessita ser explorado, na perspectiva de preencher não somente esta lacuna científica, como fomentar a prática dos docentes que atuam neste nível de ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Revisão bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6305
10.31501/rbcm.v25i2.6305
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6305
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v25i2.6305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6305/5216
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6305/9173
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 2 (2017); 154-165
0103-1716
10.31501/rbcm.v25i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304120269537280