A EDUCAÇÃO FÍSICA EM TRÊS CAMPI DO IFMT: DO SABER INSTITUÍDO À PRÁTICA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rogério Marques de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kawashima, Larissa Beraldo, Schauffer, Giulia, Barbosa, Elisangela Almeida, Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3987
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a organização da Educação Física proposta em três Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), dois situados em Cuiabá e o terceiro em São Vicente, discorrendo sobre práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores responsáveis por essa disciplina. Apresenta breve relato sobre a inserção da Educação Física na estrutura curricular do IFMT, a estrutura da disciplina em cada Campus, a forma de organização das turmas, seguido do relato de experiências de três professores de Educação Física do IFMT. O trabalho configura-se como qualitativo-descritivo. Os relatos indicam que é possível ministrar aulas de Educação Física com qualidade, conscientizando os alunos da importância da disciplina e proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos relevantes para suas vidas.
id UNEMAT-5_aa337c62806fd1df1aebf83acdf95104
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3987
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO FÍSICA EM TRÊS CAMPI DO IFMT: DO SABER INSTITUÍDO À PRÁTICA PEDAGÓGICAeducação físicaensino médio profissionalizantepráticas pedagógicas.Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a organização da Educação Física proposta em três Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), dois situados em Cuiabá e o terceiro em São Vicente, discorrendo sobre práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores responsáveis por essa disciplina. Apresenta breve relato sobre a inserção da Educação Física na estrutura curricular do IFMT, a estrutura da disciplina em cada Campus, a forma de organização das turmas, seguido do relato de experiências de três professores de Educação Física do IFMT. O trabalho configura-se como qualitativo-descritivo. Os relatos indicam que é possível ministrar aulas de Educação Física com qualidade, conscientizando os alunos da importância da disciplina e proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos relevantes para suas vidas.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3987Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 35-542178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3987/3195Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Rogério Marques deKawashima, Larissa BeraldoSchauffer, GiuliaBarbosa, Elisangela AlmeidaRavagnani, Fabricio Cesar de Paula2019-10-11T00:29:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3987Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:29:54Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO FÍSICA EM TRÊS CAMPI DO IFMT: DO SABER INSTITUÍDO À PRÁTICA PEDAGÓGICA
title A EDUCAÇÃO FÍSICA EM TRÊS CAMPI DO IFMT: DO SABER INSTITUÍDO À PRÁTICA PEDAGÓGICA
spellingShingle A EDUCAÇÃO FÍSICA EM TRÊS CAMPI DO IFMT: DO SABER INSTITUÍDO À PRÁTICA PEDAGÓGICA
Almeida, Rogério Marques de
educação física
ensino médio profissionalizante
práticas pedagógicas.
title_short A EDUCAÇÃO FÍSICA EM TRÊS CAMPI DO IFMT: DO SABER INSTITUÍDO À PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_full A EDUCAÇÃO FÍSICA EM TRÊS CAMPI DO IFMT: DO SABER INSTITUÍDO À PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_fullStr A EDUCAÇÃO FÍSICA EM TRÊS CAMPI DO IFMT: DO SABER INSTITUÍDO À PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO FÍSICA EM TRÊS CAMPI DO IFMT: DO SABER INSTITUÍDO À PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_sort A EDUCAÇÃO FÍSICA EM TRÊS CAMPI DO IFMT: DO SABER INSTITUÍDO À PRÁTICA PEDAGÓGICA
author Almeida, Rogério Marques de
author_facet Almeida, Rogério Marques de
Kawashima, Larissa Beraldo
Schauffer, Giulia
Barbosa, Elisangela Almeida
Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula
author_role author
author2 Kawashima, Larissa Beraldo
Schauffer, Giulia
Barbosa, Elisangela Almeida
Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rogério Marques de
Kawashima, Larissa Beraldo
Schauffer, Giulia
Barbosa, Elisangela Almeida
Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv educação física
ensino médio profissionalizante
práticas pedagógicas.
topic educação física
ensino médio profissionalizante
práticas pedagógicas.
description Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a organização da Educação Física proposta em três Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), dois situados em Cuiabá e o terceiro em São Vicente, discorrendo sobre práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores responsáveis por essa disciplina. Apresenta breve relato sobre a inserção da Educação Física na estrutura curricular do IFMT, a estrutura da disciplina em cada Campus, a forma de organização das turmas, seguido do relato de experiências de três professores de Educação Física do IFMT. O trabalho configura-se como qualitativo-descritivo. Os relatos indicam que é possível ministrar aulas de Educação Física com qualidade, conscientizando os alunos da importância da disciplina e proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos relevantes para suas vidas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3987
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3987/3195
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 35-54
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460370669568