O ensino médio e seus processos de (des)articulação: uma breve revisita às suas abordagens
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1488 |
Resumo: | Este artigo discute as transformações deste nível de ensino a partir de uma perspectiva histórica no que se refere, especificamente, às concepções que embasaram sua organização. Pontua algumas ideias no sentido de contribuir com o debate sobre o Ensino Médio, em face dos desafios colocados na contemporaneidade. Historicamente, o papel do Ensino Médio sempre foi passível de dubiedades. A sua função propedêutica e de formação para o trabalho historicamente vêm sendo entendidas como ramos distintos. Indaga se a Medida Provisória (746/2016) se inspira em reformas autoritárias (Leis 5.692/71/7044/82) e mais particularmente na reforma de 1942, quando pressupõe os cursos clássicos, científicos e profissionalizantes. |
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O ensino médio e seus processos de (des)articulação: uma breve revisita às suas abordagensEnsino médioEnsino profissionalizanteReformas educacionaisEste artigo discute as transformações deste nível de ensino a partir de uma perspectiva histórica no que se refere, especificamente, às concepções que embasaram sua organização. Pontua algumas ideias no sentido de contribuir com o debate sobre o Ensino Médio, em face dos desafios colocados na contemporaneidade. Historicamente, o papel do Ensino Médio sempre foi passível de dubiedades. A sua função propedêutica e de formação para o trabalho historicamente vêm sendo entendidas como ramos distintos. Indaga se a Medida Provisória (746/2016) se inspira em reformas autoritárias (Leis 5.692/71/7044/82) e mais particularmente na reforma de 1942, quando pressupõe os cursos clássicos, científicos e profissionalizantes.Edições UESB2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1488Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 71-86Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 71-86Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 71-862316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1488/1284Magalhães, Lívia Diana Rochada Silva, João Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-02T15:34:31Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1488Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-10-02T15:34:31Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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