ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE O ESTRESSE, IMAGEM CORPORAL E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DO GÊNERO MASCULINO DE 7 A 10 ANOS DO MUNICÍPIO DE CACOAL/RO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p127-134
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Data de Publicação: | 2013 |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4042 |
Resumo: | RESUMO: A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar seus movimentos, mais especificamente dos músculos e das articulações. O objetivo do estudo foi analisar a interação entre a imagem corporal, o estresse e a coordenação motora grossa em escolares. O estudo se caracteriza como sendo de campo, ainda tem características descritivas. Tendo um perfil de pesquisa Quali-Quantitativo. Para obtenção dos dados relacionado a aprendizagem motora foi utilizado o Teste Of Gross Motor Development (TGMD-2), elaborado por Ulrich (2000) e validado por Valentini (2002). Para a variável Imagem Corporal foi utilizado o protocolo de Collins (1991) e finalmente para a variável Estresse foi utilizado o protocolo de Lipp (1991). No que se refere a correlação entre a imagem corporal real e ideal destes escolares e a habilidade motora, seja ela de locomoção, de controle e total, foi possível verificar correlações positivas entre elas onde Stress x Coordenação motora teve uma relação de 0,21 e p=0,0045, a Imagem corporal real com a coordenação motora mostrou uma relação de 0,25 e p=0,0164 e por fim quando relacionado a coordenação motora com a imagem ideal o valor ficou em 0,21 e p=0,0145mostrando assim uma significância entre essas variáveis, ou seja, p< 0,05. Isso mostra que de alguma maneira a visão destes escolares com relação a sua imagem possa estar interferindo na sua habilidade motora. O desenvolvimento motor é afetado por fatores psicológicos, porém, é válido lembrar que infinidades de elementos interagindo entre si são influenciadores na habilidade motora. Com isso o desenvolvimento motor corresponde a um processo em que o organismo estabelece interação com o meio. Palavras Chave: Coordenação Motora; Escolares; Estresse; Imagem Corporal. |
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