Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economic Analysis of law Review |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/10539 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é verificar como a criação da bandeira de cartão de pagamento ELO, alterou as taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira. Em 2010, intervenção regulatória e de defesa da concorrência resultou no fim da exclusividade entre a bandeira Visa e a adquirente VisaNet, com a expectativa de um aumento na concorrência entre adquirentes e redução das taxas cobradas. Desde 2010, o mercado experimentou uma redução da taxa de desconto, enquanto a taxa de intercâmbio cresceu no mesmo período. Já a bandeira ELO foi introduzida em 2012 pelos controladores da Cielo e passou a operar com exclusividade com esta adquirente, sinalizando um retorno à verticalização no setor. Considerando a entrada da ELO, avaliamos através de uma regressão de diferenças em diferenças o efeito desta nova bandeira de cartão sobre as taxas de intercâmbio e de desconto. As estimativas indicam que na modalidade débito a entrada da ELO mitigou a redução das taxas de desconto. |
id |
UCB-6_d3b1662e2d4a845484ccad8597789ecd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10539 |
network_acronym_str |
UCB-6 |
network_name_str |
Economic Analysis of law Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileiraO objetivo deste artigo é verificar como a criação da bandeira de cartão de pagamento ELO, alterou as taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira. Em 2010, intervenção regulatória e de defesa da concorrência resultou no fim da exclusividade entre a bandeira Visa e a adquirente VisaNet, com a expectativa de um aumento na concorrência entre adquirentes e redução das taxas cobradas. Desde 2010, o mercado experimentou uma redução da taxa de desconto, enquanto a taxa de intercâmbio cresceu no mesmo período. Já a bandeira ELO foi introduzida em 2012 pelos controladores da Cielo e passou a operar com exclusividade com esta adquirente, sinalizando um retorno à verticalização no setor. Considerando a entrada da ELO, avaliamos através de uma regressão de diferenças em diferenças o efeito desta nova bandeira de cartão sobre as taxas de intercâmbio e de desconto. As estimativas indicam que na modalidade débito a entrada da ELO mitigou a redução das taxas de desconto.Universidade Católica de Brasília2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares; Peer Reviewedapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/1053910.31501/ealr.v13i1.10539Economic Analysis of Law Review; Vol. 13 No. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 3-28Economic Analysis of Law Review ; Vol. 13 Núm. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 3-28Economic Analysis of Law Review; v. 13 n. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 3-282178-0587reponame:Economic Analysis of law Reviewinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/10539/11170Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPontual Ribeiro, EduardoSilvestre, Rafael Pentagna2023-06-15T18:38:44Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10539Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/ealrONGhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/oaieditor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com2178-05872178-0587opendoar:2023-06-15T18:38:44Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira |
title |
Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira |
spellingShingle |
Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira Pontual Ribeiro, Eduardo |
title_short |
Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira |
title_full |
Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira |
title_fullStr |
Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira |
title_full_unstemmed |
Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira |
title_sort |
Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira |
author |
Pontual Ribeiro, Eduardo |
author_facet |
Pontual Ribeiro, Eduardo Silvestre, Rafael Pentagna |
author_role |
author |
author2 |
Silvestre, Rafael Pentagna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontual Ribeiro, Eduardo Silvestre, Rafael Pentagna |
description |
O objetivo deste artigo é verificar como a criação da bandeira de cartão de pagamento ELO, alterou as taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira. Em 2010, intervenção regulatória e de defesa da concorrência resultou no fim da exclusividade entre a bandeira Visa e a adquirente VisaNet, com a expectativa de um aumento na concorrência entre adquirentes e redução das taxas cobradas. Desde 2010, o mercado experimentou uma redução da taxa de desconto, enquanto a taxa de intercâmbio cresceu no mesmo período. Já a bandeira ELO foi introduzida em 2012 pelos controladores da Cielo e passou a operar com exclusividade com esta adquirente, sinalizando um retorno à verticalização no setor. Considerando a entrada da ELO, avaliamos através de uma regressão de diferenças em diferenças o efeito desta nova bandeira de cartão sobre as taxas de intercâmbio e de desconto. As estimativas indicam que na modalidade débito a entrada da ELO mitigou a redução das taxas de desconto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares; Peer Reviewed |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/10539 10.31501/ealr.v13i1.10539 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/10539 |
identifier_str_mv |
10.31501/ealr.v13i1.10539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/10539/11170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Economic Analysis of Law Review; Vol. 13 No. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 3-28 Economic Analysis of Law Review ; Vol. 13 Núm. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 3-28 Economic Analysis of Law Review; v. 13 n. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 3-28 2178-0587 reponame:Economic Analysis of law Review instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Economic Analysis of law Review |
collection |
Economic Analysis of law Review |
repository.name.fl_str_mv |
Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com |
_version_ |
1798675420691824640 |