Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontual Ribeiro, Eduardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silvestre, Rafael Pentagna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economic Analysis of law Review
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/10539
Resumo: O objetivo deste artigo é verificar como a criação da bandeira de cartão de pagamento ELO, alterou as taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira. Em 2010, intervenção regulatória e de defesa da concorrência resultou no fim da exclusividade entre a bandeira Visa e a adquirente VisaNet, com a expectativa de um aumento na concorrência entre adquirentes e redução das taxas cobradas. Desde 2010, o mercado experimentou uma redução da taxa de desconto, enquanto a taxa de intercâmbio cresceu no mesmo período. Já a bandeira ELO foi introduzida em 2012 pelos controladores da Cielo e passou a operar com exclusividade com esta adquirente, sinalizando um retorno à verticalização no setor. Considerando a entrada da ELO, avaliamos através de uma regressão de diferenças em diferenças o efeito desta nova bandeira de cartão sobre as taxas de intercâmbio e de desconto. As estimativas indicam que na modalidade débito a entrada da ELO mitigou a redução das taxas de desconto.
id UCB-6_d3b1662e2d4a845484ccad8597789ecd
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10539
network_acronym_str UCB-6
network_name_str Economic Analysis of law Review
repository_id_str
spelling Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileiraO objetivo deste artigo é verificar como a criação da bandeira de cartão de pagamento ELO, alterou as taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira. Em 2010, intervenção regulatória e de defesa da concorrência resultou no fim da exclusividade entre a bandeira Visa e a adquirente VisaNet, com a expectativa de um aumento na concorrência entre adquirentes e redução das taxas cobradas. Desde 2010, o mercado experimentou uma redução da taxa de desconto, enquanto a taxa de intercâmbio cresceu no mesmo período. Já a bandeira ELO foi introduzida em 2012 pelos controladores da Cielo e passou a operar com exclusividade com esta adquirente, sinalizando um retorno à verticalização no setor. Considerando a entrada da ELO, avaliamos através de uma regressão de diferenças em diferenças o efeito desta nova bandeira de cartão sobre as taxas de intercâmbio e de desconto. As estimativas indicam que na modalidade débito a entrada da ELO mitigou a redução das taxas de desconto.Universidade Católica de Brasília2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares; Peer Reviewedapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/1053910.31501/ealr.v13i1.10539Economic Analysis of Law Review; Vol. 13 No. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 3-28Economic Analysis of Law Review ; Vol. 13 Núm. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 3-28Economic Analysis of Law Review; v. 13 n. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 3-282178-0587reponame:Economic Analysis of law Reviewinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/10539/11170Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPontual Ribeiro, EduardoSilvestre, Rafael Pentagna2023-06-15T18:38:44Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10539Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/ealrONGhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/oaieditor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com2178-05872178-0587opendoar:2023-06-15T18:38:44Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira
title Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira
spellingShingle Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira
Pontual Ribeiro, Eduardo
title_short Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira
title_full Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira
title_fullStr Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira
title_full_unstemmed Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira
title_sort Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira
author Pontual Ribeiro, Eduardo
author_facet Pontual Ribeiro, Eduardo
Silvestre, Rafael Pentagna
author_role author
author2 Silvestre, Rafael Pentagna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontual Ribeiro, Eduardo
Silvestre, Rafael Pentagna
description O objetivo deste artigo é verificar como a criação da bandeira de cartão de pagamento ELO, alterou as taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira. Em 2010, intervenção regulatória e de defesa da concorrência resultou no fim da exclusividade entre a bandeira Visa e a adquirente VisaNet, com a expectativa de um aumento na concorrência entre adquirentes e redução das taxas cobradas. Desde 2010, o mercado experimentou uma redução da taxa de desconto, enquanto a taxa de intercâmbio cresceu no mesmo período. Já a bandeira ELO foi introduzida em 2012 pelos controladores da Cielo e passou a operar com exclusividade com esta adquirente, sinalizando um retorno à verticalização no setor. Considerando a entrada da ELO, avaliamos através de uma regressão de diferenças em diferenças o efeito desta nova bandeira de cartão sobre as taxas de intercâmbio e de desconto. As estimativas indicam que na modalidade débito a entrada da ELO mitigou a redução das taxas de desconto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares; Peer Reviewed
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/10539
10.31501/ealr.v13i1.10539
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/10539
identifier_str_mv 10.31501/ealr.v13i1.10539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/10539/11170
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Economic Analysis of Law Review; Vol. 13 No. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 3-28
Economic Analysis of Law Review ; Vol. 13 Núm. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 3-28
Economic Analysis of Law Review; v. 13 n. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 3-28
2178-0587
reponame:Economic Analysis of law Review
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Economic Analysis of law Review
collection Economic Analysis of law Review
repository.name.fl_str_mv Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv editor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com
_version_ 1798675420691824640