Compreendendo a "África" e a "negritude" na Colômbia: a música e a política da cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wade,Peter
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Afro-Asiáticos
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-546X2003000100007
Resumo: Neste artigo, o autor analisa o caso dos estilos musicais associados ao "negro", persistentemente vistos pelas pessoas não negras como "primitivos", mas, ao mesmo tempo, "excitantes". Por isso, o conteúdo principal do artigo é a análise dos termos "África" e "negritude" através da música popular colombiana das décadas de 1920 a 1950, em particular a música da costa caribenha, porém vendo esses termos em relação à ideologia da mestiçagem. Descreve o fenômeno da nacionalização de formas musicais populares (cumbia e porro) durante esse período, formas estas que, ao final dele, converteram-se na música de representação nacional. Aborda, no caso da cidade de Cáli, a presença de grupos de jovens negros que se identificam com a cultura negra. Alguns desses grupos têm ligações com circuitos acadêmicos e resultam de processos liderados por agentes externos. Para esses grupos, a referência à África tem um peso simbólico muito grande. Por isso, é essencial para o autor mostrar o papel dos contextos sócio-históricos urbanos e rurais naqueles que se reinventam e que recriam os termos "negritude" e "África".
id UCM-1_9b293db35e511fd74c15b763c09b69f3
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-546X2003000100007
network_acronym_str UCM-1
network_name_str Estudos Afro-Asiáticos
repository_id_str
spelling Compreendendo a "África" e a "negritude" na Colômbia: a música e a política da culturacontextos históricosprocessos de construção culturalembranquecimentonegritudeprimitivomúsica popularmestiçagemnacionalização de culturas musicaismodernidadeencarnação/corporificaçãocultura negraNeste artigo, o autor analisa o caso dos estilos musicais associados ao "negro", persistentemente vistos pelas pessoas não negras como "primitivos", mas, ao mesmo tempo, "excitantes". Por isso, o conteúdo principal do artigo é a análise dos termos "África" e "negritude" através da música popular colombiana das décadas de 1920 a 1950, em particular a música da costa caribenha, porém vendo esses termos em relação à ideologia da mestiçagem. Descreve o fenômeno da nacionalização de formas musicais populares (cumbia e porro) durante esse período, formas estas que, ao final dele, converteram-se na música de representação nacional. Aborda, no caso da cidade de Cáli, a presença de grupos de jovens negros que se identificam com a cultura negra. Alguns desses grupos têm ligações com circuitos acadêmicos e resultam de processos liderados por agentes externos. Para esses grupos, a referência à África tem um peso simbólico muito grande. Por isso, é essencial para o autor mostrar o papel dos contextos sócio-históricos urbanos e rurais naqueles que se reinventam e que recriam os termos "negritude" e "África".Universidade Cândido Mendes2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-546X2003000100007Estudos Afro-Asiáticos v.25 n.1 2003reponame:Estudos Afro-Asiáticosinstname:Universidade Cândido Mendes (UCAM)instacron:UCM10.1590/S0101-546X2003000100007info:eu-repo/semantics/openAccessWade,Peterpor2004-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-546X2003000100007Revistahttp://www.scielo.br/eaaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpceaa@candidomendes.edu.br||afro@candidomendes.edu.br1678-46500101-546Xopendoar:2004-07-05T00:00Estudos Afro-Asiáticos - Universidade Cândido Mendes (UCAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreendendo a "África" e a "negritude" na Colômbia: a música e a política da cultura
title Compreendendo a "África" e a "negritude" na Colômbia: a música e a política da cultura
spellingShingle Compreendendo a "África" e a "negritude" na Colômbia: a música e a política da cultura
Wade,Peter
contextos históricos
processos de construção cultural
embranquecimento
negritude
primitivo
música popular
mestiçagem
nacionalização de culturas musicais
modernidade
encarnação/corporificação
cultura negra
title_short Compreendendo a "África" e a "negritude" na Colômbia: a música e a política da cultura
title_full Compreendendo a "África" e a "negritude" na Colômbia: a música e a política da cultura
title_fullStr Compreendendo a "África" e a "negritude" na Colômbia: a música e a política da cultura
title_full_unstemmed Compreendendo a "África" e a "negritude" na Colômbia: a música e a política da cultura
title_sort Compreendendo a "África" e a "negritude" na Colômbia: a música e a política da cultura
author Wade,Peter
author_facet Wade,Peter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wade,Peter
dc.subject.por.fl_str_mv contextos históricos
processos de construção cultural
embranquecimento
negritude
primitivo
música popular
mestiçagem
nacionalização de culturas musicais
modernidade
encarnação/corporificação
cultura negra
topic contextos históricos
processos de construção cultural
embranquecimento
negritude
primitivo
música popular
mestiçagem
nacionalização de culturas musicais
modernidade
encarnação/corporificação
cultura negra
description Neste artigo, o autor analisa o caso dos estilos musicais associados ao "negro", persistentemente vistos pelas pessoas não negras como "primitivos", mas, ao mesmo tempo, "excitantes". Por isso, o conteúdo principal do artigo é a análise dos termos "África" e "negritude" através da música popular colombiana das décadas de 1920 a 1950, em particular a música da costa caribenha, porém vendo esses termos em relação à ideologia da mestiçagem. Descreve o fenômeno da nacionalização de formas musicais populares (cumbia e porro) durante esse período, formas estas que, ao final dele, converteram-se na música de representação nacional. Aborda, no caso da cidade de Cáli, a presença de grupos de jovens negros que se identificam com a cultura negra. Alguns desses grupos têm ligações com circuitos acadêmicos e resultam de processos liderados por agentes externos. Para esses grupos, a referência à África tem um peso simbólico muito grande. Por isso, é essencial para o autor mostrar o papel dos contextos sócio-históricos urbanos e rurais naqueles que se reinventam e que recriam os termos "negritude" e "África".
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-546X2003000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-546X2003000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-546X2003000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cândido Mendes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cândido Mendes
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Afro-Asiáticos v.25 n.1 2003
reponame:Estudos Afro-Asiáticos
instname:Universidade Cândido Mendes (UCAM)
instacron:UCM
instname_str Universidade Cândido Mendes (UCAM)
instacron_str UCM
institution UCM
reponame_str Estudos Afro-Asiáticos
collection Estudos Afro-Asiáticos
repository.name.fl_str_mv Estudos Afro-Asiáticos - Universidade Cândido Mendes (UCAM)
repository.mail.fl_str_mv ceaa@candidomendes.edu.br||afro@candidomendes.edu.br
_version_ 1754734627510026240