MEDIAÇÃO ESCOLAR: EDUCAÇÃO PARA A PACIFICAÇÃO SOCIAL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Lex Humana |
Texto Completo: | https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/2055 |
Resumo: | O presente trabalho visa apresentar a mediação como uma ferramenta para solução de conflitos no ambiente escolar, com a finalidade de reduzir a violência entre alunos e entre alunos e professores, exercendo a verdadeira pacificação social. A mediação é um método consensual, em que o mediador, um terceiro imparcial no conflito, auxilia as partes conflitantes a se comunicarem e enxergarem o outro com empatia, na busca de uma solução integral do conflito. A aplicação de tal método é totalmente viável nas escolas brasileiras; contudo, há necessidade de remodelar a forma de solucionar conflitos e a cultura dos gestores, uma vez que o método tradicional de punição não reduz a violência, mas, ao contrário, tem sido apenas motivo para a evasão escolar, pois o aluno em conflito não se sente compreendido pelos demais. Para a execução da pesquisa, utilizou-se o método bibliográfico, com uma revisão da literatura existente, consultando-se periódicos especializados e livros da área. |
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MEDIAÇÃO ESCOLAR: EDUCAÇÃO PARA A PACIFICAÇÃO SOCIALMediação escolar. Pacificação social. Métodos de solução de conflitos.O presente trabalho visa apresentar a mediação como uma ferramenta para solução de conflitos no ambiente escolar, com a finalidade de reduzir a violência entre alunos e entre alunos e professores, exercendo a verdadeira pacificação social. A mediação é um método consensual, em que o mediador, um terceiro imparcial no conflito, auxilia as partes conflitantes a se comunicarem e enxergarem o outro com empatia, na busca de uma solução integral do conflito. A aplicação de tal método é totalmente viável nas escolas brasileiras; contudo, há necessidade de remodelar a forma de solucionar conflitos e a cultura dos gestores, uma vez que o método tradicional de punição não reduz a violência, mas, ao contrário, tem sido apenas motivo para a evasão escolar, pois o aluno em conflito não se sente compreendido pelos demais. Para a execução da pesquisa, utilizou-se o método bibliográfico, com uma revisão da literatura existente, consultando-se periódicos especializados e livros da área.Universidade Católica de Petrópolis2021-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/2055Lex Humana (ISSN 2175-0947); Vol. 13 No. 1 (2021): JAN.-JUL.; 1-22Lex Humana (ISSN 2175-0947); v. 13 n. 1 (2021): JAN.-JUL.; 1-222175-0947reponame:Lex Humanainstname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/2055/918Rosa, Angélica FerreiraZanini De Sá Duarte Nunes, TaísCalciolari de Souza, Michelyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-27T09:55:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2055Revistahttp://seer.ucp.br/seer/index.php?journal=LexHumanaPUBhttp://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/oai||sergio.salles@ucp.br2175-09472175-0947opendoar:2023-02-27T09:55:26Lex Humana - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false |
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O presente trabalho visa apresentar a mediação como uma ferramenta para solução de conflitos no ambiente escolar, com a finalidade de reduzir a violência entre alunos e entre alunos e professores, exercendo a verdadeira pacificação social. A mediação é um método consensual, em que o mediador, um terceiro imparcial no conflito, auxilia as partes conflitantes a se comunicarem e enxergarem o outro com empatia, na busca de uma solução integral do conflito. A aplicação de tal método é totalmente viável nas escolas brasileiras; contudo, há necessidade de remodelar a forma de solucionar conflitos e a cultura dos gestores, uma vez que o método tradicional de punição não reduz a violência, mas, ao contrário, tem sido apenas motivo para a evasão escolar, pois o aluno em conflito não se sente compreendido pelos demais. Para a execução da pesquisa, utilizou-se o método bibliográfico, com uma revisão da literatura existente, consultando-se periódicos especializados e livros da área. |
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