MEDIAÇÃO ESCOLAR: EDUCAÇÃO PARA A PACIFICAÇÃO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Angélica Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zanini De Sá Duarte Nunes, Taís, Calciolari de Souza, Michely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Lex Humana
Texto Completo: https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/2055
Resumo: O presente trabalho visa apresentar a mediação como uma ferramenta para solução de conflitos no ambiente escolar, com a finalidade de reduzir a violência entre alunos e entre alunos e professores, exercendo a verdadeira pacificação social. A mediação é um método consensual, em que o mediador, um terceiro imparcial no conflito, auxilia as partes conflitantes a se comunicarem e enxergarem o outro com empatia, na busca de uma solução integral do conflito. A aplicação de tal método é totalmente viável nas escolas brasileiras; contudo, há necessidade de remodelar a forma de solucionar conflitos e a cultura dos gestores, uma vez que o método tradicional de punição não reduz a violência, mas, ao contrário, tem sido apenas motivo para a evasão escolar, pois o aluno em conflito não se sente compreendido pelos demais. Para a execução da pesquisa, utilizou-se o método bibliográfico, com uma revisão da literatura existente, consultando-se periódicos especializados e livros da área.
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