A integração das emoções no processo educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Synesis (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/778 |
Resumo: | Esse artigo expõe as principais características das filosofias do dever moral e daquelas que explicam a ação humana a partir do sentimento moral. Essas filosofias são opostas em muitos pontos, mas coincidem na contraposição entre sentidos e razão humanos. Ambas as propostas filosóficas têm repercussões na Ética, no Direito e na Pedagogia, os quais acabam recebendo forte influência racionalista ou sentimentalista. Confrontamos esses dois sistemas com a atual “Ética das Virtudes”, a qual pretende sair do impasse surgido do debate entre as duas teorias anteriores a partir do redescobrimento de pensadores como Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. Atualmente, a Ética das Virtudes assume a colaboração de pesquisadores de diversas ciências contemporâneas, tais como a Sociologia, a Neurociência e a Filosofia Política. |
id |
UCP-2_1da3f08d17b4b402f879ea56d3bfce71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/778 |
network_acronym_str |
UCP-2 |
network_name_str |
Synesis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A integração das emoções no processo educativoEsse artigo expõe as principais características das filosofias do dever moral e daquelas que explicam a ação humana a partir do sentimento moral. Essas filosofias são opostas em muitos pontos, mas coincidem na contraposição entre sentidos e razão humanos. Ambas as propostas filosóficas têm repercussões na Ética, no Direito e na Pedagogia, os quais acabam recebendo forte influência racionalista ou sentimentalista. Confrontamos esses dois sistemas com a atual “Ética das Virtudes”, a qual pretende sair do impasse surgido do debate entre as duas teorias anteriores a partir do redescobrimento de pensadores como Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. Atualmente, a Ética das Virtudes assume a colaboração de pesquisadores de diversas ciências contemporâneas, tais como a Sociologia, a Neurociência e a Filosofia Política.UCP2015-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/778Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 7 No. 1 (2015): JAN.-JUN.; 21-43Synesis (ISSN 1984-6754); v. 7 n. 1 (2015): JAN.-JUN.; 21-431984-67541678-6785reponame:Synesis (Online)instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/778/352https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/778/991Alves, Anderson Machado R.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-03T11:38:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/778Revistahttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesisPRIhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/oaisergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br1984-67541678-6785opendoar:2023-03-03T11:38:17Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração das emoções no processo educativo |
title |
A integração das emoções no processo educativo |
spellingShingle |
A integração das emoções no processo educativo Alves, Anderson Machado R. |
title_short |
A integração das emoções no processo educativo |
title_full |
A integração das emoções no processo educativo |
title_fullStr |
A integração das emoções no processo educativo |
title_full_unstemmed |
A integração das emoções no processo educativo |
title_sort |
A integração das emoções no processo educativo |
author |
Alves, Anderson Machado R. |
author_facet |
Alves, Anderson Machado R. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Anderson Machado R. |
description |
Esse artigo expõe as principais características das filosofias do dever moral e daquelas que explicam a ação humana a partir do sentimento moral. Essas filosofias são opostas em muitos pontos, mas coincidem na contraposição entre sentidos e razão humanos. Ambas as propostas filosóficas têm repercussões na Ética, no Direito e na Pedagogia, os quais acabam recebendo forte influência racionalista ou sentimentalista. Confrontamos esses dois sistemas com a atual “Ética das Virtudes”, a qual pretende sair do impasse surgido do debate entre as duas teorias anteriores a partir do redescobrimento de pensadores como Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. Atualmente, a Ética das Virtudes assume a colaboração de pesquisadores de diversas ciências contemporâneas, tais como a Sociologia, a Neurociência e a Filosofia Política. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/778 |
url |
https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/778/352 https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/778/991 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UCP |
publisher.none.fl_str_mv |
UCP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 7 No. 1 (2015): JAN.-JUN.; 21-43 Synesis (ISSN 1984-6754); v. 7 n. 1 (2015): JAN.-JUN.; 21-43 1984-6754 1678-6785 reponame:Synesis (Online) instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP) instacron:UCP |
instname_str |
Universidade Católica de Petrópolis (UCP) |
instacron_str |
UCP |
institution |
UCP |
reponame_str |
Synesis (Online) |
collection |
Synesis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br |
_version_ |
1797042085284544512 |