A integração das emoções no processo educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Anderson Machado R.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Synesis (Online)
Texto Completo: https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/778
Resumo: Esse artigo expõe as principais características das filosofias do dever moral e daquelas que explicam a ação humana a partir do sentimento moral. Essas filosofias são opostas em muitos pontos, mas coincidem na contraposição entre sentidos e razão humanos. Ambas as propostas filosóficas têm repercussões na Ética, no Direito e na Pedagogia, os quais acabam recebendo forte influência racionalista ou sentimentalista. Confrontamos esses dois sistemas com a atual “Ética das Virtudes”, a qual pretende sair do impasse surgido do debate entre as duas teorias anteriores a partir do redescobrimento de pensadores como Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. Atualmente, a Ética das Virtudes assume a colaboração de pesquisadores de diversas ciências contemporâneas, tais como a Sociologia, a Neurociência e a Filosofia Política.
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