A interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Cláudio Corrêa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/47
Resumo: No presente trabalho investigamos o comportamento dos falantes nativos do português durante o processo de aprendizagem do inglês como língua estrangeira, tendo como foco de estudo três aspectos fonológicos na interlíngua português/inglês : a aquisição das interdentais, a assimilação de sonoridade decorrente das fricativas coronais em limite de morfemas derivacionais do inglês e a apêntese vocálica decorrente de onsets complexos formados por fricativas seguidas porlíquidas, nasais e plosivas no inglês. Os dados que compõem o presente estudo foram coletadoscom base em três instrumentos, aplicados a quinze informantes, todos falantes nativos do português, aprendizes da língua inglesa em diferente níveis de adiantamento em um curso de idiomas de Pelotas-RS. Os resultados apontaram que os falantes do português elegeram preferencialmente os segmentos [t] e [f]como variantes para substituir a fricativa interdental [t] do inglês, sonorizaram a fricativa coronal em limite de morfema derivacional no inglês por transfer~encia da regra de assimilaçãodo português, como também modificaram os onsets complexos da língua inglesa, formadospor sequ"ências do tipo fricativa+plosiva, fricativa +líquida e fricativa+nasal, com o emprego da epêntese. Concluímos que existe uma forte influência da língua materna no comportamento dos três fenômenos aqui estudados e que a noção de marcação, embora tenha se mostrado importante no emprego das interdentais e na aplicação da regra de sonorização das fricativas coronais em limite de morfema derivacional, não se caracterizou como fator de influência no estudo do processo de aquisição de onsets complexos do inglês.
id UCPe_01cd21eb79ba8a4619c97f9721555f59
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/47
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling A interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglêsfonologiainglêsinterfonologia português/inglêsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADANo presente trabalho investigamos o comportamento dos falantes nativos do português durante o processo de aprendizagem do inglês como língua estrangeira, tendo como foco de estudo três aspectos fonológicos na interlíngua português/inglês : a aquisição das interdentais, a assimilação de sonoridade decorrente das fricativas coronais em limite de morfemas derivacionais do inglês e a apêntese vocálica decorrente de onsets complexos formados por fricativas seguidas porlíquidas, nasais e plosivas no inglês. Os dados que compõem o presente estudo foram coletadoscom base em três instrumentos, aplicados a quinze informantes, todos falantes nativos do português, aprendizes da língua inglesa em diferente níveis de adiantamento em um curso de idiomas de Pelotas-RS. Os resultados apontaram que os falantes do português elegeram preferencialmente os segmentos [t] e [f]como variantes para substituir a fricativa interdental [t] do inglês, sonorizaram a fricativa coronal em limite de morfema derivacional no inglês por transfer~encia da regra de assimilaçãodo português, como também modificaram os onsets complexos da língua inglesa, formadospor sequ"ências do tipo fricativa+plosiva, fricativa +líquida e fricativa+nasal, com o emprego da epêntese. Concluímos que existe uma forte influência da língua materna no comportamento dos três fenômenos aqui estudados e que a noção de marcação, embora tenha se mostrado importante no emprego das interdentais e na aplicação da regra de sonorização das fricativas coronais em limite de morfema derivacional, não se caracterizou como fator de influência no estudo do processo de aquisição de onsets complexos do inglês.Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasMatzenauer, Carmen Lúcia BarretoCPF:19232098091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793259H1Jorge, Cláudio Corrêa2016-03-22T17:26:11Z2006-05-052003-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJORGE, Cláudio Corrêa. A interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglês. 2003. 82 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2003.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/47porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/47Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglês
title A interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglês
spellingShingle A interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglês
Jorge, Cláudio Corrêa
fonologia
inglês
interfonologia português/inglês
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short A interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglês
title_full A interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglês
title_fullStr A interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglês
title_full_unstemmed A interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglês
title_sort A interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglês
author Jorge, Cláudio Corrêa
author_facet Jorge, Cláudio Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto
CPF:19232098091
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793259H1
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Cláudio Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv fonologia
inglês
interfonologia português/inglês
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic fonologia
inglês
interfonologia português/inglês
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description No presente trabalho investigamos o comportamento dos falantes nativos do português durante o processo de aprendizagem do inglês como língua estrangeira, tendo como foco de estudo três aspectos fonológicos na interlíngua português/inglês : a aquisição das interdentais, a assimilação de sonoridade decorrente das fricativas coronais em limite de morfemas derivacionais do inglês e a apêntese vocálica decorrente de onsets complexos formados por fricativas seguidas porlíquidas, nasais e plosivas no inglês. Os dados que compõem o presente estudo foram coletadoscom base em três instrumentos, aplicados a quinze informantes, todos falantes nativos do português, aprendizes da língua inglesa em diferente níveis de adiantamento em um curso de idiomas de Pelotas-RS. Os resultados apontaram que os falantes do português elegeram preferencialmente os segmentos [t] e [f]como variantes para substituir a fricativa interdental [t] do inglês, sonorizaram a fricativa coronal em limite de morfema derivacional no inglês por transfer~encia da regra de assimilaçãodo português, como também modificaram os onsets complexos da língua inglesa, formadospor sequ"ências do tipo fricativa+plosiva, fricativa +líquida e fricativa+nasal, com o emprego da epêntese. Concluímos que existe uma forte influência da língua materna no comportamento dos três fenômenos aqui estudados e que a noção de marcação, embora tenha se mostrado importante no emprego das interdentais e na aplicação da regra de sonorização das fricativas coronais em limite de morfema derivacional, não se caracterizou como fator de influência no estudo do processo de aquisição de onsets complexos do inglês.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-24
2006-05-05
2016-03-22T17:26:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JORGE, Cláudio Corrêa. A interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglês. 2003. 82 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2003.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/47
identifier_str_mv JORGE, Cláudio Corrêa. A interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglês. 2003. 82 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2003.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1811734990681014272