O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kossmann, Márcia Bratkowski
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/115
Resumo: A presente dissertação reflete sobre os processos anafóricos por nominalização a partir da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa. O corpus constitui-se de seqüências discursivas identificadas a partir de redações dissertativas elaboradas por alunos no vestibular de inverno de um centro universitário localizado na grande Porto-alegre. A pesquisa parte do pressuposto de que por se tratar de um tipo de texto dissertativo, baseado na argumentação, há a possibilidade de se verificar, através desses tipos de anáforas, posições- sujeito que não se submetam ao poder institucional universitário, produzindo-se novos sentidos mesmo num tipo de discurso autoritário. Para isso, focalizam-se as posições sujeito identificadas na análise da ironia da proposta dissertativa que acompanha o tema da redação, indicando os saberes constitutivos da memória do dizer. Esses saberes, no segundo momento, serão investigados nos processos anafóricos por nominalização nas redações dos alunos, à medida que através desses empregos lingüísticos procura-se observar posições- sujeito que provoquem rupturas com o discurso institucional. Embora essa possibilidade tenha se confirmado ao longo das análises, não se pode desconsiderar a força da coerção do discurso institucional, tendo em vista a manifestação das posições- sujeito vinculadas a esse tipo de discurso.
id UCPe_1264f6ef41d51ceb799242f86b26a3e4
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/115
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULARAnálise do discursoFrancêsredações dissertativasPorto AlegreCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA presente dissertação reflete sobre os processos anafóricos por nominalização a partir da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa. O corpus constitui-se de seqüências discursivas identificadas a partir de redações dissertativas elaboradas por alunos no vestibular de inverno de um centro universitário localizado na grande Porto-alegre. A pesquisa parte do pressuposto de que por se tratar de um tipo de texto dissertativo, baseado na argumentação, há a possibilidade de se verificar, através desses tipos de anáforas, posições- sujeito que não se submetam ao poder institucional universitário, produzindo-se novos sentidos mesmo num tipo de discurso autoritário. Para isso, focalizam-se as posições sujeito identificadas na análise da ironia da proposta dissertativa que acompanha o tema da redação, indicando os saberes constitutivos da memória do dizer. Esses saberes, no segundo momento, serão investigados nos processos anafóricos por nominalização nas redações dos alunos, à medida que através desses empregos lingüísticos procura-se observar posições- sujeito que provoquem rupturas com o discurso institucional. Embora essa possibilidade tenha se confirmado ao longo das análises, não se pode desconsiderar a força da coerção do discurso institucional, tendo em vista a manifestação das posições- sujeito vinculadas a esse tipo de discurso.This research aims at reflecting on the anaphoric nominative processes based on the french Discourse Analysis perspective. The corpus presents discoursive sequences identified in dissertations written by students taking the 1999 winter college entrance examinations of Unilasalle. The investigation is based on the assumption that, because it is a dissertation text, it is possible to verify, through these types of anaphora, subject positions that do not submit to the institutional power of the university, producing new meanings even in a specific authoritarian discourse. For this, the focus will be on the subject positions invested in these anaphoric nominative processes, in an attempt to investigate the possibility of a rupture in the institutional discourse. Even though this possibility has confirmed itself during the analysis, the coercion of the institutional discourse cannot be disregarded, considering the manifestation of the subject positions connected to this type of discourse.Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasErnst, AracyCPF:5007629792http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768072P8Kossmann, Márcia Bratkowski2016-03-22T17:26:25Z2006-05-152005-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKOSSMANN, Márcia Bratkowski. O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR. 2005. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2005.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/115porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR
title O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR
spellingShingle O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR
Kossmann, Márcia Bratkowski
Análise do discurso
Francês
redações dissertativas
Porto Alegre
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR
title_full O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR
title_fullStr O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR
title_full_unstemmed O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR
title_sort O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR
author Kossmann, Márcia Bratkowski
author_facet Kossmann, Márcia Bratkowski
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ernst, Aracy
CPF:5007629792
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768072P8
dc.contributor.author.fl_str_mv Kossmann, Márcia Bratkowski
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Francês
redações dissertativas
Porto Alegre
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic Análise do discurso
Francês
redações dissertativas
Porto Alegre
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description A presente dissertação reflete sobre os processos anafóricos por nominalização a partir da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa. O corpus constitui-se de seqüências discursivas identificadas a partir de redações dissertativas elaboradas por alunos no vestibular de inverno de um centro universitário localizado na grande Porto-alegre. A pesquisa parte do pressuposto de que por se tratar de um tipo de texto dissertativo, baseado na argumentação, há a possibilidade de se verificar, através desses tipos de anáforas, posições- sujeito que não se submetam ao poder institucional universitário, produzindo-se novos sentidos mesmo num tipo de discurso autoritário. Para isso, focalizam-se as posições sujeito identificadas na análise da ironia da proposta dissertativa que acompanha o tema da redação, indicando os saberes constitutivos da memória do dizer. Esses saberes, no segundo momento, serão investigados nos processos anafóricos por nominalização nas redações dos alunos, à medida que através desses empregos lingüísticos procura-se observar posições- sujeito que provoquem rupturas com o discurso institucional. Embora essa possibilidade tenha se confirmado ao longo das análises, não se pode desconsiderar a força da coerção do discurso institucional, tendo em vista a manifestação das posições- sujeito vinculadas a esse tipo de discurso.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-30
2006-05-15
2016-03-22T17:26:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KOSSMANN, Márcia Bratkowski. O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR. 2005. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2005.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/115
identifier_str_mv KOSSMANN, Márcia Bratkowski. O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR. 2005. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2005.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1797958332744466432