O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/115 |
Resumo: | A presente dissertação reflete sobre os processos anafóricos por nominalização a partir da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa. O corpus constitui-se de seqüências discursivas identificadas a partir de redações dissertativas elaboradas por alunos no vestibular de inverno de um centro universitário localizado na grande Porto-alegre. A pesquisa parte do pressuposto de que por se tratar de um tipo de texto dissertativo, baseado na argumentação, há a possibilidade de se verificar, através desses tipos de anáforas, posições- sujeito que não se submetam ao poder institucional universitário, produzindo-se novos sentidos mesmo num tipo de discurso autoritário. Para isso, focalizam-se as posições sujeito identificadas na análise da ironia da proposta dissertativa que acompanha o tema da redação, indicando os saberes constitutivos da memória do dizer. Esses saberes, no segundo momento, serão investigados nos processos anafóricos por nominalização nas redações dos alunos, à medida que através desses empregos lingüísticos procura-se observar posições- sujeito que provoquem rupturas com o discurso institucional. Embora essa possibilidade tenha se confirmado ao longo das análises, não se pode desconsiderar a força da coerção do discurso institucional, tendo em vista a manifestação das posições- sujeito vinculadas a esse tipo de discurso. |
id |
UCPe_1264f6ef41d51ceb799242f86b26a3e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/115 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULARAnálise do discursoFrancêsredações dissertativasPorto AlegreCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA presente dissertação reflete sobre os processos anafóricos por nominalização a partir da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa. O corpus constitui-se de seqüências discursivas identificadas a partir de redações dissertativas elaboradas por alunos no vestibular de inverno de um centro universitário localizado na grande Porto-alegre. A pesquisa parte do pressuposto de que por se tratar de um tipo de texto dissertativo, baseado na argumentação, há a possibilidade de se verificar, através desses tipos de anáforas, posições- sujeito que não se submetam ao poder institucional universitário, produzindo-se novos sentidos mesmo num tipo de discurso autoritário. Para isso, focalizam-se as posições sujeito identificadas na análise da ironia da proposta dissertativa que acompanha o tema da redação, indicando os saberes constitutivos da memória do dizer. Esses saberes, no segundo momento, serão investigados nos processos anafóricos por nominalização nas redações dos alunos, à medida que através desses empregos lingüísticos procura-se observar posições- sujeito que provoquem rupturas com o discurso institucional. Embora essa possibilidade tenha se confirmado ao longo das análises, não se pode desconsiderar a força da coerção do discurso institucional, tendo em vista a manifestação das posições- sujeito vinculadas a esse tipo de discurso.This research aims at reflecting on the anaphoric nominative processes based on the french Discourse Analysis perspective. The corpus presents discoursive sequences identified in dissertations written by students taking the 1999 winter college entrance examinations of Unilasalle. The investigation is based on the assumption that, because it is a dissertation text, it is possible to verify, through these types of anaphora, subject positions that do not submit to the institutional power of the university, producing new meanings even in a specific authoritarian discourse. For this, the focus will be on the subject positions invested in these anaphoric nominative processes, in an attempt to investigate the possibility of a rupture in the institutional discourse. Even though this possibility has confirmed itself during the analysis, the coercion of the institutional discourse cannot be disregarded, considering the manifestation of the subject positions connected to this type of discourse.Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasErnst, AracyCPF:5007629792http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768072P8Kossmann, Márcia Bratkowski2016-03-22T17:26:25Z2006-05-152005-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKOSSMANN, Márcia Bratkowski. O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR. 2005. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2005.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/115porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR |
title |
O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR |
spellingShingle |
O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR Kossmann, Márcia Bratkowski Análise do discurso Francês redações dissertativas Porto Alegre CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR |
title_full |
O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR |
title_fullStr |
O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR |
title_sort |
O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR |
author |
Kossmann, Márcia Bratkowski |
author_facet |
Kossmann, Márcia Bratkowski |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ernst, Aracy CPF:5007629792 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768072P8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kossmann, Márcia Bratkowski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Francês redações dissertativas Porto Alegre CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
Análise do discurso Francês redações dissertativas Porto Alegre CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
A presente dissertação reflete sobre os processos anafóricos por nominalização a partir da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa. O corpus constitui-se de seqüências discursivas identificadas a partir de redações dissertativas elaboradas por alunos no vestibular de inverno de um centro universitário localizado na grande Porto-alegre. A pesquisa parte do pressuposto de que por se tratar de um tipo de texto dissertativo, baseado na argumentação, há a possibilidade de se verificar, através desses tipos de anáforas, posições- sujeito que não se submetam ao poder institucional universitário, produzindo-se novos sentidos mesmo num tipo de discurso autoritário. Para isso, focalizam-se as posições sujeito identificadas na análise da ironia da proposta dissertativa que acompanha o tema da redação, indicando os saberes constitutivos da memória do dizer. Esses saberes, no segundo momento, serão investigados nos processos anafóricos por nominalização nas redações dos alunos, à medida que através desses empregos lingüísticos procura-se observar posições- sujeito que provoquem rupturas com o discurso institucional. Embora essa possibilidade tenha se confirmado ao longo das análises, não se pode desconsiderar a força da coerção do discurso institucional, tendo em vista a manifestação das posições- sujeito vinculadas a esse tipo de discurso. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-05-30 2006-05-15 2016-03-22T17:26:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
KOSSMANN, Márcia Bratkowski. O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR. 2005. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2005. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/115 |
identifier_str_mv |
KOSSMANN, Márcia Bratkowski. O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR. 2005. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2005. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1797958332744466432 |