Percepção dos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz no município de Bagé/RS: entraves e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RADMANN, Tiago Buchert
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/638
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos diversos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz, baseado na Lei nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que estabelece e regulamenta a chamada “Lei do Aprendiz”, delimitando a cidade de Bagé/RS como objeto de estudo. A intenção foi analisar as possibilidades e as dificuldades encontradas para execução e o desenvolvimento desta política social, tomando como base o olhar de quatro atores sociais deste processo: o Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por fiscalizar o cumprimento da lei através do trabalho desenvolvido nas Delegacias Regionais pelos auditores do trabalho; das escolas formadoras (Senac, Senai e CIEE), responsáveis pela formação técnica dos jovens; das empresas impactadas pela lei, responsáveis pela seleção, contratação e acompanhamento na atividade prática do curso; e por fim, dos jovens egressos do programa, com objetivo de avaliar os reais impactos desta política social, ou não, na inserção deles no mercado de trabalho e principalmente descobrir quais são os principais desafios, dificuldades e possibilidades para ampliação do potencial de vagas disponíveis aos jovens e por consequência proporcionar a ampliação da abrangência e plena execução da política social. Utilizando como metodologia uma abordagem quali-quantitativa, com entrevistas semiestruturadas.
id UCPe_2f349c620f67cae9ba7b80cf62ce5ee1
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/638
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling Percepção dos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz no município de Bagé/RS: entraves e possibilidadestrabalho; politicas de juventude; Programa Jovem Aprendiz; Lei da AprendizagemCIENCIAS HUMANAS##5653018110556964051##600Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos diversos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz, baseado na Lei nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que estabelece e regulamenta a chamada “Lei do Aprendiz”, delimitando a cidade de Bagé/RS como objeto de estudo. A intenção foi analisar as possibilidades e as dificuldades encontradas para execução e o desenvolvimento desta política social, tomando como base o olhar de quatro atores sociais deste processo: o Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por fiscalizar o cumprimento da lei através do trabalho desenvolvido nas Delegacias Regionais pelos auditores do trabalho; das escolas formadoras (Senac, Senai e CIEE), responsáveis pela formação técnica dos jovens; das empresas impactadas pela lei, responsáveis pela seleção, contratação e acompanhamento na atividade prática do curso; e por fim, dos jovens egressos do programa, com objetivo de avaliar os reais impactos desta política social, ou não, na inserção deles no mercado de trabalho e principalmente descobrir quais são os principais desafios, dificuldades e possibilidades para ampliação do potencial de vagas disponíveis aos jovens e por consequência proporcionar a ampliação da abrangência e plena execução da política social. Utilizando como metodologia uma abordagem quali-quantitativa, com entrevistas semiestruturadas.This study aims to analyze the perception of the various social actors about the implementation of the Young Apprentice Program, based on Law 10,097 / 2000, amplified by Federal Decree No. 5.598 / 2005, which establishes and regulates the so-called "Apprentice Law", delimiting The city of Bagé / RS as object of study. The intention was to analyze the possibilities and difficulties encountered in the execution and development of this social policy, based on the perspective of four social actors in this process: the Ministry of Labor and Employment, responsible for overseeing compliance with the law through the work developed in the Regional Delegations by labor auditors; Of the training schools (Senac, Senai and CIEE), responsible for the technical training of young people; Of companies impacted by the law, responsible for the selection, contracting and monitoring of the practical activity of the course; And finally, the young graduates of the program, with the objective of evaluating the real impacts of this social policy, or not, on their insertion in the labor market and mainly to discover the main challenges, difficulties and possibilities to increase the potential of available places Young people and therefore to extend the scope and full implementation of social policy. Using as methodology a qualitative-quantitative approach, with semi-structured interviews.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica Social##-7895665898047196699##600DELLA VECHIA, Renato da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3306721542651278RIBEIRO, Cristine Jaqueshttp://lattes.cnpq.br/8521859077411257CUNHA, Patricia Rodrigues Chaves dahttp://lattes.cnpq.br/4371769396775499RADMANN, Tiago Buchert2017-11-07T11:46:32Z2017-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRADMANN, Tiago Buchert. Percepção dos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz no município de Bagé/RS: entraves e possibilidades. 2017. 110 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/638porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:09Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz no município de Bagé/RS: entraves e possibilidades
title Percepção dos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz no município de Bagé/RS: entraves e possibilidades
spellingShingle Percepção dos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz no município de Bagé/RS: entraves e possibilidades
RADMANN, Tiago Buchert
trabalho; politicas de juventude; Programa Jovem Aprendiz; Lei da Aprendizagem
CIENCIAS HUMANAS#
#5653018110556964051#
#600
title_short Percepção dos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz no município de Bagé/RS: entraves e possibilidades
title_full Percepção dos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz no município de Bagé/RS: entraves e possibilidades
title_fullStr Percepção dos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz no município de Bagé/RS: entraves e possibilidades
title_full_unstemmed Percepção dos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz no município de Bagé/RS: entraves e possibilidades
title_sort Percepção dos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz no município de Bagé/RS: entraves e possibilidades
author RADMANN, Tiago Buchert
author_facet RADMANN, Tiago Buchert
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DELLA VECHIA, Renato da Silva
http://lattes.cnpq.br/3306721542651278
RIBEIRO, Cristine Jaques
http://lattes.cnpq.br/8521859077411257
CUNHA, Patricia Rodrigues Chaves da
http://lattes.cnpq.br/4371769396775499
dc.contributor.author.fl_str_mv RADMANN, Tiago Buchert
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho; politicas de juventude; Programa Jovem Aprendiz; Lei da Aprendizagem
CIENCIAS HUMANAS#
#5653018110556964051#
#600
topic trabalho; politicas de juventude; Programa Jovem Aprendiz; Lei da Aprendizagem
CIENCIAS HUMANAS#
#5653018110556964051#
#600
description Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos diversos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz, baseado na Lei nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que estabelece e regulamenta a chamada “Lei do Aprendiz”, delimitando a cidade de Bagé/RS como objeto de estudo. A intenção foi analisar as possibilidades e as dificuldades encontradas para execução e o desenvolvimento desta política social, tomando como base o olhar de quatro atores sociais deste processo: o Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por fiscalizar o cumprimento da lei através do trabalho desenvolvido nas Delegacias Regionais pelos auditores do trabalho; das escolas formadoras (Senac, Senai e CIEE), responsáveis pela formação técnica dos jovens; das empresas impactadas pela lei, responsáveis pela seleção, contratação e acompanhamento na atividade prática do curso; e por fim, dos jovens egressos do programa, com objetivo de avaliar os reais impactos desta política social, ou não, na inserção deles no mercado de trabalho e principalmente descobrir quais são os principais desafios, dificuldades e possibilidades para ampliação do potencial de vagas disponíveis aos jovens e por consequência proporcionar a ampliação da abrangência e plena execução da política social. Utilizando como metodologia uma abordagem quali-quantitativa, com entrevistas semiestruturadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-07T11:46:32Z
2017-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RADMANN, Tiago Buchert. Percepção dos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz no município de Bagé/RS: entraves e possibilidades. 2017. 110 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/638
identifier_str_mv RADMANN, Tiago Buchert. Percepção dos atores sociais sobre a execução do Programa Jovem Aprendiz no município de Bagé/RS: entraves e possibilidades. 2017. 110 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Politica Social#
#-7895665898047196699#
#600
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Politica Social#
#-7895665898047196699#
#600
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1811734994231492608