O PAPEL DO FEEDBACK CORRETIVO NA REVERSÃO DA FOSSILIZAÇÃO EM APRENDIZES ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona, Alessandra Herlin de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/429
Resumo: Este estudo investiga como se dá a reversão da fossilização em aprendizes adultos de Língua Estrangeira (LE), e como isso está relacionado com as diferenciadas abordagens e métodos de instrução − como instrução explícita, feedback corretivo e o processo de tomada de consciência. Trata-se de um estudo que busca verificar até que ponto o fenômeno da fossilização pode ser revertido através do fornecimento de feedback corretivo em um ambiente formal de aprendizagem. Analisa, também, um aspecto considerado restritivo no processo de ensino-aprendizagem o período crítico com as respectivas implicações no que diz respeito à fossilização. A metodologia usada para a geração dos dados consistiu na observação participante em aulas de língua inglesa, em uma turma de terceira idade, em um curso de idiomas pertencente a uma universidade do Vale dos Sinos. Dessa turma, foram selecionados dois sujeitos, com os quais se organizou um estudo de caso, analisando em profundidade diferentes aspectos que normalmente são considerados importantes no estudo da língua estrangeira, desde a motivação para o estudo do idioma até os erros cometidos na produção oral e escrita. Os instrumentos consistiram de um diário de campo, uma entrevista estruturada com os dois sujeitos, avaliações escritas e orais e instrumentos de verificação de progresso lingüístico. É importante considerar que o planejamento das aulas e o livro didático foram escolhidos visando à aplicação de uma abordagem de instrução de cunho explícito, com especial foco no fornecimento de variados instrumentos de correção. Os resultados sugerem que fatores como idade e motivação têm grande influência na sensibilidade dos aprendizes ao fornecimento de feedback corretivo. Sugerem também, confirmando os estudos de Larry Selinker, que sem um estudo longitudinal não é possível comprovar a ocorrência do fenômeno de reversão da fossilização em aprendizes ou falantes de língua estrangeira
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A metodologia usada para a geração dos dados consistiu na observação participante em aulas de língua inglesa, em uma turma de terceira idade, em um curso de idiomas pertencente a uma universidade do Vale dos Sinos. Dessa turma, foram selecionados dois sujeitos, com os quais se organizou um estudo de caso, analisando em profundidade diferentes aspectos que normalmente são considerados importantes no estudo da língua estrangeira, desde a motivação para o estudo do idioma até os erros cometidos na produção oral e escrita. Os instrumentos consistiram de um diário de campo, uma entrevista estruturada com os dois sujeitos, avaliações escritas e orais e instrumentos de verificação de progresso lingüístico. É importante considerar que o planejamento das aulas e o livro didático foram escolhidos visando à aplicação de uma abordagem de instrução de cunho explícito, com especial foco no fornecimento de variados instrumentos de correção. Os resultados sugerem que fatores como idade e motivação têm grande influência na sensibilidade dos aprendizes ao fornecimento de feedback corretivo. Sugerem também, confirmando os estudos de Larry Selinker, que sem um estudo longitudinal não é possível comprovar a ocorrência do fenômeno de reversão da fossilização em aprendizes ou falantes de língua estrangeiraThis sudy investigates how defossilization takes place in adult L2 learners and the way it is related to different instruction approaches and methods such as explicit instruction, corrective feedback and consciousness raising. It consists of a study that intends to verify to what extent the fossilization phenomenon can be reverted by providing corrective feedback in a formal learning environment. It also analizes an aspect that is considered restraining on the instruction-learning process the critical period with its corresponding implications regarding fossilization. Data formation consisted in the active observation of English classes of a third age group of a language course belonging to a university in Vale dos Sinos which led to notes on the field diary as well as the use of a structured interview with the subjects of the research, written and oral evaluations and linguistic progress assessment instruments. It is important to take into consideration that the class planning and the course book were chosen aiming the implementation of an explicit instruction approach, specially focused on the results of the provision of varied correction instruments. Based on Larry Selinker s studies about this topic, the present dissertation suggests that without a longitudinal study it is not possible to confirm the occurance of this phenomenon in L2 learners, as well as the long term effects of providing corrective feedback. It also concludes that factors like age and motivation have great influence on the learners susceptibility to the provision of corrective feedback, which prevent them from producing modified input in order to reverse fossilization evidencesUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasLeffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Vandresen, PaulinoCPF:11111111102http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783954D3Bona, Alessandra Herlin de2016-03-22T17:27:43Z2007-08-022007-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBONA, Alessandra Herlin de. O PAPEL DO FEEDBACK CORRETIVO NA REVERSÃO DA FOSSILIZAÇÃO EM APRENDIZES ADULTOS. 2007. 1 f. 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