A ecologia linguística na prática docente do professor de português como língua materna: uma prática reflexiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/604 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho foi problematizar a prática de ensino na sala de aula de português como língua materna, olhando para o espaço escolar através de uma visão holística e constatando nas inter-relações praticadas por seus autores a ecologia vigente neste meio interativo. Para tanto, nosso referencial teórico compôs-se de autores que tratam das práticas de letramento (Kleiman, 1995) e Soares (1998), sendo nossa concepção de linguagem calcada em Bakhtin (2004). A Ecologia Linguística está baseada nos pressupostos trazidos em Couto (2007; 2012; 2016) e a ecologia é observada segundo os fundamentos de Odum (2011) e Townsend, Begon e Harper (2010). Nossa pesquisa caracterizou-se qualitativa, segundo os conceitos de Duarte (2004) e Senra (1989), cumprida em diálogos com docentes da rede superior de ensino, responsáveis pela formação de professores. Assim, buscamos trazer ao campo dos estudos das práticas de ensino a Visão Ecológica de Mundo – VEM – no propósito de caracterizar a sala de aula como um ecossistema, prestando a esta a devida relevância no concernente à formação do aluno enquanto sujeito, além de observar os lugares ocupados pelo professor e pelo aluno, à medida que se caracterizam como autores do ambiente escolar e as implicações de tais posicionamentos nas práticas educacionais. |
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A ecologia linguística na prática docente do professor de português como língua materna: uma prática reflexivapráticas de linguagem; ensino; ecologia; ecolinguística; língua maternaLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600O objetivo do presente trabalho foi problematizar a prática de ensino na sala de aula de português como língua materna, olhando para o espaço escolar através de uma visão holística e constatando nas inter-relações praticadas por seus autores a ecologia vigente neste meio interativo. Para tanto, nosso referencial teórico compôs-se de autores que tratam das práticas de letramento (Kleiman, 1995) e Soares (1998), sendo nossa concepção de linguagem calcada em Bakhtin (2004). A Ecologia Linguística está baseada nos pressupostos trazidos em Couto (2007; 2012; 2016) e a ecologia é observada segundo os fundamentos de Odum (2011) e Townsend, Begon e Harper (2010). Nossa pesquisa caracterizou-se qualitativa, segundo os conceitos de Duarte (2004) e Senra (1989), cumprida em diálogos com docentes da rede superior de ensino, responsáveis pela formação de professores. Assim, buscamos trazer ao campo dos estudos das práticas de ensino a Visão Ecológica de Mundo – VEM – no propósito de caracterizar a sala de aula como um ecossistema, prestando a esta a devida relevância no concernente à formação do aluno enquanto sujeito, além de observar os lugares ocupados pelo professor e pelo aluno, à medida que se caracterizam como autores do ambiente escolar e as implicações de tais posicionamentos nas práticas educacionais.El objetivo de este estudio fue analizar la práctica de aula en la enseñanza de portugués como lengua madre, mirando el espacio de la escuela a través de una visión integral y constatando en las interrelaciones practicadas por sus autores la ecología vigente en este medio interactivo. Para ello, nuestro marco teórico está compuesto por autores que se ocupan de las prácticas letradas (Kleiman, 1995) y Soares (1998), nuestra concepción lingüística está basada en Bakhtin (2004). La ecología lingüística se basa en los presupuestos traídos en Couto (2007; 2012 y 2016) y la ecología es vista según los fundamentos de Odum (2011) y Townsend, Begon y Harper (2010). Nuestra investigación fue cualitativa, según los conceptos de Duarte (2004) y Senra (1989), en diálogo con profesores de la red de educación superior, responsables por la formación de profesores. Así, tratamos de llevar al campo de los estudios de las prácticas pedagógicas la visión ecológica de mundo – VEM – en orden a caracterizar el aula como un ecosistema, dando a esta la relevancia adecuada en cuanto a la formación del estudiante como sujeto, además de observar los lugares ocupados por el profesor y por el alumno, a la medida que se caracterizan como los autores del ambiente escolar y las implicaciones de estos posicionamientos en las prácticas educativas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES##2075167498588264571##600Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600Bohn, Hilário Ináciohttp://lattes.cnpq.br/0157693202617991Amaral, Maria da Graça Carvalho dohttp://lattes.cnpq.br/4698510503880353Silva, Elaine Nogueira dahttp://lattes.cnpq.br/1808536814495899Tunes, Stefanie da Silva2017-06-09T13:36:14Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTunes, Stefanie da Silva. A ecologia linguística na prática docente do professor de português como língua materna: uma prática reflexiva. 2016. 84f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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