O PROCESSO DE SÂNDI EXTERNO NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO UMA ABORDAGEM COM BASE NA TEORIA DA OTIMIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/416 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar a aquisição do processo de sândi externo como parte do desenvolvimento fonológico em crianças falantes nativas do Português Brasileiro (PB). Após a retomada dos estudos já realizados sobre o processo de sândi externo, o trabalho propõe, com fundamentos na Teoria da Otimidade, particularmente a partir da proposta de Bisol (2003), uma análise do processo do sândi externo na aquisição, bem como das estratégias de evitação desse processo na aquisição da fonologia do PB. O corpus foi constituído por dados de quatro crianças falantes nativas do PB, com desenvolvimento fonológico normal, com idade de 2:0 a 3:0 (anos: meses), acompanhadas longitudinalmente. Os resultados apontaram que, com a mesma hierarquia de restrições, foi possível mostrar a aplicação, pelas crianças, dos três processos de sândi Degeminação, Elisão e Ditongação , tomando por base a mesma hierarquia proposta por Bisol (2003); com essa hierarquia, os processos de Elisão e Ditongação podem estar em variação. Em se tratando de aquisição, as crianças aplicaram duas estratégias de evitação do processo de sândi externo: a pausa entre palavras e o apagamento da V2 em lugar do apagamento da V1, na seqüência de vogais que constitui contexto para os processos de sândi externo; essa última estratégia também manifestou-se como caracterizadora do processo de Elisão no período de aquisição da fonologia, em contraposição ao que ocorre no padrão adulto do uso do PB. No presente trabalho, para a explicitação dessas estratégias, seguindo Bisol (2003), utilizamos restrições conjuntas. Também discutimos o não emprego do processo de sândi externo, na aquisição da fonologia, por bloqueio do sistema do PB, isto é, pela presença de acento primário na segunda vogal da seqüência VV e de choque de acento. O estudo aqui realizado traz evidências de que as crianças, desde cedo, aplicam as operações fonológicas identificadas como processos de sândi externo, embora também apresentem estratégias para evitar a sua realização. O trabalho mostrou, seguindo a proposta de Bisol (2003), que a OT se revelou modelo teórico pertinente para a análise dos dados estudados |
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O PROCESSO DE SÂNDI EXTERNO NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO UMA ABORDAGEM COM BASE NA TEORIA DA OTIMIDADEfonologiaportuguêsteoria da otimidadeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA presente pesquisa teve como objetivo investigar a aquisição do processo de sândi externo como parte do desenvolvimento fonológico em crianças falantes nativas do Português Brasileiro (PB). Após a retomada dos estudos já realizados sobre o processo de sândi externo, o trabalho propõe, com fundamentos na Teoria da Otimidade, particularmente a partir da proposta de Bisol (2003), uma análise do processo do sândi externo na aquisição, bem como das estratégias de evitação desse processo na aquisição da fonologia do PB. O corpus foi constituído por dados de quatro crianças falantes nativas do PB, com desenvolvimento fonológico normal, com idade de 2:0 a 3:0 (anos: meses), acompanhadas longitudinalmente. Os resultados apontaram que, com a mesma hierarquia de restrições, foi possível mostrar a aplicação, pelas crianças, dos três processos de sândi Degeminação, Elisão e Ditongação , tomando por base a mesma hierarquia proposta por Bisol (2003); com essa hierarquia, os processos de Elisão e Ditongação podem estar em variação. Em se tratando de aquisição, as crianças aplicaram duas estratégias de evitação do processo de sândi externo: a pausa entre palavras e o apagamento da V2 em lugar do apagamento da V1, na seqüência de vogais que constitui contexto para os processos de sândi externo; essa última estratégia também manifestou-se como caracterizadora do processo de Elisão no período de aquisição da fonologia, em contraposição ao que ocorre no padrão adulto do uso do PB. No presente trabalho, para a explicitação dessas estratégias, seguindo Bisol (2003), utilizamos restrições conjuntas. Também discutimos o não emprego do processo de sândi externo, na aquisição da fonologia, por bloqueio do sistema do PB, isto é, pela presença de acento primário na segunda vogal da seqüência VV e de choque de acento. O estudo aqui realizado traz evidências de que as crianças, desde cedo, aplicam as operações fonológicas identificadas como processos de sândi externo, embora também apresentem estratégias para evitar a sua realização. O trabalho mostrou, seguindo a proposta de Bisol (2003), que a OT se revelou modelo teórico pertinente para a análise dos dados estudadosThis research aimed to investigate the acquisition of external sandhi as part of the phonological development in children whose native language is Brazilian Portuguese (BP). Starting with a literature review on the process of external sandhi in adults, by following the analysis developed in Bisol (2003), this study proposes an optimality-theoretical analysis of both the production and the avoidance of external sandhi by Brazilian children. The corpus of the study encompassed the longitudinal data obtained from four Brazilian children, showing normal phonological development, aged 2:0 to 3:0 (years:months). Results show that it is possible to consider the same constraint ranking to account for the production of the three external sandhi processes Degemination, Elision and Diphthongization -, as we follow the ranking proposed by Bisol (2003); with this constraint ranking, the processes of Elision and Diphthongization may be regarded as in variation. As for the acquisition process, the children applied two external sandhi avoidance strategies: 1) a pause between words and 2) V2, rather than V1, deletion in the vowel sequence which would allow external sandhi to occur. V2 deletion also represented the process of Elision in children s phonological development, unlike the adult Elision pattern found in Brazilian Portuguese. In order to account for these avoidance strategies, we have employed conjoined constraints, following Bisol (2003). We have also discussed the non-application of external sandhi when blocked by a VV sequence whose second vowel carries primary stress, or by stress clash. The study reveals that children start applying external sandhi processes at an early age, though they also present sandhi avoidance strategies. By following Bisol (2003), we see that Optimality Theory proves efficient in the analysis of the data discussedUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasMatzenauer, Carmen Lúcia BarretoCPF:19232098091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793259H1Kickhöfel, Juliana Radatz2016-03-22T17:27:41Z2007-06-082006-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKICKHÖFEL, Juliana Radatz. O PROCESSO DE SÂNDI EXTERNO NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO UMA ABORDAGEM COM BASE NA TEORIA DA OTIMIDADE. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/416porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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