A AQUISIÇÃO DA ASPIRAÇÃO DAS PLOSIVAS SURDAS DO INGLÊS POR FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS DECORRENTES DE DUAS DIFERENTES FORMAS DE DESCRIÇÃO DOS DADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Karoline Veiga
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/150
Resumo: Neste trabalho, foi investigado o fenômeno da aspiração das plosivas surdas /p/, /t/ e /k/, em posição inicial de palavras, o que constitui uma das dificuldades do aprendiz brasileiro ao aprender a língua inglesa. Tal análise foi feita a partir de duas perspectivas de descrição dos dados: a binária, com caracterização da presença/ausência de aspiração, e a descrição em termos de índices numéricos, referente às médias de VOT dos segmentos produzidos. A importância dessa distinção dá-se devido às possíveis diferenças no que concerne ao entendimento acerca dos estágios desenvolvimentais pelos quais passam os aprendizes, podendo contribuir com o entendimento dos modelos de aquisição de L2 e de formalização em Teoria Fonológica. Participaram deste estudo professores e estudantes de um curso de idiomas e acadêmicos do curso de Letras da Fundação Federal do Rio Grande (FURG), ambos da cidade do Rio Grande, os quais foram submetidos a um teste de nivelamento, a fim de homogeneizar a pesquisa. A coleta de dados foi feita com base em um instrumento de coleta de palavras em língua portuguesa, contendo os segmentos / p /, / t / e / k / em posição inicial; em um instrumento de coleta de palavras em língua inglesa, também contendo os segmentos / p /, / t / e / k / em posição inicial. Conclui-se que , bem como no estudo de Yavas & Wildermuth (2006), as variáveis referentes ao ponto de articulação, à altura da vogal seguinte, ao número de sílabas da palavra-alvo e ao nível de proficiência dos aprendizes exercem, sim, efeitos nos índices de aspiração/VOT produzidos pelos aprendizes, o que caracteriza uma descoberta bastante importante, sobretudo, para aqueles envolvidos com o ensino do componente fonético-fonológico da L2. Outrossim, a perspectiva de médias de VOT conseguiu evidenciar fatos que não se mostraram claros sob a perspectiva binária, pois elucidou a gradiência a qual caracteriza o processo de aquisição de L2, afinal, embora o alvo ainda não tenha sido plenamente atingido, desde o nível Básico de proficiência, os aprendizes pesquisados já se mostram em direção à forma-alvo, não mais produzindo os padrões da L1
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A importância dessa distinção dá-se devido às possíveis diferenças no que concerne ao entendimento acerca dos estágios desenvolvimentais pelos quais passam os aprendizes, podendo contribuir com o entendimento dos modelos de aquisição de L2 e de formalização em Teoria Fonológica. Participaram deste estudo professores e estudantes de um curso de idiomas e acadêmicos do curso de Letras da Fundação Federal do Rio Grande (FURG), ambos da cidade do Rio Grande, os quais foram submetidos a um teste de nivelamento, a fim de homogeneizar a pesquisa. A coleta de dados foi feita com base em um instrumento de coleta de palavras em língua portuguesa, contendo os segmentos / p /, / t / e / k / em posição inicial; em um instrumento de coleta de palavras em língua inglesa, também contendo os segmentos / p /, / t / e / k / em posição inicial. Conclui-se que , bem como no estudo de Yavas & Wildermuth (2006), as variáveis referentes ao ponto de articulação, à altura da vogal seguinte, ao número de sílabas da palavra-alvo e ao nível de proficiência dos aprendizes exercem, sim, efeitos nos índices de aspiração/VOT produzidos pelos aprendizes, o que caracteriza uma descoberta bastante importante, sobretudo, para aqueles envolvidos com o ensino do componente fonético-fonológico da L2. Outrossim, a perspectiva de médias de VOT conseguiu evidenciar fatos que não se mostraram claros sob a perspectiva binária, pois elucidou a gradiência a qual caracteriza o processo de aquisição de L2, afinal, embora o alvo ainda não tenha sido plenamente atingido, desde o nível Básico de proficiência, os aprendizes pesquisados já se mostram em direção à forma-alvo, não mais produzindo os padrões da L1In this study, we investigated the phenomenon of aspiration of the voiceless plosives /p/, /t/ and /k/, in word-initial position, which constitutes one of the biggest difficulties of Brazilian students learning English. This analysis was made departing from two perspectives of data description: the binary one, which characterizes segments as aspirated or unaspirated , and the description in terms of the average VOT values of the segments produced. This distinction may lead to possible differences concerning the understanding of the developmental stages Brazilian learners of English go through, which may contribute to the understanding of L2 acquisition models and to the formalization in Phonological Theory. Teachers and students from an English course, as well as undergraduate students from Language and Literature major at Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), all of them from the Southern Brazilian city of Rio Grande, participated in this study. Participants were submitted to a placement test. The collection of data was made based on two instruments, containing words in Portuguese and English, having the segments /p/, /t/ and /k/ in initial position, with words that allow for the verification of quality effects of the following vowel. The conclusion is that, as well as in the study developed by Yavas & Wildermuth s (2006), the variables of place of articulation, height of the following vowel, number of syllables of the target-word and proficiency level of the learners have effects on the rates of aspiration/VOT produced by learners. This characterizes a very important discovery, mainly for those who are involved with the teaching of the L2 phonetic-phonological component. Furthermore, the description of VOT values proved able to highlight facts that were not clear under the binary approach, as it was able to reveal the gradience which characterizes the L2 acquisition process. In this sense, even though the target VOT values had not been completely reached, this latter approach was able to show that learners are already moving towards the target form, as they no longer produce the L1 patternUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasAlves, Ubirata KickhofelCPF:811371255147http://lattes.cnpq.br/4418215566179777França, Karoline Veiga2016-03-22T17:26:32Z2011-06-072011-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANÇA, Karoline Veiga. A AQUISIÇÃO DA ASPIRAÇÃO DAS PLOSIVAS SURDAS DO INGLÊS POR FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS DECORRENTES DE DUAS DIFERENTES FORMAS DE DESCRIÇÃO DOS DADOS. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2011.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
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