PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Guilherme Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/135
Resumo: Este trabalho examina a representação do sujeito campesino gaúcho nas canções que compõem o DVD Pátria Pampa, de César Oliveira e Rogério Melo, a fim de analisar como se dá a constituição da subjetividade no interior de uma formação discursiva tida como nativista-tradicional e como essa representação acaba agindo na interpelação dos sujeitos sulrio- grandenses. Para isso, são utilizados pressupostos provenientes da Análise do Discurso de linha francesa (AD), no intuito de investigar os discursos nativistas em sua dimensão histórico-social. Esses pressupostos facultam um olhar analítico que alia a observação de elementos da cadeia significante a determinações de caráter ideológico, permitindo um trabalho interpretativo de apreensão da historicidade do sujeito campesino sul-rio-grandense. Mais especificamente, esta pesquisa busca refletir sobre o funcionamento de interdiscursos, focalizando o apagamento e a recorrência de elementos da memória discursiva nas músicas de raiz, em sua relação com as formações imaginárias em jogo na enunciação, e as pistas de reconhecimento de posições-sujeito, ligadas à representação do gaúcho campeiro homem explorado e discriminado social e financeiramente por outra formação como herói mítico, ideal de bravura, coragem e força. A partir desses pontos, o processo de mitificação do peãocampeiro é questionado. Reflete-se, então, se esse processo é fundamentado na identificação dos sujeitos com as características e ações historicamente constituídas como pertencentes aos campeiros e/ou em mecanismos de poder que mascaram a ideologia dominante, naturalizando fatos com vistas ao controle e manutenção do status quo. Cabe dizer que as canções de raiz sulinas foram elencadas, neste estudo, por serem concebidas como grande veículo ideológico, à medida que possibilitam a divulgação dos discursos nativistas de maneira bastante popular através da música. Ressalte-se, ainda, que a implementação da análise dá-se a partir da noção de recorte, sendo o corpus analítico deste estudo formado pelas sequências discursivas de referência (sdr) extraídas das referidas canções
id UCPe_60a74aaaf04acac61d3b0005ad0577df
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/135
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSEDiscursomemória discursivacanção nativistaDiscoursediscourse memorynativist songCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEste trabalho examina a representação do sujeito campesino gaúcho nas canções que compõem o DVD Pátria Pampa, de César Oliveira e Rogério Melo, a fim de analisar como se dá a constituição da subjetividade no interior de uma formação discursiva tida como nativista-tradicional e como essa representação acaba agindo na interpelação dos sujeitos sulrio- grandenses. Para isso, são utilizados pressupostos provenientes da Análise do Discurso de linha francesa (AD), no intuito de investigar os discursos nativistas em sua dimensão histórico-social. Esses pressupostos facultam um olhar analítico que alia a observação de elementos da cadeia significante a determinações de caráter ideológico, permitindo um trabalho interpretativo de apreensão da historicidade do sujeito campesino sul-rio-grandense. Mais especificamente, esta pesquisa busca refletir sobre o funcionamento de interdiscursos, focalizando o apagamento e a recorrência de elementos da memória discursiva nas músicas de raiz, em sua relação com as formações imaginárias em jogo na enunciação, e as pistas de reconhecimento de posições-sujeito, ligadas à representação do gaúcho campeiro homem explorado e discriminado social e financeiramente por outra formação como herói mítico, ideal de bravura, coragem e força. A partir desses pontos, o processo de mitificação do peãocampeiro é questionado. Reflete-se, então, se esse processo é fundamentado na identificação dos sujeitos com as características e ações historicamente constituídas como pertencentes aos campeiros e/ou em mecanismos de poder que mascaram a ideologia dominante, naturalizando fatos com vistas ao controle e manutenção do status quo. Cabe dizer que as canções de raiz sulinas foram elencadas, neste estudo, por serem concebidas como grande veículo ideológico, à medida que possibilitam a divulgação dos discursos nativistas de maneira bastante popular através da música. Ressalte-se, ainda, que a implementação da análise dá-se a partir da noção de recorte, sendo o corpus analítico deste estudo formado pelas sequências discursivas de referência (sdr) extraídas das referidas cançõesThis work examines the gaucho peasant representation in the songs that are part of the Pátria Pampa DVD, by César Oliveira and Rogério Melo, in order to analyse how the subjectivity constitution takes place in a discourse formation seen as nativist-traditional and how this representation ends up acting in the interpellation of the south-riograndense subjects In order to do so, assumptions of the French Discourse Analysis (DA) are used aiming at investigating the nativist discourses in their social-historical dimension. These assumptions provide an analytical view that joins the observation of significant chain elements to determinations of the ideological character, allowing an interpretative work of the historicity apprehension of the south-riograndense peasant subject. More specifically, this research aims at reflecting on the interdiscourse functioning, focusing on the deletion and the recurrence of discourse memory elements in the roots songs, in their relation with the imaginary formations present in the enunciation and the clues to identify the subject-positions, connected to the representation of the countryman gaucho- a socially and economically exploited and prejudiced man by another formation- as a mythic hero, a bravery, courage and strength ideal. From these points, the contryman-turning-into-myth process is questioned. Therefore, it is reflected whether this process in fundamented on the subject identification with the characteristics and actions historically constituted as belonging to the countrymen and/or in power mechanisms that mask the dominant ideology, naturalizing facts so as to control and maintain the status quo. It is important to point out that the south roots songs were chosen for they are conceived as a huge ideological vehicle, since they make it possible to broadcast the nativist discourse in a popular way through music. It is also important to point out that the analysis implementation takes place from the notion of extract and the analytical corpora of this study is formed by the reference discourse sequences (rds) taken from these songsUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasErnst, AracyCPF:5007629792http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768072P8Bittencourt, Guilherme Pereira2016-03-22T17:26:29Z2011-04-292010-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBITTENCOURT, Guilherme Pereira. PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE
title PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE
spellingShingle PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE
Bittencourt, Guilherme Pereira
Discurso
memória discursiva
canção nativista
Discourse
discourse memory
nativist song
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE
title_full PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE
title_fullStr PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE
title_full_unstemmed PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE
title_sort PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE
author Bittencourt, Guilherme Pereira
author_facet Bittencourt, Guilherme Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ernst, Aracy
CPF:5007629792
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768072P8
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Guilherme Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
memória discursiva
canção nativista
Discourse
discourse memory
nativist song
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic Discurso
memória discursiva
canção nativista
Discourse
discourse memory
nativist song
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Este trabalho examina a representação do sujeito campesino gaúcho nas canções que compõem o DVD Pátria Pampa, de César Oliveira e Rogério Melo, a fim de analisar como se dá a constituição da subjetividade no interior de uma formação discursiva tida como nativista-tradicional e como essa representação acaba agindo na interpelação dos sujeitos sulrio- grandenses. Para isso, são utilizados pressupostos provenientes da Análise do Discurso de linha francesa (AD), no intuito de investigar os discursos nativistas em sua dimensão histórico-social. Esses pressupostos facultam um olhar analítico que alia a observação de elementos da cadeia significante a determinações de caráter ideológico, permitindo um trabalho interpretativo de apreensão da historicidade do sujeito campesino sul-rio-grandense. Mais especificamente, esta pesquisa busca refletir sobre o funcionamento de interdiscursos, focalizando o apagamento e a recorrência de elementos da memória discursiva nas músicas de raiz, em sua relação com as formações imaginárias em jogo na enunciação, e as pistas de reconhecimento de posições-sujeito, ligadas à representação do gaúcho campeiro homem explorado e discriminado social e financeiramente por outra formação como herói mítico, ideal de bravura, coragem e força. A partir desses pontos, o processo de mitificação do peãocampeiro é questionado. Reflete-se, então, se esse processo é fundamentado na identificação dos sujeitos com as características e ações historicamente constituídas como pertencentes aos campeiros e/ou em mecanismos de poder que mascaram a ideologia dominante, naturalizando fatos com vistas ao controle e manutenção do status quo. Cabe dizer que as canções de raiz sulinas foram elencadas, neste estudo, por serem concebidas como grande veículo ideológico, à medida que possibilitam a divulgação dos discursos nativistas de maneira bastante popular através da música. Ressalte-se, ainda, que a implementação da análise dá-se a partir da noção de recorte, sendo o corpus analítico deste estudo formado pelas sequências discursivas de referência (sdr) extraídas das referidas canções
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-31
2011-04-29
2016-03-22T17:26:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BITTENCOURT, Guilherme Pereira. PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/135
identifier_str_mv BITTENCOURT, Guilherme Pereira. PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1811734991231516672