Relação entre saúde mental materna e transtornos mentais em pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRES, Andressa Jacondino
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/923
Resumo: Introdução: Estimativas apontam que 1 entre 4 crianças no mundo sofre algum transtorno mental e cerca de 10 a 25% das crianças apresentam problemas emocionais ou comportamentais. Tais problemas, assim como problemas de conduta, hiperatividade e de relacionamento estão entre os mais prevalentes na infância. Sabe-se, ainda, que mães de pré escolares apresentam uma alta prevalência de transtornos mentais e a depressão encontra-se entre os transtornos mentais maternos mais prevalentes. A presença de transtornos mentais na mãe pode refletir de forma negativa em vários aspectos do desenvolvimento infantil de acordo com a duração e a severidade dos sintomas. Objetivos: Avaliar o impacto da depressão materna no desenvolvimento de problemas mentais nos filhos com idades entre 4 e 5 anos; e verificar a relação entre transtornos mentais maternos, no período puerperal e atual, e comportamento agressivo e transtorno desafiador opositivo, em pré-escolares. Método: Estudo transversal com crianças entre 4 e 5 anos e suas mães; aninhado a uma coorte de gestantes adolescentes que teve início no ano de 2008. Os instrumentos utilizados foram: Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI Plus), Strenghs and Difficulties Questionnaire (SDQ) e Child Behavior Checklist (CBCL). Resultados: O primeiro artigo, na análise multivariada, mostrou que filhos de mães com depressão crônica tiveram 6,7 (IC 95% 2,3; 19,5) vezes mais chance de apresentar hiperatividade; 2,4 (IC 95% 1,1; 5,6) problemas de conduta; 3,4 (IC 95% 1,4; 8,1) hiperatividade e 4,5 (IC 95% 1,4; 14,6) problemas de relacionamento com pares, comparados àqueles cujas mães não tiveram depressão em nenhum momento. Já no segundo artigo, a prevalência de comportamento agressivo foi 30% e transtorno desafiador opositivo foi 30,5%, ambos sendo mais prevalentes em filhos de mães com transtornos mentais atuais, que não se sentiram apoiadas na gestação, que sofreram maus tratos na gestação e que não viviam com o pai da criança. Conclusão: Mães com transtornos mentais atuais apresentam maior relação com o desenvolvimento de transtornos mentais em seus filhos, especialmente os externalizantes; e quanto maior o tempo de exposição à depressão materna, maior a probabilidade da criança apresentarproblemas emocionais, de conduta, hiperatividade e de relacionamento.
id UCPe_6b7224b4e848253d3ef1f1051514bff9
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:jspui/923
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling Relação entre saúde mental materna e transtornos mentais em pré-escolaresdesenvolvimento infantil; depressão materna; pré-escolares; comportamento agressivo; transtorno desafiador opositivo; saúde mental infantilchild development; maternal depression; preschoolers; agressive behavior; oppositional defiant disorder; child mental healthCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAIntrodução: Estimativas apontam que 1 entre 4 crianças no mundo sofre algum transtorno mental e cerca de 10 a 25% das crianças apresentam problemas emocionais ou comportamentais. Tais problemas, assim como problemas de conduta, hiperatividade e de relacionamento estão entre os mais prevalentes na infância. Sabe-se, ainda, que mães de pré escolares apresentam uma alta prevalência de transtornos mentais e a depressão encontra-se entre os transtornos mentais maternos mais prevalentes. A presença de transtornos mentais na mãe pode refletir de forma negativa em vários aspectos do desenvolvimento infantil de acordo com a duração e a severidade dos sintomas. Objetivos: Avaliar o impacto da depressão materna no desenvolvimento de problemas mentais nos filhos com idades entre 4 e 5 anos; e verificar a relação entre transtornos mentais maternos, no período puerperal e atual, e comportamento agressivo e transtorno desafiador opositivo, em pré-escolares. Método: Estudo transversal com crianças entre 4 e 5 anos e suas mães; aninhado a uma coorte de gestantes adolescentes que teve início no ano de 2008. Os instrumentos utilizados foram: Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI Plus), Strenghs and Difficulties Questionnaire (SDQ) e Child Behavior Checklist (CBCL). Resultados: O primeiro artigo, na análise multivariada, mostrou que filhos de mães com depressão crônica tiveram 6,7 (IC 95% 2,3; 19,5) vezes mais chance de apresentar hiperatividade; 2,4 (IC 95% 1,1; 5,6) problemas de conduta; 3,4 (IC 95% 1,4; 8,1) hiperatividade e 4,5 (IC 95% 1,4; 14,6) problemas de relacionamento com pares, comparados àqueles cujas mães não tiveram depressão em nenhum momento. Já no segundo artigo, a prevalência de comportamento agressivo foi 30% e transtorno desafiador opositivo foi 30,5%, ambos sendo mais prevalentes em filhos de mães com transtornos mentais atuais, que não se sentiram apoiadas na gestação, que sofreram maus tratos na gestação e que não viviam com o pai da criança. Conclusão: Mães com transtornos mentais atuais apresentam maior relação com o desenvolvimento de transtornos mentais em seus filhos, especialmente os externalizantes; e quanto maior o tempo de exposição à depressão materna, maior a probabilidade da criança apresentarproblemas emocionais, de conduta, hiperatividade e de relacionamento.Introduction: Estimates indicate that 1 in 4 children in the world suffer from some mental disorderand about 10-25% of children have emotional or behavioral problems. Such problems, as well as emotional, conduct, hyperactivity and relationshipproblems are among the most prevalent in childhood. It is also known that mothers of preschool children have a high prevalence of mental disorders and depression is among the most prevalent maternal mental disorders. The presence of mental disorders in the mother may reflect negatively on various aspects of child development according to the duration and severity of symptoms. Aims: To evaluate the impact of maternal depression on development problems in children aged between 4 and 5 years; and to verify the relationship between maternal mental disordersin the puerperal period and current period, and aggressive behavior and oppositional defiant disorder (ODD) among preschoolers. Method: Cross-sectional study with children aged between 4 and 5 years and their mothers; nested in a cohort of adolescent pregnant women that began in 2008. The instruments used were: Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI Plus), Strenghs and Difficulties Questionnaire (SDQ) and Child Behavior Checklist (CBCL). Results: The first article, in the multivariate analysis, showed that children of mothers with chronic depression were 6.7 (95% CI 2.3, 19.5) times more likely to present hyperactivity; 2.4 (95% CI 1.1, 5.6) conduct problems; 3.4 (95% CI 1.4, 8.1) hyperactivity and 4.5 (95% CI 1.4, 14.6) relationshipproblems with peers, compared to those whose mothers did not have depression in neither moment. In the second article, aggressive behavior and oppositional defiant disorder (ODD) had a prevalence of 30% and 30.5%, respectively. Both disorders were more prevalent among children whose mothers with current mental disorders received no support and suffered maltreatment during pregnancy and were not living with the child's father. Conclusion: Mothers with current mental disorders are more related to the development of mental disorders in their children, especially the externalizing ones; and the longer the exposure time to maternal depression, the greater the likelihood of the child to present emotional, behavioral, hyperactivity and relationship problems.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias da SaudeBrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Saude ComportamentoQUEVEDO, Luciana de ÁvilaCARVALHO, Hudson Cristiano Wander deSILVA, Ricardo Azevedo daMATOS, Mariana Bonati dePIRES, Andressa Jacondino2022-02-09T11:32:21Z2016-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPIRES, Andressa Jacondino. Relação entre saúde mental materna e transtornos mentais em pré-escolares. 2016. 126 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Saude Comportamento) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2022-02-11T03:00:10Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2022-02-11T03:00:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre saúde mental materna e transtornos mentais em pré-escolares
title Relação entre saúde mental materna e transtornos mentais em pré-escolares
spellingShingle Relação entre saúde mental materna e transtornos mentais em pré-escolares
PIRES, Andressa Jacondino
desenvolvimento infantil; depressão materna; pré-escolares; comportamento agressivo; transtorno desafiador opositivo; saúde mental infantil
child development; maternal depression; preschoolers; agressive behavior; oppositional defiant disorder; child mental health
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
title_short Relação entre saúde mental materna e transtornos mentais em pré-escolares
title_full Relação entre saúde mental materna e transtornos mentais em pré-escolares
title_fullStr Relação entre saúde mental materna e transtornos mentais em pré-escolares
title_full_unstemmed Relação entre saúde mental materna e transtornos mentais em pré-escolares
title_sort Relação entre saúde mental materna e transtornos mentais em pré-escolares
author PIRES, Andressa Jacondino
author_facet PIRES, Andressa Jacondino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv QUEVEDO, Luciana de Ávila
CARVALHO, Hudson Cristiano Wander de
SILVA, Ricardo Azevedo da
MATOS, Mariana Bonati de
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRES, Andressa Jacondino
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento infantil; depressão materna; pré-escolares; comportamento agressivo; transtorno desafiador opositivo; saúde mental infantil
child development; maternal depression; preschoolers; agressive behavior; oppositional defiant disorder; child mental health
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
topic desenvolvimento infantil; depressão materna; pré-escolares; comportamento agressivo; transtorno desafiador opositivo; saúde mental infantil
child development; maternal depression; preschoolers; agressive behavior; oppositional defiant disorder; child mental health
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
description Introdução: Estimativas apontam que 1 entre 4 crianças no mundo sofre algum transtorno mental e cerca de 10 a 25% das crianças apresentam problemas emocionais ou comportamentais. Tais problemas, assim como problemas de conduta, hiperatividade e de relacionamento estão entre os mais prevalentes na infância. Sabe-se, ainda, que mães de pré escolares apresentam uma alta prevalência de transtornos mentais e a depressão encontra-se entre os transtornos mentais maternos mais prevalentes. A presença de transtornos mentais na mãe pode refletir de forma negativa em vários aspectos do desenvolvimento infantil de acordo com a duração e a severidade dos sintomas. Objetivos: Avaliar o impacto da depressão materna no desenvolvimento de problemas mentais nos filhos com idades entre 4 e 5 anos; e verificar a relação entre transtornos mentais maternos, no período puerperal e atual, e comportamento agressivo e transtorno desafiador opositivo, em pré-escolares. Método: Estudo transversal com crianças entre 4 e 5 anos e suas mães; aninhado a uma coorte de gestantes adolescentes que teve início no ano de 2008. Os instrumentos utilizados foram: Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI Plus), Strenghs and Difficulties Questionnaire (SDQ) e Child Behavior Checklist (CBCL). Resultados: O primeiro artigo, na análise multivariada, mostrou que filhos de mães com depressão crônica tiveram 6,7 (IC 95% 2,3; 19,5) vezes mais chance de apresentar hiperatividade; 2,4 (IC 95% 1,1; 5,6) problemas de conduta; 3,4 (IC 95% 1,4; 8,1) hiperatividade e 4,5 (IC 95% 1,4; 14,6) problemas de relacionamento com pares, comparados àqueles cujas mães não tiveram depressão em nenhum momento. Já no segundo artigo, a prevalência de comportamento agressivo foi 30% e transtorno desafiador opositivo foi 30,5%, ambos sendo mais prevalentes em filhos de mães com transtornos mentais atuais, que não se sentiram apoiadas na gestação, que sofreram maus tratos na gestação e que não viviam com o pai da criança. Conclusão: Mães com transtornos mentais atuais apresentam maior relação com o desenvolvimento de transtornos mentais em seus filhos, especialmente os externalizantes; e quanto maior o tempo de exposição à depressão materna, maior a probabilidade da criança apresentarproblemas emocionais, de conduta, hiperatividade e de relacionamento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
2022-02-09T11:32:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Andressa Jacondino. Relação entre saúde mental materna e transtornos mentais em pré-escolares. 2016. 126 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Saude Comportamento) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/923
identifier_str_mv PIRES, Andressa Jacondino. Relação entre saúde mental materna e transtornos mentais em pré-escolares. 2016. 126 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Saude Comportamento) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias da Saude
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Saude Comportamento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias da Saude
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Saude Comportamento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1809095183000666112