ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E TRANSTORNO MENTAL COMUM COMO FATOR ASSOCIADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luise Marques da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/213
Resumo: Objetivo / Hipótese: Verificar a relação dos transtornos mentais comuns com a desvantagem vocal dos professores do ensino fundamental de escolas municipais. As médias dos escores de desvantagem vocal do grupo de professores com indicativo de transtorno mental seriam significativamente maiores do que as médias dos escores de desvantagem vocal do grupo de professores sem indicativo de transtorno mental seja no escore total como nas subescalas, emocional, funcional e orgânica. Delineamento: Estudo observacional transversal analítico, quantitativo, realizado nas escolas municipais da zona urbana e rural da cidade de Pelotas. Método: No total, 633 professores de 31 escolas foram convidados, 575 participaram e 58 foram considerados perda ou recusa. A desvantagem vocal foi mensurada pelo Protocolo do Índice de Desvantagem Vocal (IDV) produzindo quatro escores, um total e três subescalas-emocional, funcional e orgânica. Já a sintomatologia de transtornos mentais foi avaliada pela escala SRQ-20 (Self- Reporting Questionnarie 20 itens). Mann-Whitney e Wilcoxon foram utilizados na comparação das medianas de desvantagem vocal com as variáveis de interesse. Para aproximação da distribuição normal a log transformação foi utilizada. Após, a regressão linear foi realizada para avaliar a relação das variáveis independentes com os desfechos. Resultados: Os professores com indicativo de transtorno mental comum e que relataram ter tirado licença em virtude de problemas com a voz apresentaram pior desvantagem vocal total (p < 0,050). A desvantagem vocal emocional, funcional e orgânica estava significativamente mais alta nos professores com indicativo de transtorno mental comum (p<0,001). A subescala emocional também esteve associada positivamente a quantidade de alunos em sala de aula e a licença tirada em função da voz. Já a subescala funcional mostrou significância com presença de doença auto referida, não fazer repouso vocal, licença por causa da voz e carga 40 horária elevada. Por fim, a subescala orgânica mostrou associação significativa com a idade de 41 anos ou mais, além de ter indicativo de transtorno mental comum. Conclusões: Existe uma estreita relação dos problemas vocais e os transtornos mentais, indicando números bastante expressivos de associação entre alto índice de desvantagem vocal e disfuncionalidade mental
id UCPe_73514243ebec42d082550fa14fe4c7b1
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/213
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E TRANSTORNO MENTAL COMUM COMO FATOR ASSOCIADOvoz-voice handican indextranstornos mentaisprofessoresvoz-voice handican indexmental disordersteacherCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIAObjetivo / Hipótese: Verificar a relação dos transtornos mentais comuns com a desvantagem vocal dos professores do ensino fundamental de escolas municipais. As médias dos escores de desvantagem vocal do grupo de professores com indicativo de transtorno mental seriam significativamente maiores do que as médias dos escores de desvantagem vocal do grupo de professores sem indicativo de transtorno mental seja no escore total como nas subescalas, emocional, funcional e orgânica. Delineamento: Estudo observacional transversal analítico, quantitativo, realizado nas escolas municipais da zona urbana e rural da cidade de Pelotas. Método: No total, 633 professores de 31 escolas foram convidados, 575 participaram e 58 foram considerados perda ou recusa. A desvantagem vocal foi mensurada pelo Protocolo do Índice de Desvantagem Vocal (IDV) produzindo quatro escores, um total e três subescalas-emocional, funcional e orgânica. Já a sintomatologia de transtornos mentais foi avaliada pela escala SRQ-20 (Self- Reporting Questionnarie 20 itens). Mann-Whitney e Wilcoxon foram utilizados na comparação das medianas de desvantagem vocal com as variáveis de interesse. Para aproximação da distribuição normal a log transformação foi utilizada. Após, a regressão linear foi realizada para avaliar a relação das variáveis independentes com os desfechos. Resultados: Os professores com indicativo de transtorno mental comum e que relataram ter tirado licença em virtude de problemas com a voz apresentaram pior desvantagem vocal total (p < 0,050). A desvantagem vocal emocional, funcional e orgânica estava significativamente mais alta nos professores com indicativo de transtorno mental comum (p<0,001). A subescala emocional também esteve associada positivamente a quantidade de alunos em sala de aula e a licença tirada em função da voz. Já a subescala funcional mostrou significância com presença de doença auto referida, não fazer repouso vocal, licença por causa da voz e carga 40 horária elevada. Por fim, a subescala orgânica mostrou associação significativa com a idade de 41 anos ou mais, além de ter indicativo de transtorno mental comum. Conclusões: Existe uma estreita relação dos problemas vocais e os transtornos mentais, indicando números bastante expressivos de associação entre alto índice de desvantagem vocal e disfuncionalidade mentalObjective / Hypothesis: Verify the relation of ordinary mental disorders with the vocal disadvantage of elementary school teachers in municipal schools. The mean scores of vocal disadvantage in the group of teachers with indications of mental disorder would be significantly higher than the mean scores of vocal disadvantage in the group of teachers with no indicative of mental disorder, either in the total score as in emotional, functional and organic subscales. Design: An observational cross-sectional analytical, quantitative, study, conducted in the public schools of urban and rural areas of the city of Pelotas. Method: A total of 633 teachers of 31 schools were invited, 575 participated and 58 were considered lost. Vocal disadvantage was measured by the Protocol of the Voice Disadvantage Index (VHI), producing four scores, a total and three subscales - emotional, functional and organic. As for the symptoms of mental disorders, it was evaluated by the SRQ-20 scale (Self-Reporting Questionnaire 20 items). Mann- Whitney and Wilcoxon tests were used to compare the medians of vocal disadvantage with the variables of interest. To approach the normal distribution, a log transformation was used. After that, a linear regression was performed to evaluate the relationship of independent variables and the outcomes.Results: Teachers with an indication of common mental disorders , and who also reported having taken license due to problems with the voice, had a worse overall vocal disadvantage (p <0,050). Emotional, functional and organic vocal disadvantage were significantly highest in teachers with indications of common mental disorder (p < 0,001). The emotional subscale was also associated with the number of students in the classroom and license taken due to problems with the voice. Functional subscale showed significance with presence of self-reported disease, not taking vocal rest, have taken leave due to problems with the voice and high workload. Finally, organic 41 subscale showed significant association with the age of 41 years or more, in addition to having an indication of common mental disorder. Conclusions: There is a close relation of vocal problems and mental disorders, showing significant numbers of association between high levels of vocal disadvantage and mental dysfunctionUniversidade Catolica de PelotasSaúdeBRUcpelDoutorado em Saude e ComportamentoSouza, Luciano Dias de MattosCPF:00499302060http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744708E6Rocha, Luise Marques da2016-03-22T17:26:44Z2012-08-302012-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Luise Marques da. ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E TRANSTORNO MENTAL COMUM COMO FATOR ASSOCIADO. 2012. 62 f. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E TRANSTORNO MENTAL COMUM COMO FATOR ASSOCIADO
title ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E TRANSTORNO MENTAL COMUM COMO FATOR ASSOCIADO
spellingShingle ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E TRANSTORNO MENTAL COMUM COMO FATOR ASSOCIADO
Rocha, Luise Marques da
voz-voice handican index
transtornos mentais
professores
voz-voice handican index
mental disorders
teacher
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
title_short ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E TRANSTORNO MENTAL COMUM COMO FATOR ASSOCIADO
title_full ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E TRANSTORNO MENTAL COMUM COMO FATOR ASSOCIADO
title_fullStr ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E TRANSTORNO MENTAL COMUM COMO FATOR ASSOCIADO
title_full_unstemmed ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E TRANSTORNO MENTAL COMUM COMO FATOR ASSOCIADO
title_sort ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E TRANSTORNO MENTAL COMUM COMO FATOR ASSOCIADO
author Rocha, Luise Marques da
author_facet Rocha, Luise Marques da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Luciano Dias de Mattos
CPF:00499302060
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744708E6
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luise Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv voz-voice handican index
transtornos mentais
professores
voz-voice handican index
mental disorders
teacher
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
topic voz-voice handican index
transtornos mentais
professores
voz-voice handican index
mental disorders
teacher
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
description Objetivo / Hipótese: Verificar a relação dos transtornos mentais comuns com a desvantagem vocal dos professores do ensino fundamental de escolas municipais. As médias dos escores de desvantagem vocal do grupo de professores com indicativo de transtorno mental seriam significativamente maiores do que as médias dos escores de desvantagem vocal do grupo de professores sem indicativo de transtorno mental seja no escore total como nas subescalas, emocional, funcional e orgânica. Delineamento: Estudo observacional transversal analítico, quantitativo, realizado nas escolas municipais da zona urbana e rural da cidade de Pelotas. Método: No total, 633 professores de 31 escolas foram convidados, 575 participaram e 58 foram considerados perda ou recusa. A desvantagem vocal foi mensurada pelo Protocolo do Índice de Desvantagem Vocal (IDV) produzindo quatro escores, um total e três subescalas-emocional, funcional e orgânica. Já a sintomatologia de transtornos mentais foi avaliada pela escala SRQ-20 (Self- Reporting Questionnarie 20 itens). Mann-Whitney e Wilcoxon foram utilizados na comparação das medianas de desvantagem vocal com as variáveis de interesse. Para aproximação da distribuição normal a log transformação foi utilizada. Após, a regressão linear foi realizada para avaliar a relação das variáveis independentes com os desfechos. Resultados: Os professores com indicativo de transtorno mental comum e que relataram ter tirado licença em virtude de problemas com a voz apresentaram pior desvantagem vocal total (p < 0,050). A desvantagem vocal emocional, funcional e orgânica estava significativamente mais alta nos professores com indicativo de transtorno mental comum (p<0,001). A subescala emocional também esteve associada positivamente a quantidade de alunos em sala de aula e a licença tirada em função da voz. Já a subescala funcional mostrou significância com presença de doença auto referida, não fazer repouso vocal, licença por causa da voz e carga 40 horária elevada. Por fim, a subescala orgânica mostrou associação significativa com a idade de 41 anos ou mais, além de ter indicativo de transtorno mental comum. Conclusões: Existe uma estreita relação dos problemas vocais e os transtornos mentais, indicando números bastante expressivos de associação entre alto índice de desvantagem vocal e disfuncionalidade mental
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
2012-05-11
2016-03-22T17:26:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Luise Marques da. ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E TRANSTORNO MENTAL COMUM COMO FATOR ASSOCIADO. 2012. 62 f. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/213
identifier_str_mv ROCHA, Luise Marques da. ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E TRANSTORNO MENTAL COMUM COMO FATOR ASSOCIADO. 2012. 62 f. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Saúde
BR
Ucpel
Doutorado em Saude e Comportamento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Saúde
BR
Ucpel
Doutorado em Saude e Comportamento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1801044720492740608