A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA UFPEL: CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Vivianne Satte Alam
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/168
Resumo: Este estudo resulta de uma pesquisa desenvolvida no período de 2009 e 2010, cujo objetivo é analisar a concepção dos moradores da Casa do Estudante (CEU) da UFPel, sobre as Políticas de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Pelotas. Enfoca particularmente os alunos participantes dos programas de moradia, transporte e alimentação. Pesquisa de natureza qualitativa, norteia-se pela perspectiva crítica dialética. O processo investigativo, realizado com 64 moradores da Casa do Estudante da UFPel, correspondente a 30% do total de moradores, usou, como principal instrumento, a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam: na concepção dos sujeitos da pesquisa, os Programas de Assistência Estudantil representam grande oportunidade para permanecer na Universidade e concluir um Curso Superior. É a alternativa principal, sem ela não teriam condições de concluir o curso. Os estudantes consideram que os programas revertem-se em políticas inclusivas, permitindo sentirem-se apoiados para terem acesso à Universidade e novas oportunidades de ascensão social, política, cultural e intelectual. Consideram necessário que os assistentes sociais responsáveis pelos programas disponibilizem mais tempo para interação com os usuários. Percebe-se, nas falas referentes à ampliação da moradia estudantil, com a construção de nova casa, uma expectativa remota sem muito crédito segundo eles. Salientam dever aumentar o número de Bufês e diminuir o número de alunos nas filas do Restaurante Universitário (RU) para os estudantes retornarem às suas atividades acadêmicas em tempo hábil. Ratificam a necessidade de ampliar as Políticas de Assistência Estudantil e o número de vagas nos programas devido ao aumento de vagas na UFPel. A maioria caracteriza a Assistência Estudantil como ajuda, apoio e poucos a ressaltam como um dever do Estado, direito social dos estudantes de se manterem inseridos numa Universidade pública e concluírem o curso
id UCPe_87e83871dad542c76a5645ae6844b9a6
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/168
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA UFPEL: CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADESAssistência EstudantilAssistente SocialPolítica SocialMoradiaAlimentaçãoTransporteUFPelStudent AssistanceSocial AssistanceSocial PolicyHousing, Meal support, TransportationUFPelCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADOEste estudo resulta de uma pesquisa desenvolvida no período de 2009 e 2010, cujo objetivo é analisar a concepção dos moradores da Casa do Estudante (CEU) da UFPel, sobre as Políticas de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Pelotas. Enfoca particularmente os alunos participantes dos programas de moradia, transporte e alimentação. Pesquisa de natureza qualitativa, norteia-se pela perspectiva crítica dialética. O processo investigativo, realizado com 64 moradores da Casa do Estudante da UFPel, correspondente a 30% do total de moradores, usou, como principal instrumento, a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam: na concepção dos sujeitos da pesquisa, os Programas de Assistência Estudantil representam grande oportunidade para permanecer na Universidade e concluir um Curso Superior. É a alternativa principal, sem ela não teriam condições de concluir o curso. Os estudantes consideram que os programas revertem-se em políticas inclusivas, permitindo sentirem-se apoiados para terem acesso à Universidade e novas oportunidades de ascensão social, política, cultural e intelectual. Consideram necessário que os assistentes sociais responsáveis pelos programas disponibilizem mais tempo para interação com os usuários. Percebe-se, nas falas referentes à ampliação da moradia estudantil, com a construção de nova casa, uma expectativa remota sem muito crédito segundo eles. Salientam dever aumentar o número de Bufês e diminuir o número de alunos nas filas do Restaurante Universitário (RU) para os estudantes retornarem às suas atividades acadêmicas em tempo hábil. Ratificam a necessidade de ampliar as Políticas de Assistência Estudantil e o número de vagas nos programas devido ao aumento de vagas na UFPel. A maioria caracteriza a Assistência Estudantil como ajuda, apoio e poucos a ressaltam como um dever do Estado, direito social dos estudantes de se manterem inseridos numa Universidade pública e concluírem o cursoThis paper is the result of a study undertaken from 2009-2010 to analyze the perspectives of the residents of the Casa do Estudante (CEU) [Students‟ Home dormitory] at UFPel, about student assistance policies of the Federal University at Pelotas. It particularly focuses on students who participate in housing, transport and meal programs. Qualitative research was conducted, guided by a critical dialectical perspective. The research was conducted with 64 residents of the Student‟s Home at UFPel, corresponding to 30% of the residents. The principal tool was a semi-structured interview. The results indicate: the research subjects affirm that the student assistance programs represent a good opportunity to remain at the university and conclude college. Without the assistance they would not be able to finish. The students affirm that the programs are inclusionary policies that allow them to feel supported because of access to the university and new opportunities for social, political, cultural and intellectual ascension. They believe that the social assistants responsible for the programs need more time for interaction with the users. References were identified in the statements referring to the expansion of student housing, and the construction of another student house, something that they see to be a remote possibility. They emphasize that there should be an increase in the number of buffets and a reduction in the number of students in the lines at the university restaurant so that students can return to their activities more quickly. They support the need to expand the student assistance policies and the number of openings in the program due to the increase in the number of openings at UFPel. Most characterize student assistance as a form of help and support, while emphasizing that it is a responsibility of the State, a social right of students to remain inserted in a public university and conclude their coursesUniversidade Catolica de PelotasSocialBRUcpelMestrado em Política SocialSilva, Vini Rabassa daCPF:14154878020http://lattes.cnpq.br/2875803177863573Medeiros, Mara Rosange Acosta deCPF:25361432145621http://lattes.cnpq.br/0884189877142984Gonçalves, Vivianne Satte Alam2016-03-22T17:26:36Z2011-11-212011-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Vivianne Satte Alam. A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA UFPEL: CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2011.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA UFPEL: CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES
title A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA UFPEL: CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES
spellingShingle A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA UFPEL: CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES
Gonçalves, Vivianne Satte Alam
Assistência Estudantil
Assistente Social
Política Social
Moradia
Alimentação
Transporte
UFPel
Student Assistance
Social Assistance
Social Policy
Housing, Meal support, Transportation
UFPel
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
title_short A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA UFPEL: CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES
title_full A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA UFPEL: CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES
title_fullStr A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA UFPEL: CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA UFPEL: CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES
title_sort A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA UFPEL: CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES
author Gonçalves, Vivianne Satte Alam
author_facet Gonçalves, Vivianne Satte Alam
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Vini Rabassa da
CPF:14154878020
http://lattes.cnpq.br/2875803177863573
Medeiros, Mara Rosange Acosta de
CPF:25361432145621
http://lattes.cnpq.br/0884189877142984
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Vivianne Satte Alam
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Assistência Estudantil
Assistente Social
Política Social
Moradia
Alimentação
Transporte
UFPel
Student Assistance
Social Assistance
Social Policy
Housing, Meal support, Transportation
UFPel
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
topic Assistência Estudantil
Assistente Social
Política Social
Moradia
Alimentação
Transporte
UFPel
Student Assistance
Social Assistance
Social Policy
Housing, Meal support, Transportation
UFPel
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
description Este estudo resulta de uma pesquisa desenvolvida no período de 2009 e 2010, cujo objetivo é analisar a concepção dos moradores da Casa do Estudante (CEU) da UFPel, sobre as Políticas de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Pelotas. Enfoca particularmente os alunos participantes dos programas de moradia, transporte e alimentação. Pesquisa de natureza qualitativa, norteia-se pela perspectiva crítica dialética. O processo investigativo, realizado com 64 moradores da Casa do Estudante da UFPel, correspondente a 30% do total de moradores, usou, como principal instrumento, a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam: na concepção dos sujeitos da pesquisa, os Programas de Assistência Estudantil representam grande oportunidade para permanecer na Universidade e concluir um Curso Superior. É a alternativa principal, sem ela não teriam condições de concluir o curso. Os estudantes consideram que os programas revertem-se em políticas inclusivas, permitindo sentirem-se apoiados para terem acesso à Universidade e novas oportunidades de ascensão social, política, cultural e intelectual. Consideram necessário que os assistentes sociais responsáveis pelos programas disponibilizem mais tempo para interação com os usuários. Percebe-se, nas falas referentes à ampliação da moradia estudantil, com a construção de nova casa, uma expectativa remota sem muito crédito segundo eles. Salientam dever aumentar o número de Bufês e diminuir o número de alunos nas filas do Restaurante Universitário (RU) para os estudantes retornarem às suas atividades acadêmicas em tempo hábil. Ratificam a necessidade de ampliar as Políticas de Assistência Estudantil e o número de vagas nos programas devido ao aumento de vagas na UFPel. A maioria caracteriza a Assistência Estudantil como ajuda, apoio e poucos a ressaltam como um dever do Estado, direito social dos estudantes de se manterem inseridos numa Universidade pública e concluírem o curso
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-21
2011-09-14
2016-03-22T17:26:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Vivianne Satte Alam. A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA UFPEL: CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2011.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/168
identifier_str_mv GONÇALVES, Vivianne Satte Alam. A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA UFPEL: CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2011.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Social
BR
Ucpel
Mestrado em Política Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Social
BR
Ucpel
Mestrado em Política Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1811734991331131392