DIFERENÇAS ENTRE IDOSOS BILÍNGUES E MONOLÍNGUES NO DESEMPENHO DE TAREFAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA DE TRABALHO E MEMÓRIA EMOCIONAL DE LONGO PRAZO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sabrine Amaral
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/111
Resumo: As pesquisas que envolvem bilinguismo e envelhecimento são bastante recentes. Contando que o aumento da expectativa de vida é um fato comprovado estatisticamente pelas instituições públicas, é interessante propor meios que façam com que as pessoas envelheçam com uma maior qualidade de vida. Um fator que propicia uma melhor qualidade de vida é a proteção contra a velhice patológica, uma vez que podem existir inúmeros meios de se precaver contra a degeneração neural decorrente do envelhecimento. Um dos fatores que tem sido recentemente investigado é o bilinguismo. Por isso, no presente estudo tem-se por objetivo verificar a existência de diferenças entre idosos bilíngues e monolíngues saudáveis no desempenho em tarefas cognitivas não-verbais relacionadas às funções executivas, à memória de trabalho e à memória emocional de longo prazo. Para tanto, uma pesquisa em um centro de idosos foi desenvolvida, contando com, aproximadamente, 18 sujeitos bilíngues e 20 sujeitos monolíngues para cada instrumento utilizado. A partir do objetivo geral estipulado acima, procurou-se investigar se há diferenças no desempenho em tarefas relacionadas às funções executivas da atenção e do controle inibitório entre idosos bilíngues e monolíngues; se há diferenças entre idosos bilíngues e monolíngues no desempenho de uma tarefa relacionada à memória de trabalho, e por último, se há diferenças entre idosos dos dois grupos no desempenho de um teste relacionado à memória emocional. Os dados, para verificar o objetivo desta pesquisa, foram coletados utilizando computadores laptop, pela pesquisadora e bolsistas, visto que esta investigação é parte de uma pesquisa maior que abarca grupos de jovens, adultos e idosos. A presente investigação está em consonância com a visão dinâmica de linguagem, a qual consiste em um sistema complexo que interage com outros sistemas. Foram utilizados, para critérios de exclusão, questionário de rastreio, inventário de depressão, escala sócioeconômica e exame neurológico. A partir disso, tarefas tais como tarefa de Simon, Word Span e teste de Cahill foram usados para avaliar a amostra. No primeiro teste, não foram encontradas diferenças significativas em termos de tempo de reação e efeito Simon, embora tenham sido vistas diferenças relevantes em se tratando de acurácia. No Word Span não ocorreram diferenças satisfatórias estatisticamente, apesar de ter sido notado que os grupos diferem qualitativamente na execução de todas as versões dos testes. Já no teste de Cahill, diferenças significativas foram notadas. Os resultados ainda foram satisfatórios para mostrar que o bilinguismo pode atuar como um fator neuroprotetor contra as consequências do envelhecimento. Contudo, esta pesquisa contribuiu para enfatizar a importância do contexto em que ocorrem as pesquisas com bilinguismo e, obviamente, para o aumento de estudos na área
id UCPe_9b28f7ea84514e98c6481ca247599a2b
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/111
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling DIFERENÇAS ENTRE IDOSOS BILÍNGUES E MONOLÍNGUES NO DESEMPENHO DE TAREFAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA DE TRABALHO E MEMÓRIA EMOCIONAL DE LONGO PRAZOpsicolinguísticaaquisição da linguagembilinguismoterceira idadeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAAs pesquisas que envolvem bilinguismo e envelhecimento são bastante recentes. Contando que o aumento da expectativa de vida é um fato comprovado estatisticamente pelas instituições públicas, é interessante propor meios que façam com que as pessoas envelheçam com uma maior qualidade de vida. Um fator que propicia uma melhor qualidade de vida é a proteção contra a velhice patológica, uma vez que podem existir inúmeros meios de se precaver contra a degeneração neural decorrente do envelhecimento. Um dos fatores que tem sido recentemente investigado é o bilinguismo. Por isso, no presente estudo tem-se por objetivo verificar a existência de diferenças entre idosos bilíngues e monolíngues saudáveis no desempenho em tarefas cognitivas não-verbais relacionadas às funções executivas, à memória de trabalho e à memória emocional de longo prazo. Para tanto, uma pesquisa em um centro de idosos foi desenvolvida, contando com, aproximadamente, 18 sujeitos bilíngues e 20 sujeitos monolíngues para cada instrumento utilizado. A partir do objetivo geral estipulado acima, procurou-se investigar se há diferenças no desempenho em tarefas relacionadas às funções executivas da atenção e do controle inibitório entre idosos bilíngues e monolíngues; se há diferenças entre idosos bilíngues e monolíngues no desempenho de uma tarefa relacionada à memória de trabalho, e por último, se há diferenças entre idosos dos dois grupos no desempenho de um teste relacionado à memória emocional. Os dados, para verificar o objetivo desta pesquisa, foram coletados utilizando computadores laptop, pela pesquisadora e bolsistas, visto que esta investigação é parte de uma pesquisa maior que abarca grupos de jovens, adultos e idosos. A presente investigação está em consonância com a visão dinâmica de linguagem, a qual consiste em um sistema complexo que interage com outros sistemas. Foram utilizados, para critérios de exclusão, questionário de rastreio, inventário de depressão, escala sócioeconômica e exame neurológico. A partir disso, tarefas tais como tarefa de Simon, Word Span e teste de Cahill foram usados para avaliar a amostra. No primeiro teste, não foram encontradas diferenças significativas em termos de tempo de reação e efeito Simon, embora tenham sido vistas diferenças relevantes em se tratando de acurácia. No Word Span não ocorreram diferenças satisfatórias estatisticamente, apesar de ter sido notado que os grupos diferem qualitativamente na execução de todas as versões dos testes. Já no teste de Cahill, diferenças significativas foram notadas. Os resultados ainda foram satisfatórios para mostrar que o bilinguismo pode atuar como um fator neuroprotetor contra as consequências do envelhecimento. Contudo, esta pesquisa contribuiu para enfatizar a importância do contexto em que ocorrem as pesquisas com bilinguismo e, obviamente, para o aumento de estudos na áreaResearches related to bilingualism and aging are recent. Regarding the increase of population´s life expectation is a statistically proved fact, it is interesting to propose ideas that make people get older with a higher life quality. The aspect which may cause a higher life quality is the protection against the pathological aging, once several ways to protect elders against neural degeneration may exist. It has been recently investigated the influence of bilingualism on people´s cognition. Because of that, the aim of the investigation is to verify the existing differences between healthy bilinguals and monolinguals on performances in non-verbal cognitive tests related to executive functions, working memory and long-term emotional memory. To execute this, a research in an elder Center was developed, counting on, in average, 18 bilingual individuals and 20 monolingual individuals. According to the general aim, it has been investigated if there are differences on performances between both groups involving inhibitory control, working memory and long-term emotional memory. To verify the aim of this research, the data was collected through laptop computers, being used by the researcher and assistants because this project is part of a bigger one whose goals are investigate young, adult and old monolinguals and bilinguals. This research agrees with the dynamic view of language that consists of a complex system in constantly interaction. Some criteria has been used to exclude some people from the research. For example: general interview through questionnaire, depression inventory, socialeconomy test and neurological test. If the subjects have got the allowed score, they would go to the selection tests. There tests were: linguistic questionnaire, Simon task, word span and Cahill test. Although in the Simon task were not found any relevant differences regarding reaction time, a subtle difference related to accuracy was significantly in the statistics level. In the Word Span test divergences between the two groups were not found, despite of being different in terms of quality during the test execution. But in the Cahill test, differences were found. The results still are useful to show that bilingualism might exerce influence in the brain, as a neuroprotection, obviously. However, this project contributed to focus on the importance of the context to investigate languages and, besides that, to increase the number o research about the topicUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasZimmer, Márcia CristinaCPF:46875549034http://lattes.cnpq.br/3154493426404704Martins, Sabrine Amaral2016-03-22T17:26:24Z2010-08-192010-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Sabrine Amaral. DIFERENÇAS ENTRE IDOSOS BILÍNGUES E MONOLÍNGUES NO DESEMPENHO DE TAREFAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA DE TRABALHO E MEMÓRIA EMOCIONAL DE LONGO PRAZO. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv DIFERENÇAS ENTRE IDOSOS BILÍNGUES E MONOLÍNGUES NO DESEMPENHO DE TAREFAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA DE TRABALHO E MEMÓRIA EMOCIONAL DE LONGO PRAZO
title DIFERENÇAS ENTRE IDOSOS BILÍNGUES E MONOLÍNGUES NO DESEMPENHO DE TAREFAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA DE TRABALHO E MEMÓRIA EMOCIONAL DE LONGO PRAZO
spellingShingle DIFERENÇAS ENTRE IDOSOS BILÍNGUES E MONOLÍNGUES NO DESEMPENHO DE TAREFAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA DE TRABALHO E MEMÓRIA EMOCIONAL DE LONGO PRAZO
Martins, Sabrine Amaral
psicolinguística
aquisição da linguagem
bilinguismo
terceira idade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short DIFERENÇAS ENTRE IDOSOS BILÍNGUES E MONOLÍNGUES NO DESEMPENHO DE TAREFAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA DE TRABALHO E MEMÓRIA EMOCIONAL DE LONGO PRAZO
title_full DIFERENÇAS ENTRE IDOSOS BILÍNGUES E MONOLÍNGUES NO DESEMPENHO DE TAREFAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA DE TRABALHO E MEMÓRIA EMOCIONAL DE LONGO PRAZO
title_fullStr DIFERENÇAS ENTRE IDOSOS BILÍNGUES E MONOLÍNGUES NO DESEMPENHO DE TAREFAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA DE TRABALHO E MEMÓRIA EMOCIONAL DE LONGO PRAZO
title_full_unstemmed DIFERENÇAS ENTRE IDOSOS BILÍNGUES E MONOLÍNGUES NO DESEMPENHO DE TAREFAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA DE TRABALHO E MEMÓRIA EMOCIONAL DE LONGO PRAZO
title_sort DIFERENÇAS ENTRE IDOSOS BILÍNGUES E MONOLÍNGUES NO DESEMPENHO DE TAREFAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA DE TRABALHO E MEMÓRIA EMOCIONAL DE LONGO PRAZO
author Martins, Sabrine Amaral
author_facet Martins, Sabrine Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zimmer, Márcia Cristina
CPF:46875549034
http://lattes.cnpq.br/3154493426404704
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sabrine Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv psicolinguística
aquisição da linguagem
bilinguismo
terceira idade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic psicolinguística
aquisição da linguagem
bilinguismo
terceira idade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description As pesquisas que envolvem bilinguismo e envelhecimento são bastante recentes. Contando que o aumento da expectativa de vida é um fato comprovado estatisticamente pelas instituições públicas, é interessante propor meios que façam com que as pessoas envelheçam com uma maior qualidade de vida. Um fator que propicia uma melhor qualidade de vida é a proteção contra a velhice patológica, uma vez que podem existir inúmeros meios de se precaver contra a degeneração neural decorrente do envelhecimento. Um dos fatores que tem sido recentemente investigado é o bilinguismo. Por isso, no presente estudo tem-se por objetivo verificar a existência de diferenças entre idosos bilíngues e monolíngues saudáveis no desempenho em tarefas cognitivas não-verbais relacionadas às funções executivas, à memória de trabalho e à memória emocional de longo prazo. Para tanto, uma pesquisa em um centro de idosos foi desenvolvida, contando com, aproximadamente, 18 sujeitos bilíngues e 20 sujeitos monolíngues para cada instrumento utilizado. A partir do objetivo geral estipulado acima, procurou-se investigar se há diferenças no desempenho em tarefas relacionadas às funções executivas da atenção e do controle inibitório entre idosos bilíngues e monolíngues; se há diferenças entre idosos bilíngues e monolíngues no desempenho de uma tarefa relacionada à memória de trabalho, e por último, se há diferenças entre idosos dos dois grupos no desempenho de um teste relacionado à memória emocional. Os dados, para verificar o objetivo desta pesquisa, foram coletados utilizando computadores laptop, pela pesquisadora e bolsistas, visto que esta investigação é parte de uma pesquisa maior que abarca grupos de jovens, adultos e idosos. A presente investigação está em consonância com a visão dinâmica de linguagem, a qual consiste em um sistema complexo que interage com outros sistemas. Foram utilizados, para critérios de exclusão, questionário de rastreio, inventário de depressão, escala sócioeconômica e exame neurológico. A partir disso, tarefas tais como tarefa de Simon, Word Span e teste de Cahill foram usados para avaliar a amostra. No primeiro teste, não foram encontradas diferenças significativas em termos de tempo de reação e efeito Simon, embora tenham sido vistas diferenças relevantes em se tratando de acurácia. No Word Span não ocorreram diferenças satisfatórias estatisticamente, apesar de ter sido notado que os grupos diferem qualitativamente na execução de todas as versões dos testes. Já no teste de Cahill, diferenças significativas foram notadas. Os resultados ainda foram satisfatórios para mostrar que o bilinguismo pode atuar como um fator neuroprotetor contra as consequências do envelhecimento. Contudo, esta pesquisa contribuiu para enfatizar a importância do contexto em que ocorrem as pesquisas com bilinguismo e, obviamente, para o aumento de estudos na área
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-19
2010-03-29
2016-03-22T17:26:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Sabrine Amaral. DIFERENÇAS ENTRE IDOSOS BILÍNGUES E MONOLÍNGUES NO DESEMPENHO DE TAREFAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA DE TRABALHO E MEMÓRIA EMOCIONAL DE LONGO PRAZO. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/111
identifier_str_mv MARTINS, Sabrine Amaral. DIFERENÇAS ENTRE IDOSOS BILÍNGUES E MONOLÍNGUES NO DESEMPENHO DE TAREFAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA DE TRABALHO E MEMÓRIA EMOCIONAL DE LONGO PRAZO. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1811734991158116352