BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, André Luis Porto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/241
Resumo: Este trabalho de pesquisa investiga a forma como as crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil percebem o desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada dentro da jornada ampliada. Esta análise contempla um estudo comparativo das crianças do PETI com a percepção de um grupo socialmente adaptado a uma condição social ideal , segundo os valores propugnados pelo próprio sistema. Como referência teórica na área dos estudos culturais, tomamos por base os textos de autores como DOUGLAS KELLNER, RAQUEL SOIFER e STUART HALL. Às questões relacionadas à infância foram utilizados os textos de ARIÈS, BIASOLI e LÚCIA CASTRO. O estudo de recepção está embasado pelos textos de MARTIN BARBERO E GUILLERMO OROZCO. Considerando que a apreciação de desenhos animados é uma das atividades desenvolvidas dentro do PETI, esta pesquisa procura revelar a importância do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada na construção identidade infantil, levando em conta o perfil, o contexto, a subjetividade e a historicidade da criança alvo da política social em questão
id UCPe_9f73e7494c4224ca0002a3b216e28a75
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/241
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃODesenho animadoPETIBob EsponjaEstudo de recepçãoCartoonPETISponge BobStudy of receiptCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOREste trabalho de pesquisa investiga a forma como as crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil percebem o desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada dentro da jornada ampliada. Esta análise contempla um estudo comparativo das crianças do PETI com a percepção de um grupo socialmente adaptado a uma condição social ideal , segundo os valores propugnados pelo próprio sistema. Como referência teórica na área dos estudos culturais, tomamos por base os textos de autores como DOUGLAS KELLNER, RAQUEL SOIFER e STUART HALL. Às questões relacionadas à infância foram utilizados os textos de ARIÈS, BIASOLI e LÚCIA CASTRO. O estudo de recepção está embasado pelos textos de MARTIN BARBERO E GUILLERMO OROZCO. Considerando que a apreciação de desenhos animados é uma das atividades desenvolvidas dentro do PETI, esta pesquisa procura revelar a importância do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada na construção identidade infantil, levando em conta o perfil, o contexto, a subjetividade e a historicidade da criança alvo da política social em questãoThis research investigates how the children in the Eradication of Child Labour perceive the cartoon SpongeBob Square Pants within the extended working day. This analysis includes a comparison with the perception of a group socially adapted to a social condition "ideal", according to the values propounded by the system itself. As a theoretical reference in the field of cultural studies take based on the writings of authors such as DOUGLAS KELLNER, RAQUEL SOIFER and STUART HALL. Issues related to children were used texts of Aries, and BIASOLI, LUCIA CASTRO. The study was supported by the reception of texts and GUILLERMO OROZCO, MARTIN BARBERO. Whereas the display of cartoons is one of the activities within the PETI, this study relates the cartoon SpongeBob and behavior of children in the "Extended School Day," taking into account the profile, context, subjectivity and historicityUniversidade Catolica de PelotasSocialBRUcpelMestrado em Política SocialCruz, Fabio Souza daCPF:2534150230123http://lattes.cnpq.br/9580732431981965Macedo, André Luis Porto2016-03-22T17:26:50Z2013-03-122012-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACEDO, André Luis Porto. BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
title BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
spellingShingle BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
Macedo, André Luis Porto
Desenho animado
PETI
Bob Esponja
Estudo de recepção
Cartoon
PETI
Sponge Bob
Study of receipt
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR
title_short BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
title_full BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
title_fullStr BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
title_full_unstemmed BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
title_sort BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
author Macedo, André Luis Porto
author_facet Macedo, André Luis Porto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Fabio Souza da
CPF:2534150230123
http://lattes.cnpq.br/9580732431981965
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, André Luis Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho animado
PETI
Bob Esponja
Estudo de recepção
Cartoon
PETI
Sponge Bob
Study of receipt
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR
topic Desenho animado
PETI
Bob Esponja
Estudo de recepção
Cartoon
PETI
Sponge Bob
Study of receipt
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR
description Este trabalho de pesquisa investiga a forma como as crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil percebem o desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada dentro da jornada ampliada. Esta análise contempla um estudo comparativo das crianças do PETI com a percepção de um grupo socialmente adaptado a uma condição social ideal , segundo os valores propugnados pelo próprio sistema. Como referência teórica na área dos estudos culturais, tomamos por base os textos de autores como DOUGLAS KELLNER, RAQUEL SOIFER e STUART HALL. Às questões relacionadas à infância foram utilizados os textos de ARIÈS, BIASOLI e LÚCIA CASTRO. O estudo de recepção está embasado pelos textos de MARTIN BARBERO E GUILLERMO OROZCO. Considerando que a apreciação de desenhos animados é uma das atividades desenvolvidas dentro do PETI, esta pesquisa procura revelar a importância do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada na construção identidade infantil, levando em conta o perfil, o contexto, a subjetividade e a historicidade da criança alvo da política social em questão
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-26
2013-03-12
2016-03-22T17:26:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACEDO, André Luis Porto. BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/241
identifier_str_mv MACEDO, André Luis Porto. BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Social
BR
Ucpel
Mestrado em Política Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Social
BR
Ucpel
Mestrado em Política Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1801044720569286656