BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/241 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa investiga a forma como as crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil percebem o desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada dentro da jornada ampliada. Esta análise contempla um estudo comparativo das crianças do PETI com a percepção de um grupo socialmente adaptado a uma condição social ideal , segundo os valores propugnados pelo próprio sistema. Como referência teórica na área dos estudos culturais, tomamos por base os textos de autores como DOUGLAS KELLNER, RAQUEL SOIFER e STUART HALL. Às questões relacionadas à infância foram utilizados os textos de ARIÈS, BIASOLI e LÚCIA CASTRO. O estudo de recepção está embasado pelos textos de MARTIN BARBERO E GUILLERMO OROZCO. Considerando que a apreciação de desenhos animados é uma das atividades desenvolvidas dentro do PETI, esta pesquisa procura revelar a importância do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada na construção identidade infantil, levando em conta o perfil, o contexto, a subjetividade e a historicidade da criança alvo da política social em questão |
id |
UCPe_9f73e7494c4224ca0002a3b216e28a75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/241 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃODesenho animadoPETIBob EsponjaEstudo de recepçãoCartoonPETISponge BobStudy of receiptCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOREste trabalho de pesquisa investiga a forma como as crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil percebem o desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada dentro da jornada ampliada. Esta análise contempla um estudo comparativo das crianças do PETI com a percepção de um grupo socialmente adaptado a uma condição social ideal , segundo os valores propugnados pelo próprio sistema. Como referência teórica na área dos estudos culturais, tomamos por base os textos de autores como DOUGLAS KELLNER, RAQUEL SOIFER e STUART HALL. Às questões relacionadas à infância foram utilizados os textos de ARIÈS, BIASOLI e LÚCIA CASTRO. O estudo de recepção está embasado pelos textos de MARTIN BARBERO E GUILLERMO OROZCO. Considerando que a apreciação de desenhos animados é uma das atividades desenvolvidas dentro do PETI, esta pesquisa procura revelar a importância do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada na construção identidade infantil, levando em conta o perfil, o contexto, a subjetividade e a historicidade da criança alvo da política social em questãoThis research investigates how the children in the Eradication of Child Labour perceive the cartoon SpongeBob Square Pants within the extended working day. This analysis includes a comparison with the perception of a group socially adapted to a social condition "ideal", according to the values propounded by the system itself. As a theoretical reference in the field of cultural studies take based on the writings of authors such as DOUGLAS KELLNER, RAQUEL SOIFER and STUART HALL. Issues related to children were used texts of Aries, and BIASOLI, LUCIA CASTRO. The study was supported by the reception of texts and GUILLERMO OROZCO, MARTIN BARBERO. Whereas the display of cartoons is one of the activities within the PETI, this study relates the cartoon SpongeBob and behavior of children in the "Extended School Day," taking into account the profile, context, subjectivity and historicityUniversidade Catolica de PelotasSocialBRUcpelMestrado em Política SocialCruz, Fabio Souza daCPF:2534150230123http://lattes.cnpq.br/9580732431981965Macedo, André Luis Porto2016-03-22T17:26:50Z2013-03-122012-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACEDO, André Luis Porto. BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO |
title |
BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO |
spellingShingle |
BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO Macedo, André Luis Porto Desenho animado PETI Bob Esponja Estudo de recepção Cartoon PETI Sponge Bob Study of receipt CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR |
title_short |
BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO |
title_full |
BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO |
title_fullStr |
BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO |
title_full_unstemmed |
BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO |
title_sort |
BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO |
author |
Macedo, André Luis Porto |
author_facet |
Macedo, André Luis Porto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Fabio Souza da CPF:2534150230123 http://lattes.cnpq.br/9580732431981965 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, André Luis Porto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho animado PETI Bob Esponja Estudo de recepção Cartoon PETI Sponge Bob Study of receipt CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR |
topic |
Desenho animado PETI Bob Esponja Estudo de recepção Cartoon PETI Sponge Bob Study of receipt CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR |
description |
Este trabalho de pesquisa investiga a forma como as crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil percebem o desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada dentro da jornada ampliada. Esta análise contempla um estudo comparativo das crianças do PETI com a percepção de um grupo socialmente adaptado a uma condição social ideal , segundo os valores propugnados pelo próprio sistema. Como referência teórica na área dos estudos culturais, tomamos por base os textos de autores como DOUGLAS KELLNER, RAQUEL SOIFER e STUART HALL. Às questões relacionadas à infância foram utilizados os textos de ARIÈS, BIASOLI e LÚCIA CASTRO. O estudo de recepção está embasado pelos textos de MARTIN BARBERO E GUILLERMO OROZCO. Considerando que a apreciação de desenhos animados é uma das atividades desenvolvidas dentro do PETI, esta pesquisa procura revelar a importância do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada na construção identidade infantil, levando em conta o perfil, o contexto, a subjetividade e a historicidade da criança alvo da política social em questão |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-26 2013-03-12 2016-03-22T17:26:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACEDO, André Luis Porto. BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/241 |
identifier_str_mv |
MACEDO, André Luis Porto. BOB ESPONJA E AS CRIANÇAS DO PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): UM ESTUDO DE RECEPÇÃO. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Social BR Ucpel Mestrado em Política Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Social BR Ucpel Mestrado em Política Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1809095174470500352 |