INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felippe, Carla Imaraya Meyer de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/65
Resumo: Resumo- O estudo examinou as causas do fracasso escolar relacionadas com a própria criança e seu ambiente familiar, identificando a prevalência e a diversidade de problemas que levam à repetência nas séries iniciais. Envolveu pais, professores e alunos, possibilitando uma visão abrangente sobre o insucesso escolar. O delineamento caracterizouse como um estudo transversal de casos e de controles, com base escolar. Participaram crianças de 1ª e 2ª séries da rede pública do Ensino Fundamental da zona urbana da cidade 46 de Rio Grande- RS. A amostra constituiu-se de 614 alunos (307 para cada grupo), sendo excluídas crianças com história de doença mental e/ou portador de necessidades especiais. O grupos foram pareados pelos seguintes critérios: estar na mesma sala de aula em 2002, ter idade aproximadas, mesmo gênero e morar no mesmo bairro. Foram realizadas análises pelo teste do Qui-quadrado e análises multivariadas de regressão logística condicional. As variáveis analisadas foram: relacionadas ao nível sócioeconômico, as relacionadas ao desempenho escolar, ao desenvolvimento do sujeito e às características familiares. As variáveis estudadas que se mostraram significativas foram: famílias com baixa renda, pouca escolaridade dos pais, dificuldade em leitura escrita aritmética, notas baixas em Português e/ou em Matemática. Foi confirmada a hipótese de que fracasso escolar está associado a fatores sóciodemográficos, características familiares, além de características do próprio aluno. Esperamos que órgãos na cidade de Rio Grande considerem os dados sobre a repetência, tomando iniciativas no sentido de minimizá-la, considerando todos os fatores que a envolvem
id UCPe_f1ee68edcef43b83faae0630876fe3a0
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/65
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDEfracasso escolarrepetênciadificuldades de aprendizagemschool-failurefailurelearning disabilitiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAResumo- O estudo examinou as causas do fracasso escolar relacionadas com a própria criança e seu ambiente familiar, identificando a prevalência e a diversidade de problemas que levam à repetência nas séries iniciais. Envolveu pais, professores e alunos, possibilitando uma visão abrangente sobre o insucesso escolar. O delineamento caracterizouse como um estudo transversal de casos e de controles, com base escolar. Participaram crianças de 1ª e 2ª séries da rede pública do Ensino Fundamental da zona urbana da cidade 46 de Rio Grande- RS. A amostra constituiu-se de 614 alunos (307 para cada grupo), sendo excluídas crianças com história de doença mental e/ou portador de necessidades especiais. O grupos foram pareados pelos seguintes critérios: estar na mesma sala de aula em 2002, ter idade aproximadas, mesmo gênero e morar no mesmo bairro. Foram realizadas análises pelo teste do Qui-quadrado e análises multivariadas de regressão logística condicional. As variáveis analisadas foram: relacionadas ao nível sócioeconômico, as relacionadas ao desempenho escolar, ao desenvolvimento do sujeito e às características familiares. As variáveis estudadas que se mostraram significativas foram: famílias com baixa renda, pouca escolaridade dos pais, dificuldade em leitura escrita aritmética, notas baixas em Português e/ou em Matemática. Foi confirmada a hipótese de que fracasso escolar está associado a fatores sóciodemográficos, características familiares, além de características do próprio aluno. Esperamos que órgãos na cidade de Rio Grande considerem os dados sobre a repetência, tomando iniciativas no sentido de minimizá-la, considerando todos os fatores que a envolvemAbstract- The study examined the causes of school failure related to the child and his/her familiar environment, identifying the prevalence and diversity of problems that lead to failure in the initial grades. It involved parents, teachers and students, enabling the researcher to have an ample vision about the school-failure. Outline of the study was characterized by a cross-sectional study of cases and controls, at a school level. Children of first and second grade from public schools of the urban area from the city of Rio Grande- RS, Brazil participated in the study. The sample comprised 614 students (307 in each group), excluding the children with history of mental disorder and/or who have special needs. The groups were paired by the following criteria: being in the same classroom in 2002, have approximately same age, same gender and living in the same neighborhood. Analyses were conducted by chi-square test and multivariate conditional logistic regression. The analysed variables were related to the socioeconomic level, school performance, individual development and family characteristics. The studied variables which showed to be significant were: families with low income, low level of education of parents, difficulties in Reading Writing Arithmetics, low marks in Portuguese and/or Mathematics. The hypothesis that the school failure is associated with sociodemographic factors, familiar characteristics, as well as characteristics of the student was confirmed. We hope that the institutions in the city of Rio Grande will keep the data about failure in mind, taking some action to minimize it, considering all factors that are involvedUniversidade Catolica de PelotassaúdeBRUcpelMestrado em Saúde e ComportamentoFigueiredo, Vera Lúcia Marques deCPF:31492274020http://lattes.cnpq.br/5129255269141998Garcias, Gilberto de LimaCPF:20739621068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793679A3&dataRevisao=null2074Felippe, Carla Imaraya Meyer de2016-03-22T17:26:15Z2009-06-152006-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFELIPPE, Carla Imaraya Meyer de. INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE. 2006. 65 f. Dissertação (Mestrado em saúde) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/65porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/65Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE
title INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE
spellingShingle INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE
Felippe, Carla Imaraya Meyer de
fracasso escolar
repetência
dificuldades de aprendizagem
school-failure
failure
learning disabilities
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE
title_full INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE
title_fullStr INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE
title_full_unstemmed INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE
title_sort INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE
author Felippe, Carla Imaraya Meyer de
author_facet Felippe, Carla Imaraya Meyer de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Vera Lúcia Marques de
CPF:31492274020
http://lattes.cnpq.br/5129255269141998
Garcias, Gilberto de Lima
CPF:20739621068
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793679A3&dataRevisao=null2074
dc.contributor.author.fl_str_mv Felippe, Carla Imaraya Meyer de
dc.subject.por.fl_str_mv fracasso escolar
repetência
dificuldades de aprendizagem
school-failure
failure
learning disabilities
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic fracasso escolar
repetência
dificuldades de aprendizagem
school-failure
failure
learning disabilities
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Resumo- O estudo examinou as causas do fracasso escolar relacionadas com a própria criança e seu ambiente familiar, identificando a prevalência e a diversidade de problemas que levam à repetência nas séries iniciais. Envolveu pais, professores e alunos, possibilitando uma visão abrangente sobre o insucesso escolar. O delineamento caracterizouse como um estudo transversal de casos e de controles, com base escolar. Participaram crianças de 1ª e 2ª séries da rede pública do Ensino Fundamental da zona urbana da cidade 46 de Rio Grande- RS. A amostra constituiu-se de 614 alunos (307 para cada grupo), sendo excluídas crianças com história de doença mental e/ou portador de necessidades especiais. O grupos foram pareados pelos seguintes critérios: estar na mesma sala de aula em 2002, ter idade aproximadas, mesmo gênero e morar no mesmo bairro. Foram realizadas análises pelo teste do Qui-quadrado e análises multivariadas de regressão logística condicional. As variáveis analisadas foram: relacionadas ao nível sócioeconômico, as relacionadas ao desempenho escolar, ao desenvolvimento do sujeito e às características familiares. As variáveis estudadas que se mostraram significativas foram: famílias com baixa renda, pouca escolaridade dos pais, dificuldade em leitura escrita aritmética, notas baixas em Português e/ou em Matemática. Foi confirmada a hipótese de que fracasso escolar está associado a fatores sóciodemográficos, características familiares, além de características do próprio aluno. Esperamos que órgãos na cidade de Rio Grande considerem os dados sobre a repetência, tomando iniciativas no sentido de minimizá-la, considerando todos os fatores que a envolvem
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-09
2009-06-15
2016-03-22T17:26:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FELIPPE, Carla Imaraya Meyer de. INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE. 2006. 65 f. Dissertação (Mestrado em saúde) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/65
identifier_str_mv FELIPPE, Carla Imaraya Meyer de. INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE. 2006. 65 f. Dissertação (Mestrado em saúde) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
saúde
BR
Ucpel
Mestrado em Saúde e Comportamento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
saúde
BR
Ucpel
Mestrado em Saúde e Comportamento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1809095172191944704