INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/65 |
Resumo: | Resumo- O estudo examinou as causas do fracasso escolar relacionadas com a própria criança e seu ambiente familiar, identificando a prevalência e a diversidade de problemas que levam à repetência nas séries iniciais. Envolveu pais, professores e alunos, possibilitando uma visão abrangente sobre o insucesso escolar. O delineamento caracterizouse como um estudo transversal de casos e de controles, com base escolar. Participaram crianças de 1ª e 2ª séries da rede pública do Ensino Fundamental da zona urbana da cidade 46 de Rio Grande- RS. A amostra constituiu-se de 614 alunos (307 para cada grupo), sendo excluídas crianças com história de doença mental e/ou portador de necessidades especiais. O grupos foram pareados pelos seguintes critérios: estar na mesma sala de aula em 2002, ter idade aproximadas, mesmo gênero e morar no mesmo bairro. Foram realizadas análises pelo teste do Qui-quadrado e análises multivariadas de regressão logística condicional. As variáveis analisadas foram: relacionadas ao nível sócioeconômico, as relacionadas ao desempenho escolar, ao desenvolvimento do sujeito e às características familiares. As variáveis estudadas que se mostraram significativas foram: famílias com baixa renda, pouca escolaridade dos pais, dificuldade em leitura escrita aritmética, notas baixas em Português e/ou em Matemática. Foi confirmada a hipótese de que fracasso escolar está associado a fatores sóciodemográficos, características familiares, além de características do próprio aluno. Esperamos que órgãos na cidade de Rio Grande considerem os dados sobre a repetência, tomando iniciativas no sentido de minimizá-la, considerando todos os fatores que a envolvem |
id |
UCPe_f1ee68edcef43b83faae0630876fe3a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/65 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDEfracasso escolarrepetênciadificuldades de aprendizagemschool-failurefailurelearning disabilitiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAResumo- O estudo examinou as causas do fracasso escolar relacionadas com a própria criança e seu ambiente familiar, identificando a prevalência e a diversidade de problemas que levam à repetência nas séries iniciais. Envolveu pais, professores e alunos, possibilitando uma visão abrangente sobre o insucesso escolar. O delineamento caracterizouse como um estudo transversal de casos e de controles, com base escolar. Participaram crianças de 1ª e 2ª séries da rede pública do Ensino Fundamental da zona urbana da cidade 46 de Rio Grande- RS. A amostra constituiu-se de 614 alunos (307 para cada grupo), sendo excluídas crianças com história de doença mental e/ou portador de necessidades especiais. O grupos foram pareados pelos seguintes critérios: estar na mesma sala de aula em 2002, ter idade aproximadas, mesmo gênero e morar no mesmo bairro. Foram realizadas análises pelo teste do Qui-quadrado e análises multivariadas de regressão logística condicional. As variáveis analisadas foram: relacionadas ao nível sócioeconômico, as relacionadas ao desempenho escolar, ao desenvolvimento do sujeito e às características familiares. As variáveis estudadas que se mostraram significativas foram: famílias com baixa renda, pouca escolaridade dos pais, dificuldade em leitura escrita aritmética, notas baixas em Português e/ou em Matemática. Foi confirmada a hipótese de que fracasso escolar está associado a fatores sóciodemográficos, características familiares, além de características do próprio aluno. Esperamos que órgãos na cidade de Rio Grande considerem os dados sobre a repetência, tomando iniciativas no sentido de minimizá-la, considerando todos os fatores que a envolvemAbstract- The study examined the causes of school failure related to the child and his/her familiar environment, identifying the prevalence and diversity of problems that lead to failure in the initial grades. It involved parents, teachers and students, enabling the researcher to have an ample vision about the school-failure. Outline of the study was characterized by a cross-sectional study of cases and controls, at a school level. Children of first and second grade from public schools of the urban area from the city of Rio Grande- RS, Brazil participated in the study. The sample comprised 614 students (307 in each group), excluding the children with history of mental disorder and/or who have special needs. The groups were paired by the following criteria: being in the same classroom in 2002, have approximately same age, same gender and living in the same neighborhood. Analyses were conducted by chi-square test and multivariate conditional logistic regression. The analysed variables were related to the socioeconomic level, school performance, individual development and family characteristics. The studied variables which showed to be significant were: families with low income, low level of education of parents, difficulties in Reading Writing Arithmetics, low marks in Portuguese and/or Mathematics. The hypothesis that the school failure is associated with sociodemographic factors, familiar characteristics, as well as characteristics of the student was confirmed. We hope that the institutions in the city of Rio Grande will keep the data about failure in mind, taking some action to minimize it, considering all factors that are involvedUniversidade Catolica de PelotassaúdeBRUcpelMestrado em Saúde e ComportamentoFigueiredo, Vera Lúcia Marques deCPF:31492274020http://lattes.cnpq.br/5129255269141998Garcias, Gilberto de LimaCPF:20739621068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793679A3&dataRevisao=null2074Felippe, Carla Imaraya Meyer de2016-03-22T17:26:15Z2009-06-152006-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFELIPPE, Carla Imaraya Meyer de. INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE. 2006. 65 f. Dissertação (Mestrado em saúde) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/65porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/65Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE |
title |
INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE |
spellingShingle |
INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE Felippe, Carla Imaraya Meyer de fracasso escolar repetência dificuldades de aprendizagem school-failure failure learning disabilities CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE |
title_full |
INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE |
title_fullStr |
INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE |
title_full_unstemmed |
INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE |
title_sort |
INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE |
author |
Felippe, Carla Imaraya Meyer de |
author_facet |
Felippe, Carla Imaraya Meyer de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Vera Lúcia Marques de CPF:31492274020 http://lattes.cnpq.br/5129255269141998 Garcias, Gilberto de Lima CPF:20739621068 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793679A3&dataRevisao=null2074 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felippe, Carla Imaraya Meyer de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fracasso escolar repetência dificuldades de aprendizagem school-failure failure learning disabilities CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
fracasso escolar repetência dificuldades de aprendizagem school-failure failure learning disabilities CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Resumo- O estudo examinou as causas do fracasso escolar relacionadas com a própria criança e seu ambiente familiar, identificando a prevalência e a diversidade de problemas que levam à repetência nas séries iniciais. Envolveu pais, professores e alunos, possibilitando uma visão abrangente sobre o insucesso escolar. O delineamento caracterizouse como um estudo transversal de casos e de controles, com base escolar. Participaram crianças de 1ª e 2ª séries da rede pública do Ensino Fundamental da zona urbana da cidade 46 de Rio Grande- RS. A amostra constituiu-se de 614 alunos (307 para cada grupo), sendo excluídas crianças com história de doença mental e/ou portador de necessidades especiais. O grupos foram pareados pelos seguintes critérios: estar na mesma sala de aula em 2002, ter idade aproximadas, mesmo gênero e morar no mesmo bairro. Foram realizadas análises pelo teste do Qui-quadrado e análises multivariadas de regressão logística condicional. As variáveis analisadas foram: relacionadas ao nível sócioeconômico, as relacionadas ao desempenho escolar, ao desenvolvimento do sujeito e às características familiares. As variáveis estudadas que se mostraram significativas foram: famílias com baixa renda, pouca escolaridade dos pais, dificuldade em leitura escrita aritmética, notas baixas em Português e/ou em Matemática. Foi confirmada a hipótese de que fracasso escolar está associado a fatores sóciodemográficos, características familiares, além de características do próprio aluno. Esperamos que órgãos na cidade de Rio Grande considerem os dados sobre a repetência, tomando iniciativas no sentido de minimizá-la, considerando todos os fatores que a envolvem |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-09 2009-06-15 2016-03-22T17:26:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FELIPPE, Carla Imaraya Meyer de. INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE. 2006. 65 f. Dissertação (Mestrado em saúde) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/65 |
identifier_str_mv |
FELIPPE, Carla Imaraya Meyer de. INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE. 2006. 65 f. Dissertação (Mestrado em saúde) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas saúde BR Ucpel Mestrado em Saúde e Comportamento |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas saúde BR Ucpel Mestrado em Saúde e Comportamento |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1811734990725054464 |