A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES: ANÁLISE CONCEITUAL BASEADA EM MODELOS TEÓRICOS
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3567 |
Resumo: | A abordagem econômica da informação considera que compradores e vendedores têm acesso a montantes distintos de informações sobre um produto durante uma negociação. Esse cenário assimétrico de informações apresenta uma problemática reconhecida na Teoria da Sinalização da Qualidade como Seleção Adversa. Para evitar esse obstáculo as organizações podem se utilizar de sinais que assegurem a qualidade ao comprador, como o investimento na marca e propaganda, o preço e, a garantia de produtos. O mercado contemporâneo, da Internet e do comércio eletrônico, apresenta novos cenários de interação entre compradores e vendedores e, consequentemente, novos elementos potenciais de sinalização da qualidade. O objetivo deste ensaio teórico foi buscar e ampliar o conhecimento que tem sido desenvolvido sobre a sinalização da qualidade através da Internet. São analisados conceitos fundamentais e apresentados estudos recentes sobre o fenômeno da sinalização da qualidade por meio das variáveis de marketing à luz das especificidades dos websites, identificando-se divergências e pontos comuns relacionados à lógica da emissão dos sinais de qualidade. Busca-se apresentar uma base conceitual que ofereça valor e possa ser utilizada para fins acadêmicos e gerenciais.DOI: 10.18226/23190639.v2n3.02 |
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A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES: ANÁLISE CONCEITUAL BASEADA EM MODELOS TEÓRICOSAdministração; MarketingSinalização da Qualidade; Websites; Economia da Informação.A abordagem econômica da informação considera que compradores e vendedores têm acesso a montantes distintos de informações sobre um produto durante uma negociação. Esse cenário assimétrico de informações apresenta uma problemática reconhecida na Teoria da Sinalização da Qualidade como Seleção Adversa. Para evitar esse obstáculo as organizações podem se utilizar de sinais que assegurem a qualidade ao comprador, como o investimento na marca e propaganda, o preço e, a garantia de produtos. O mercado contemporâneo, da Internet e do comércio eletrônico, apresenta novos cenários de interação entre compradores e vendedores e, consequentemente, novos elementos potenciais de sinalização da qualidade. O objetivo deste ensaio teórico foi buscar e ampliar o conhecimento que tem sido desenvolvido sobre a sinalização da qualidade através da Internet. São analisados conceitos fundamentais e apresentados estudos recentes sobre o fenômeno da sinalização da qualidade por meio das variáveis de marketing à luz das especificidades dos websites, identificando-se divergências e pontos comuns relacionados à lógica da emissão dos sinais de qualidade. Busca-se apresentar uma base conceitual que ofereça valor e possa ser utilizada para fins acadêmicos e gerenciais.DOI: 10.18226/23190639.v2n3.02Universidade de Caxias do Sul (UCS)Gusatti, Ciro EduardoBrambilla, Flávio Régio2015-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio Teóricoapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3567Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 3 (2015); 22-40Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 3 (2015); 22-402319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3567/2137info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-27T16:31:43Zoai:vkali30.ucs.br:article/3567Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2018-01-27T16:31:43Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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