A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES: ANÁLISE CONCEITUAL BASEADA EM MODELOS TEÓRICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusatti, Ciro Eduardo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brambilla, Flávio Régio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3567
Resumo: A abordagem econômica da informação considera que compradores e vendedores têm acesso a montantes distintos de informações sobre um produto durante uma negociação. Esse cenário assimétrico de informações apresenta uma problemática reconhecida na Teoria da Sinalização da Qualidade como Seleção Adversa. Para evitar esse obstáculo as organizações podem se utilizar de sinais que assegurem a qualidade ao comprador, como o investimento na marca e propaganda, o preço e, a garantia de produtos. O mercado contemporâneo, da Internet e do comércio eletrônico, apresenta novos cenários de interação entre compradores e vendedores e, consequentemente, novos elementos potenciais de sinalização da qualidade. O objetivo deste ensaio teórico foi buscar e ampliar o conhecimento que tem sido desenvolvido sobre a sinalização da qualidade através da Internet. São analisados conceitos fundamentais e apresentados estudos recentes sobre o fenômeno da sinalização da qualidade por meio das variáveis de marketing à luz das especificidades dos websites, identificando-se divergências e pontos comuns relacionados à lógica da emissão dos sinais de qualidade. Busca-se apresentar uma base conceitual que ofereça valor e possa ser utilizada para fins acadêmicos e gerenciais.DOI: 10.18226/23190639.v2n3.02
id UCS-1_61f81d5c94d3ccbe1488eddad847e365
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/3567
network_acronym_str UCS-1
network_name_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository_id_str
spelling A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES: ANÁLISE CONCEITUAL BASEADA EM MODELOS TEÓRICOSAdministração; MarketingSinalização da Qualidade; Websites; Economia da Informação.A abordagem econômica da informação considera que compradores e vendedores têm acesso a montantes distintos de informações sobre um produto durante uma negociação. Esse cenário assimétrico de informações apresenta uma problemática reconhecida na Teoria da Sinalização da Qualidade como Seleção Adversa. Para evitar esse obstáculo as organizações podem se utilizar de sinais que assegurem a qualidade ao comprador, como o investimento na marca e propaganda, o preço e, a garantia de produtos. O mercado contemporâneo, da Internet e do comércio eletrônico, apresenta novos cenários de interação entre compradores e vendedores e, consequentemente, novos elementos potenciais de sinalização da qualidade. O objetivo deste ensaio teórico foi buscar e ampliar o conhecimento que tem sido desenvolvido sobre a sinalização da qualidade através da Internet. São analisados conceitos fundamentais e apresentados estudos recentes sobre o fenômeno da sinalização da qualidade por meio das variáveis de marketing à luz das especificidades dos websites, identificando-se divergências e pontos comuns relacionados à lógica da emissão dos sinais de qualidade. Busca-se apresentar uma base conceitual que ofereça valor e possa ser utilizada para fins acadêmicos e gerenciais.DOI: 10.18226/23190639.v2n3.02Universidade de Caxias do Sul (UCS)Gusatti, Ciro EduardoBrambilla, Flávio Régio2015-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio Teóricoapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3567Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 3 (2015); 22-40Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 3 (2015); 22-402319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3567/2137info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-27T16:31:43Zoai:vkali30.ucs.br:article/3567Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2018-01-27T16:31:43Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES: ANÁLISE CONCEITUAL BASEADA EM MODELOS TEÓRICOS
title A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES: ANÁLISE CONCEITUAL BASEADA EM MODELOS TEÓRICOS
spellingShingle A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES: ANÁLISE CONCEITUAL BASEADA EM MODELOS TEÓRICOS
Gusatti, Ciro Eduardo
Administração; Marketing
Sinalização da Qualidade; Websites; Economia da Informação.
title_short A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES: ANÁLISE CONCEITUAL BASEADA EM MODELOS TEÓRICOS
title_full A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES: ANÁLISE CONCEITUAL BASEADA EM MODELOS TEÓRICOS
title_fullStr A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES: ANÁLISE CONCEITUAL BASEADA EM MODELOS TEÓRICOS
title_full_unstemmed A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES: ANÁLISE CONCEITUAL BASEADA EM MODELOS TEÓRICOS
title_sort A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES: ANÁLISE CONCEITUAL BASEADA EM MODELOS TEÓRICOS
author Gusatti, Ciro Eduardo
author_facet Gusatti, Ciro Eduardo
Brambilla, Flávio Régio
author_role author
author2 Brambilla, Flávio Régio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusatti, Ciro Eduardo
Brambilla, Flávio Régio
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Marketing
Sinalização da Qualidade; Websites; Economia da Informação.
topic Administração; Marketing
Sinalização da Qualidade; Websites; Economia da Informação.
description A abordagem econômica da informação considera que compradores e vendedores têm acesso a montantes distintos de informações sobre um produto durante uma negociação. Esse cenário assimétrico de informações apresenta uma problemática reconhecida na Teoria da Sinalização da Qualidade como Seleção Adversa. Para evitar esse obstáculo as organizações podem se utilizar de sinais que assegurem a qualidade ao comprador, como o investimento na marca e propaganda, o preço e, a garantia de produtos. O mercado contemporâneo, da Internet e do comércio eletrônico, apresenta novos cenários de interação entre compradores e vendedores e, consequentemente, novos elementos potenciais de sinalização da qualidade. O objetivo deste ensaio teórico foi buscar e ampliar o conhecimento que tem sido desenvolvido sobre a sinalização da qualidade através da Internet. São analisados conceitos fundamentais e apresentados estudos recentes sobre o fenômeno da sinalização da qualidade por meio das variáveis de marketing à luz das especificidades dos websites, identificando-se divergências e pontos comuns relacionados à lógica da emissão dos sinais de qualidade. Busca-se apresentar uma base conceitual que ofereça valor e possa ser utilizada para fins acadêmicos e gerenciais.DOI: 10.18226/23190639.v2n3.02
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ensaio Teórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3567
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3567/2137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 3 (2015); 22-40
Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 3 (2015); 22-40
2319-0639
reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
collection Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br || rbgi@ucs.br
_version_ 1797042264887787520