Fatores de inovação das empresas capixabas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3218 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo foi identificar os principais fatores que levam as empresas capixabas a inovarem. Como objetivos específicos, pretendeu-se verificar a capacidade de inovação, as motivações para inovar e as dificuldades que podem impedir a inovação. A partir da proposição de um modelo que reuniu fatores para inovação, capacidades e motivos para inovar, e barreiras à inovação, foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva com 119 empresas capixabas, tendo sido coletados os dados a partir de um questionário junto a proprietários e gestores das empresas. Após a análise dos dados, concluiu-se que a falta de financiamento é um obstáculo relevante para a inovação, que o principal objetivo das empresas inovadoras é aumentar a qualidade nos serviços/produtos, e que fatores, como um bom clima organizacional e um bom relacionamento com fornecedores e clientes, influenciam a inovação das empresas. Foi possível notar que as empresas inovadoras demonstram alguns problemas na gestão para a inovação e percebem pouco a importância de manter um bom relacionamento com outras empresas e com centros de pesquisa. O estudo realizado pode favorecer o desenvolvimento da inovação nas empresas capixabas, visto que indica objetivos, obstáculos, capacidades e fatores de inovação, podendo ser um orientador das práticas de inovação nas empresas em geral.DOI: 10.18226/23190639.v2n2.02 |
id |
UCS-1_bbb2c46db64dd903e969c0fba3ccdfd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/3218 |
network_acronym_str |
UCS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores de inovação das empresas capixabasInovação; administraçãoInovação; fatores de inovação; empresas capixabasO objetivo do presente artigo foi identificar os principais fatores que levam as empresas capixabas a inovarem. Como objetivos específicos, pretendeu-se verificar a capacidade de inovação, as motivações para inovar e as dificuldades que podem impedir a inovação. A partir da proposição de um modelo que reuniu fatores para inovação, capacidades e motivos para inovar, e barreiras à inovação, foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva com 119 empresas capixabas, tendo sido coletados os dados a partir de um questionário junto a proprietários e gestores das empresas. Após a análise dos dados, concluiu-se que a falta de financiamento é um obstáculo relevante para a inovação, que o principal objetivo das empresas inovadoras é aumentar a qualidade nos serviços/produtos, e que fatores, como um bom clima organizacional e um bom relacionamento com fornecedores e clientes, influenciam a inovação das empresas. Foi possível notar que as empresas inovadoras demonstram alguns problemas na gestão para a inovação e percebem pouco a importância de manter um bom relacionamento com outras empresas e com centros de pesquisa. O estudo realizado pode favorecer o desenvolvimento da inovação nas empresas capixabas, visto que indica objetivos, obstáculos, capacidades e fatores de inovação, podendo ser um orientador das práticas de inovação nas empresas em geral.DOI: 10.18226/23190639.v2n2.02Universidade de Caxias do Sul (UCS)FapesBotelho, Daniela Almeida de OliveiraLasso, Sarah VenturimMainardes, Emerson Wagner2015-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuantitativa, descritivo, transversal, com dados primários.application/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3218Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 2 (2015); 26-53Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 2 (2015); 26-532319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3218/1953info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-27T16:28:46Zoai:vkali30.ucs.br:article/3218Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2018-01-27T16:28:46Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores de inovação das empresas capixabas |
title |
Fatores de inovação das empresas capixabas |
spellingShingle |
Fatores de inovação das empresas capixabas Botelho, Daniela Almeida de Oliveira Inovação; administração Inovação; fatores de inovação; empresas capixabas |
title_short |
Fatores de inovação das empresas capixabas |
title_full |
Fatores de inovação das empresas capixabas |
title_fullStr |
Fatores de inovação das empresas capixabas |
title_full_unstemmed |
Fatores de inovação das empresas capixabas |
title_sort |
Fatores de inovação das empresas capixabas |
author |
Botelho, Daniela Almeida de Oliveira |
author_facet |
Botelho, Daniela Almeida de Oliveira Lasso, Sarah Venturim Mainardes, Emerson Wagner |
author_role |
author |
author2 |
Lasso, Sarah Venturim Mainardes, Emerson Wagner |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fapes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botelho, Daniela Almeida de Oliveira Lasso, Sarah Venturim Mainardes, Emerson Wagner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação; administração Inovação; fatores de inovação; empresas capixabas |
topic |
Inovação; administração Inovação; fatores de inovação; empresas capixabas |
description |
O objetivo do presente artigo foi identificar os principais fatores que levam as empresas capixabas a inovarem. Como objetivos específicos, pretendeu-se verificar a capacidade de inovação, as motivações para inovar e as dificuldades que podem impedir a inovação. A partir da proposição de um modelo que reuniu fatores para inovação, capacidades e motivos para inovar, e barreiras à inovação, foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva com 119 empresas capixabas, tendo sido coletados os dados a partir de um questionário junto a proprietários e gestores das empresas. Após a análise dos dados, concluiu-se que a falta de financiamento é um obstáculo relevante para a inovação, que o principal objetivo das empresas inovadoras é aumentar a qualidade nos serviços/produtos, e que fatores, como um bom clima organizacional e um bom relacionamento com fornecedores e clientes, influenciam a inovação das empresas. Foi possível notar que as empresas inovadoras demonstram alguns problemas na gestão para a inovação e percebem pouco a importância de manter um bom relacionamento com outras empresas e com centros de pesquisa. O estudo realizado pode favorecer o desenvolvimento da inovação nas empresas capixabas, visto que indica objetivos, obstáculos, capacidades e fatores de inovação, podendo ser um orientador das práticas de inovação nas empresas em geral.DOI: 10.18226/23190639.v2n2.02 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Quantitativa, descritivo, transversal, com dados primários. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3218 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3218/1953 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 2 (2015); 26-53 Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 2 (2015); 26-53 2319-0639 reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
collection |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br || rbgi@ucs.br |
_version_ |
1797042264801804288 |